“A VERDADEIRA FILOSOFIA É REAPRENDER A VER O MUNDO”
Através da filosofia podemos meditar contestar o mundo a nossa volta e até a nos mesmos, podendo nos conhecer melhor. Ao olha com outros olhos tudo que acontece ao nosso redor, pensando melhor sobre nossas atitudes e ações e questionando e assim sempre refletindo se agimos certo ou errado.
Cada vez que refletir, em primeiro lugar sobre os nossos atos, reaprendemos a ver o mundo, de uma maneira diferente. Devemos analisar este conceito prioritariamente na área da pedagogia, pelo fato de que os pedagogos conhecem seus alunos apenas dentro da sala de aula, mas não estão familiarizados com o que se passa ou o se passou no cotidiano da criança que justifique seu comportamento no ambiente escolar, ate mesmo porque de acordo com a filosofia tudo tem um motivo, um por que. Até aqueles alunos que tem dificuldades para aprender por traz dessa dificuldade tem um motivo, nesse ponto o educador deve analisar, sua didática, o modo com o qual esta ensinando, se realmente o aluno está conseguindo aprender, com isso vemos que não só o professor mais as pessoas de forma geral devem refletir sobre suas condutas, ações e comportamentos assim talvez conseguiremos entender um ao outro e consequentemente o que no mundo que esta a nossa volta.
O dever do professor não se resume em ensinar aos alunos a matemática e o português mas apresentar á eles os conceitos morais, éticos, ensinar o que é certas e o que é errado, explicar que através de atos errados eles podem se prejudicar e ate mesmo punidos no futuro. O educador deve formar cidadãos críticos, que saibam pesar os fatos, forma suas próprias opiniões, e expor suas ideias que sejam capazes de visualizar as coisas boas do mundo, que possam compreendê-las, pensar o porquê delas, possam pensar por si mesmos sem serem influenciados por opiniões de terceiros ou ate mesmo pela mídia.