A VERDADEIRA RENOVAÇÃO

O presente estudo tem a sua base na Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos, 12:1,2: "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

O que é renovação?

Sabemos que cada grupo religioso apresenta a sua resposta a esta pergunta. Há até os que interpretam que a renovação tem a glossolalia como ápice; porém, vejamos o que Paulo tinha em mente ao escrever-nos este imprescindível assunto.

O meu exemplar das Escrituras Sagradas tem como Casa Publicadora a Imprensa Bíblica Brasileira, que encima a passagem em questão com um título que por si só já explica todo o texto e contexto: "Consagração a Deus; humildade e fidelidade no uso dos dons". Portanto Renovação, num sentido mais lato, é a consagração, ou dedicação, ou oferecimento de nossa vida a Deus, por culto ou voto.

Vamos analisar, para nossa perfeita compreensão, as palavras empregadas pelo Apóstolo:

ROGO-VOS POIS, IRMÃOS, - Rogar é pedir favor(es), com instância ou humildade; suplicar, instar.

PELA COMPAIXÃO DE DEUS, - Compaixão é dó, comiseração, piedade. Aqui, como em Rm.15:30, o Apóstolo roga-nos "pelo amor do Espírito", que é o mesmo que "pelo amor de Deus": "Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus."

QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS - Apresentar é pôr diante, na presença de (Deus). Corpo é a substância física. Devemos pôr os nossos corpos na presença de Deus.

COMO UM SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, - Sacrifício é oferta solene a Deus de produtos da terra e animais. Oferta pessoal ou coletiva. Aqui, pede-se o sacrifício vivo (os nossos corpos), e não animais imolados, como se oferecia na Dispensação da Lei. Santo quer dizer sagrado, separado, puro, inocente. E agradável é o que agrada, causa satisfação, contentamento.

QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL. - Culto é adoração ou homenagem a Deus. Racional é o que usa da razão, ou conforme a ela. O nosso culto a Deus, que são os nossos corpos em oferta viva, santa e agradável a Deus, deve ser feito racionalmente, em verdadeira adoração, "em espírito e em verdade." (Jo.4:23,24); excluem-se, portanto, as esquizofrenias e as emoções exacerbadas.

E NÃO VOS CONFORMEIS A ESTE MUNDO, - Conformar é formar; configurar; harmonizar, acomodar-se. Não devemos nos harmonizar, nos acomodar a este mundo, porque ele "jaz no maligno" (1Jo.5:19), e porque não somos mais deste mundo (Jo.17:14).

MAS TRANSFORMAI-VOS - Transformar é dar nova forma, feição ou caráter a (neste caso, nós mesmos); mudar, modificar; metamorfosear.

PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, - Renovar a mente é tornar nova, ou como nova; modificar a mente, introduzindo nela novos elementos. Por exemplo, aquele que furtava, depois que renova a mente não furta mais: "a vos renovar no espírito da vossa mente; (...) Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade." (Ef.4:23,28)

Então, temos o significado das palavras empregadas por Paulo: "Suplico-lhes pois, irmãos, pelo amor de Deus, que põem os seus corpos na presença de Deus, como uma oferta viva, santa e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não se harmonizem com este mundo, mas mudem-se pela modificação de suas mentes."

Eis a verdadeira renovação, rogada com ardor pelo Apóstolo - A RENOVAÇÃO DA NOSSA MENTE -, sem complicação alguma, ao alcance de qualquer inteligência, por mais reduzida que seja; e, uma vez alcançada, entendida, recebida, completa o Apóstolo: "PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL, E PERFEITA VONTADE DE DEUS." (v.2)

Lázaro Justo Jacinto