Várias doenças e estados clínicos podem ser constatados através de exames que utilizam enzimas em sua formação. Elas são proteínas e catalisarão certas reações nos sistemas biológicos. Ao se determinar o comportamento das enzimas pode-se detectar se aparecem alternâncias que iriam indicar que tais células estão sofrendo proliferação ou se tem alguma lesão. 

Quando há uma concentração que se pode detectar de determinadas substâncias, o patologista pode verificar essa concentração e através disso fazer o diagnóstico de várias doenças. Esse tipo de enzimas utilizadas no exame laboratorial ficam em um número de 20 tipos que existem e que são usados com esse objetivo. As enzimas são produtos de alto teor de confiabilidade, pois são as de maior uso em testes clínicos, assim, devem ser analisadas da mesma forma como produtos que devem passar por rígidos controles do nível de qualidade.

As indústrias farmacêuticas também demonstram um uso muito importante para certos tipos enzimas que é o processo de fabricação de remédios bastante utilizados no combate às infecções: os antibióticos. Com a utilização de enzimas específicas, a indústria de remédios poderá fazer várias pesquisas nesse nicho fazer o desenvolvimento de a cada dia novos materiais, com novas aplicabilidades para o setor de saúde.

Levando em consideração esse setor e também o de exames ficar registrada a tendência por fazer a escolha por excelentes fornecedores que ao negociar enzimas incluam uma documentação de qualidade que esteja de acordo com os altos níveis exigidos pelos laboratórios médicos. Esses fabricantes devem ser muito idôneos e estar com uma regulamentação pelos órgãos do governo responsáveis por esse setor de atuação. 

Para terem acesso a tal autorização, os fornecedores foram obrigados transpor várias análises de alguns departamentos que darão a documentação que é necessária fazendo uma análise se a firma é ou não condizente a fornecer esses materiais especiais.Pelo fato de que o fornecedor tem autorização para fornecer esse material muito importante para os exames laboratoriais, o consumidor deveria então ter atenção a outros trâmites que são parte de tal procedimento como um todo. As fábricas devem estar capacitados de transportar esse produto seguramente e fazer a entrega das enzimas inalteradamente. O comprador da mesma forma terá que observar o modo de estocagem da matéria-prima. Como acontecerá para que não apareçam problemas na hora da utilização. Assim, a hora do descarte do material utilizado também deverá receber cuidados específicos que devem ser passados pelo produtor.