A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

 

 

 

ADAILSON DOS SANTOS SENA[1]- HISTORIADOR  PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA-2014

 

 

 

 

RESUMO

 

Este artigo tem por objetivo despertar o interesse pela a importância da educação no século xxi a partir da visão dos estudos filosóficos da educação, culminando em uma abordagem sobre esse tema através de leituras dos seguintes teóricos: Paulo Freire (1991), que afirma que o professor precisa sempre buscar formas interessantes a fim de prender a atenção do aluno, fazendo com que o mesmo tenha um melhor desempenho; além de tudo, “não basta ser apenas um professor, acima de tudo tem de ser um educador”; Santos Morais e Martins (2012), Jacques Dolors (2014), Luckes (1994), Jean Piaget (1896-1980), Maria Montessori (1870-1952), Rudolf Steiner, além de vários resumos e artigos ligados diretamente à temática; e, por fim, a compreensão por parte do leitor sobre como ocorre as relações educacionais no atual século, acima de tudo discutindo e buscando questionamentos sobre os problemas no âmbito do contexto escolar e fora do mesmo. Numa análise do método construtivista de Jean Piaget, faz-se perceber como a evolução pedagógica foi sendo desenvolvida, e buscando chegar mais perto da harmonia na relação entre professor e o aluno, o método de Paulo Freire, o método da médica Maria Montessori, o método Waldorf de Rudolf Steiner. Neste artigo foi feito uma análise fragmentada de alguns teóricos que trabalham nessa linha de pensamento, incluindo autores como Paulo Freire e Jean Piaget, considerados clássicos quando se fala de assuntos pedagógicos. Isso nos leva a uma reflexão crítica da educação na presente época, e como podemos trabalhar para um caminho de transformações no campo da educação. De acordo com que estes especialistas afirmam em seus estudos, considera-se importante tal reflexão para que mais trabalhos voltados à melhoria do ensino sejam realizados, a fim de que problemas até hoje encontrados dentro das instituições educacionais, possam ser solucionados, com o objetivo de obter a valorização educacional que a sociedade almeja.

Palavras chave: educação- valorização- século XXI..

                                   

  1. 1.    INTRODUÇÃO

O Brasil termina a primeira década do século XXI com bons resultados na educação, avançando de forma importante, especialmente em Matemática, mas ainda se mantém em posição frágil (57º entre 65 países) segundo resultado do Pisa – teste internacional de qualidade da educação organizado pela OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) no final de 2013.

Cria-se assim uma visão otimista de um futuro brilhante como o presente de muitas nações desenvolvidas. Nações que colocam o bem comum à frente de interesses individuais, que fizeram escolhas que refletiram no seu desenvolvimento. Como a valorização da educação. Começamos muitos atrasados em relação aos países desenvolvidos que já desde o século XIX colocavam suas crianças em massa nas escolas enquanto nós ainda escravizávamos muitas das nossas.

Mas ainda temos muito a avançar. E só conseguiremos quando houver uma valorização de nossos profissionais da Educação, assim como fez a Finlândia que no passado teve resultados menos positivos, e que resolveu agir.  Há poucos mais de 40 anos definiu uma estratégia para fazer avançar a educação. O primeiro passo foi valorizar o professor, mas não o fez com discurso abstrato, centrados apenas em salários ou planos de carreiras. Mudou a forma como professores são preparados para o exercício da profissão: reformulou as licenciaturas, associando-as ao ensino de uma prática concreta (como funcionam, por exemplo, os cursos de Medicina), e não a ênfase que tinham na época em fundamentos da educação, e tornou mais rígido o acesso a esse curso e, mas ainda, à profissão. A educação deu um salto enorme no país, que, aliás, paga ao professor menos que outros profissionais de mesma escolaridade.

Segundo Luckes (1994 p. 30) a educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita que fundamentem  e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está deve possuir alguns valores norteados de sua prática. Paulo Freire (1976) nos afirma que a educação só é possível para o homem, porque este é um ser inacabado e sabe de sua incompletude, pois ela, a educação implica em uma busca realizada por um sujeito, que é o próprio homem, ou seja, ele o próprio homem deve ser sujeito de sua história, e não ser objeto dela.

Mas o que é preciso fazer? Alguns falam em aumentar a jornada escolar, com aulas de manhã, oficinas de arte e esporte à tarde. Mas só isso não é o suficiente, precisamos aumentar a carga horária das disciplinas que estamos mais frágeis, precisamos também transformar as licenciaturas. Segundo Cláudia Costin (Diretora Global de Educação do Banco Mundial) necessitamos de mais interação, discussão e aplicação de conceitos em atividades que engajem os alunos. Mais tecnologia associada a conteúdos que permitam certas personalizações do processo de aprendizagem e realização dos saberes num currículo que faça sentido para o mundo do trabalho e para a vida.

A educação tornou-se algo essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. Por isso vemos ao longo das últimas décadas um grande empenho do Estado em dá melhores condições de se desenvolver um ensino de qualidade. Tornou-se mais frequente as discussões, debates sobre como melhorar e como fazer uma educação de qualidade, que nos identifique como brasileiros e ajude o professor a desenvolver as competências necessárias (inclusive socioemocionais).

Esforços consistentes têm sido empreendidos, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na idade correta, para formar professores alfabetizadores nas redes, enfatizando soluções concretas para a prática do docente. Iniciativas como essa só trará ganhos para o Brasil se forem implantadas em todos os níveis de ensino. Segundo Neves (2005), estamos vivendo em tempos de uma nova pedagogia da hegemonia, inspirada no projeto de atualização da agenda da socialdemocracia no mundo, denominados de neoliberalismo da terceira via. O projeto, inserido em diferentes formações sociais, sintetiza um conjunto de orientações e diretrizes que, segundo seus formuladores localiza-se num “meio termo”, algo entre a socialdemocracia clássica e o neoliberalismo ortodoxo (GIDDENS, 2001a, 2001b). Compartilhando da tese de uma existência de uma nova pedagogia da hegemonia Martins (2007) demonstra que um intenso movimento das forças do capital em produzir uma nova educação política com o objetivo de difundir referências simbólicas e matriais para consolidar um padrão de sociabilidade afinado com as necessidades do capitalismo contemporâneo.

É necessário aumentarmos os investimentos nas atividades de instruções, na qualificação dos professores, nos materiais didáticos, nos acompanhamentos pedagógicos, no reforço escolar, nos serviços de apoio da educação. É preciso acelerar para recuperar este século de atraso educacional. Estamos caminhando para um futuro promissor, mas podemos apressar os passos. Para isso precisamos de políticas públicas verdadeiramente de valorização da educação em todos os níveis de escolaridade.

O Vietnã é um caso muito importante da valorização da educação para a reconstrução de um país. Vindo de uma guerra que devastou seus já reduzidos recursos, o país investiu em educação, assegurando acesso e qualidade, por meio de material de apoio aos professores, incluindo livros didáticos, construção de escolas e estabelecimento de um currículo nacional consistente. Hoje a posição do Vietnã, que focou nas suas fragilidades, e não em prédios escolares sofisticados com recursos atraentes para esporte ou artes, é bem superior no ranking do Pisa aos Estados Unidos, seu principal inimigo na guerra.

O Brasil já superou enormes dificuldades sobre a Educação, decorrentes de políticas de não valorização da qualidade de ensino. A partir do momento que se vê que o desenvolvimento passa pela uma boa qualidade de educação, o Brasil deu um passo enorme. A consciência vem do que se espera de uma sociedade igualitária, onde formas de educação sejam empenhadas a todos, com recursos materiais, dedicação conjunta, onde o ensino torna-se algo como identificador de um povo, valorizando seus aspectos culturais, sociais e econômicos. Onde o caráter principal é formação de cidadãos ciente de que se pode contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Não chega a ser exagero dizer que a educação mesmo evoluindo constantemente, ainda não recebe toda a atenção que desejamos ou precisamos. Diferente do que muitos pensam, a educação passa por um momento bastante difícil em nosso país quando se fala de seu atual estado, mesmo que muito tenha se falado de melhorias ainda encontramos em diversas regiões instituições que precisem, e muito, dos auxílios que são falados constantemente para que possam obter uma melhor valorização do ensino proposto.

Pensado nesses casos podemos começar a pensar no fato de que precisamos começar a levar bem mais a sério o fato da necessidade de uma melhora expressiva tanto nos modelos educacionais como a metodologia aplicada pelos próprios professores e os espaços por eles utilizados.  Nossas escolas não possuem a estrutura necessária e nossos professores ainda vem, em sua maioria de um modelo que podemos chamar hoje de arcaico.

Podemos olhar, por exemplo, a diferença entre a educação no Brasil em arcos de décadas como, por exemplo, as décadas de 70 a 90 onde a melhoria da educação se deu, sobretudo na mudança de objetivo. Na década de 70 o educador era o portador do conhecimento, mas na década de 90 a educação passou por diversas reformas onde o desenvolvimento do sujeito se tornou o foco da educação. Nas décadas seguintes pudemos notar que não só o desenvolvimento, mas também o acesso de pessoas no processo de alfabetização. Diversos programas se iniciaram visando essa melhoria, assim como o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal que desde 2003 foi uma das maiores conquistas no âmbito educacional do país. No entanto, mesmo sendo de grande importância, ai não é suficiente.

Baseando-se em Marx (1981) podemos afirmar primeiro, que a realidade não é estática, pois se encontra em constante movimento, ou seja, esta em constante vir a ser e devir, portanto, tudo o que existe hoje não existia, não existe e não existirá da mesma forma o segundo é que é preciso estar vivo para fazer história, e quem faz a história é o próprio homem; o terceiro é que a base da sociedade está fundada no trabalho.

E com a educação não é diferente, a educação também não é estática. Pra cada período da historia houve métodos diferentes a serem aplicados desde o inicio das civilizações. Pensando desta forma podemos observar que o homem veio agindo cada vez mais sobre o meio em que está inserido ate alcançar certos níveis de desenvolvimento. Hoje notamos que precisamos não de desenvolvimento, mas sim de uma melhor utilização do meio que ocupamos para obter resultados mais satisfatórios.

A sociedade em que vivemos hoje tem uma maior necessidade de que a educação seja voltada, não para o mercado de trabalho, mas sim para a vida no cotidiano, para o meio onde as pessoas têm que lidar e compreender pessoas para melhorar o meio em que vivem.  A educação a nível técnico por mais que tenha suas aplicações não pode ser considerada uma maneira de educar, mas sim de criar força de trabalho. Para que se torne viável a melhoria da educação precisou que os métodos aplicados hoje sejam os que incentivem as licenciaturas e os novos modelos como a Interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, para que os professores possam trabalhar mais amplamente o ensino e não apenas as suas disciplinas.

Esses novos modelos de compreender a educação surgem com a esperança de não só criar um novo ponto de vista, mas também de revolucionar o ensino a um nível completamente diferente ate o ponto de causar mais uma revolução nos métodos de ensino.

Podemos falar inclusive da utilização de novos meios para trabalhar o ensino através do lúdico. Não apenas por historias e jogos mais ainda reformulando essas mídias de uma maneira que possa se tornar ainda mais atraente para os alunos, podendo também utilizar novas ferramentas para auxiliar em suas praticas. Como a utilização de games educativos e plataformas específicas, no entanto, primeiramente, precisamos qualificar nossos profissionais para atuar com essas novas ferramentas, esses professores, também precisam aprender que com a mudança eu, a sociedade vem sofrendo com o tempo, o aluno e hoje, é diferente dos alunos de uma ou duas décadas atrás, sendo necessária a adaptação das atividades aplicadas.

Mesmo a leitura hoje já pode ser adaptada aos meios que tivermos de maneira mais acessível. Um exemplo é a utilização de smartphones e tablets para a leitura, uma vez que podemos guardar e viabilizar a utilização de livros através desses aparelhos.

Percebe-se a necessidade de sempre procurar maneiras de reinventar um sentido para a escola, com isso, o aprender é essencial na vida do profissional docente, pois resultará numa satisfação pessoal e profissional.

Com as modificações na educação devido às mudanças e exigências sociais, a necessidade de professores reflexivos, críticos com uma responsabilidade social se tornou de suma importância na atualidade, existe necessidade de colocar em pratica concepções e conceitos inovadores, em que as escolas se abram para a coletividade com um espírito critico e deixem de lado o tradicionalismo e o individualismo.

As tendências pedagógicas brasileiras são construídas nos embates e reformulações que ocorrem no dialogo cultural, político e social, partindo de premissas que o pensamento filosófico da época interpreta segundo SANTOS, Moraes e Martins (2012, p.1.132).

As mudanças no contexto social exigem do docente, assim como a instituição, novas formas de atuar e de lidar com o conhecimento, a profissão docente é uma prática educativa, é uma forma de intervir na realidade social, é nosso dever como educadores, a busca de condições necessárias à sua realização.

A pedagogia escolanovista critica a visão centralizadora e unilateral da Pedagogia tradicional e inaugura uma visão de educação em que o aluno é o centro de todo o processo. Como resultado das mudanças ocorridas no Brasil nos ambitos político, social, e econômico do inicio do século XXI, o movimento da escola nova propõe transformar propõe transformar praticas publicas educacionais vigentes a partir da aprendizagem como processo e não como processo. Pela predominância da situação econômica no país entre os anos 1955 e 1961 a pedagogia tecnicista foi focada a partir da mesma contando com investimentos estrangeiros e necessidade de mão de obra qualificada, passando a ser centrado em uma formação que preparava os situação os cidadãos capazes de seguir as exigências do mercado.

O professor é um profissional que tem por necessidade a busca de conhecimentos contínuos, ninguém nasce educador ou marcado para ser educador.    A gente se faz educador, se forma como educador, na pratica e na reflexão da pratica permanente. (Freire, 1991, p. 32).

Diante das perspectivas atuais, a Educação é considerada um produto: o professor é prestador de serviços educacionais, as contradições humanas e as desigualdades sociais atuais exigem desses profissionais atribuições que não estão prescritas em sua formação, não podendo deixar de falar sobre os baixos salários e as péssimas condições de trabalho existentes ainda em muitas escolas encontradas em nosso o país.

O papel do professor no século XXI, a educação atual baseia-se em quatro pilares: aprender conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, essa perspectiva orienta para uma educação trabalhada como um todo e não mais fragmentada nesse sentido a profissão docente exige mudanças, atualização, adaptação e aperfeiçoamento. (Jacques dolors (2014)).

A finalidade da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN – Nº 9.394/96): dos profissionais da educação “atender aos objetivos dos diferentes níveis de imoralidade de ensino e as características de cada fase de desenvolvimento do educando”. Assim surgem meios para atingir as metas da Educação Básica com profissionais capacitados para exercer sua função.

A globalização, o capitalismo e o excesso de informação fizeram com que o professor busca novas formas de se adequar a nova sociedade sendo ele formador de opiniões, seu comprometimento tornou meta imprescindível para um ensino de qualidade. O domínio e conteúdo, a eficácia, metodologias e o investimento contínuo de aprendizagem e em sua profissão para que possa exigir respeito e melhores condições financeiras de trabalho. O aprender é essencial na vida do docente, cujo objetivo seja potencializar a reflexão e a elaboração da prática em prol da coletividade.

A educação no século XXI busca defender a formação profissional contínua construindo uma ação pedagógica mais consciente e transformadora, construindo para a formação da cidadania.

Historicamente o Brasil se atrasou se atrasou na implantação de uma rede nacional de ensino. Enquanto as colônias espanholas na America abrigavam universidades já em meados do século XVI, o país teve sua primeira universidade em 1920, com a Universidade do Rio de janeiro. Ela foi o embrião da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundada em 1965. Onze anos depois na fundação da primeira universidade, é feita uma reforma na educação, durante o governo de Getúlio Vargas, que cria o estatuto das Universidades e passa a determinar o modelo do ensino superior. Alguns desafios básicos já foram vencidos: atualmente, quase todas as crianças entram na escola. No entanto, a porcentagem da população que se mantém nos bancos escolares cai drasticamente à medida que se avança na faixa etária e no nível de ensino.

O método pedagógico é o caminho que o professor segue para educar os alunos. Todo método é construído sobre teorias da aprendizagem e leva em conta o objetivo do ensino. Ele é importante nos primeiros anos da escolarização, principalmente na alfabetização, quando se espera que o aluno construa um arcabouço psicológico e intelectual que lhe sirva de base para seguir se desenvolvendo.

No decorrer da historia, formalizaram-se diversas teorias de aprendizagem e, por conseqüência, variados métodos de ensino. Atualmente, a maioria das escolas não segue um único método, mas, sim uma mescla de idéias.

O ensino tradicional é herança das escolas publicas francesas do período iluminista, no século XVIII, as escolas que seguem o ensino tradicional costumam ter um currículo com ênfase no conteúdo. O professor esta no centro do processo como  o grande transmissor de informações. O aluno deve demonstrar que compreendeu o que o professor ensinou, submetendo-se a sistemas de avaliação que aferem a quantidade de informação absorvida. Criticado nas décadas de 70 e 80, o ensino tradicional volta a ganhar espaço nas escolas publicas brasileiras no fim dos anos 90. Diante da avalanche de informações trazida pelos meios audiovisuais, muitos pedagogos passaram a considerar a necessidade de oferecer às crianças e aos jovens uma base solida de informação que sirva de sustentação para o desenvolvimento do espírito critico.

O método de ensino Construtivista é baseado na teoria sesenvolvida pelo psicólogo Jean Piaget(1896-1980). Onde o professor deve estimular nos estudantes a curiosidade rumo à descoberta de novos conceitos, respeitando o desenvolvimento e o amadurecimento de cada um.

O método de ensino Montessori desenvolvida pela medica italiana Maria Montessori(1870-1952), era destinado originalmente à educação de crianças portadoras de deficiências mentais. Depois, foi estendida a qualquer criança.O processo de alfabetização Montessori tem como referencia o método fonético, que considera o som das letras.

O método Paulo Freire(1921-1997), processo de alfabetização de adultos, para Freire o domínio da leitura e da escrita é uma forma de conscientização, participação e superação de situações de opressão social. O objetivo, então, é  fazer com que os adultos aprendam a ler e escrever de forma critica e contextualizada, e não mecânica.

O método Waldorf, baseado na antroposofia, doutrina criada pelo pesquisador austríaco Rudolf Steiner(1861-1925), o método pretende obter o desenvolvimento harmonioso do ser humano, integrando os aspectos físico,emocional e espiritual. Nas escolas que seguem o método, os alunos são agrupados por faixa etária, e não por serie, respeitando as diferentes etapas do desenvolvimento biológico durante o processo de aprendizagem.

A estrutura da educação no Brasil é dividida em nível básico, nível médio e nível superior: O nível básico tem três etapas- educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e três modalidades de ensino- educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional.

A educação básica é aquela que em principio, deve ser proporcionada todos os brasileiros com idade entre 0 a 17 anos. O objetivo é fornecer às crianças e aos adolescentes uma bagagem de conhecimentos e habilidades essenciais para que possam exercer a cidadania e progredir no trabalho e nos estudos. Deve dar ao educando condições de progredir os estudos numa aérea especifica de seu interesse, em tapas posteriores. A educação básica é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e em pré escolas, considerada uma complementação direta da ação da família e da comunidade, tem como finalidade o desenvolvimento inicial da criança do ponto de vista físico, psicológico, intelectual e social. O ensino fundamental, já foi chamado de 1º grau, primário, ginásio e é oferecido, principalmente pelas redes municipais e estaduais. Esse nível de ensino teve sua duração ampliada de oito para nove anos pela lei nº11. 274, de 06 de fevereiro de 2006. Com a alteração, o ensino fundamental passou a ser proporcionado às crianças e jovens de 6 a 14 anos.Colaborando para formação mais adequada do indivíduo, de acordo com o desenvolvimento de cada idade.

  1. 2.    CONCLUSÃO

A Educação no século XXI,o Professor, a Escola e o Individuo são assuntos inter-relacionados, que merecem ser abordados de forma direta e precisa, pois os profissionais da educação, trabalham diretamente com o sujeito e sua formação.Portanto devem se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de educação e as barreiras a serem ultrapassadas até que a educação chegue em um nível educacional elevado.

A Educação é um dos assuntos que atualmente é muito evidenciado, devido o grande avanço da sociedade em questão de ciência e tecnologia, e o grande número de crimes e pobreza.Especificamente o surgimento de novas tecnologias dependem da educação e tão logo a erradicação da pobreza e da criminalidade depende muito da estrutura educacional e os métodos de como devem se colocados  em prática.Os métodos e pedagogias educacionais influenciam diretamente na aprendizagem e na qualidade de ensino do aluno, onde se espera que o mesmo construa um arcabouço psicológico e intelectual que lhe sirva de base para seguir se desenvolvendo, estes métodos e pedagogias devem ser iniciados logo que o aluno se insere ao meio escolar, permanecendo em toda sua trajetória escolar.

Na educação, na escola e para o encaminhar das mesmas existem leis que determinam o que se pode ou não ser realizado dentro do âmbito escolar, estas devem ser reavaliadas. A alternativa seria que os professores tenham mais vez e voz nas escolhas dos métodos a serem usados,que possam juntos decidir o que pode ser mudado ou inventado,através  de aulas práticas, aulas que incentivem os indivíduos, dando condições para o aluno buscar o conhecimento e aprendizagem.

REFERÊNCIAS

 

ZOCCHI, Paulo (Almanaque, Abril, 2012, p. 38).

 

FUNDACAOLEMAN.ORG.BR/NOVIDADES/EDUCACAO-PERSPECTIVAS-E-DESAFIOS.

 

OPINIAO.ESTADAO.COM.BR/NOTICIAS/GERAL-EDUCACAO-PARA-O-SECULO-21-O-QUE-FALTA-APRENDER-IMP.1564600

 

REVISTAS2.UEPG.BR/INDEX.PHP/PRAXISEDUCATIVA/ARTICLE/.../467/468

­­­­­



[1] Especialista em Docência para  o magistério do Ensino Superior-Faculdade de Itaituba-FAI

Especialista em metodologia do ensino de História e Geografia-FACINTER.

Professor Substituto da Universidade  Federal do Oeste do Pará-UFOPA-2014.

Professor associado a ANPHUN- associação  dos profissionais de história do Brasil.