A UTILIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO FORMA DE COMPREENDER A REALIDADE

Érica Lílian de Carvalho

RESUMO

Este trabalho salienta a importância da cartografia temática na analise do espaço geográfico. A eficácia do mapa temático está atrelada à qualidade da linguagem cartográfica inerente ao processo de comunicação, onde o pesquisador deverá materializar os dados de sua pesquisa atravéz dos símbolos representados no mapa.

Palavras-chave: Ensino; Cartografia Temática; Geografia.

1 INTRODUÇÃO

A cartografia deriva as necessidades do homem para a localização dos fenômenos e análise do espaço geográfico, nos mais variados matizes do pensamento. Sendo assim, tanto a elaboração como a utilização de mapas deve ser de igual interesse para o cartógrafo bem como para o geógrafo. A função principal do mapa no mais amplo sentido é a comunicação, que vem sendo beneficiada com o surgimento dos sistemas de multimídias, com inúmeras possibilidades de interação e interatividade.

O estudo de mapas temáticos esta cada vez mais preponderantes, pois estão mais dinâmicas as transformações.

2 MAPAS TEMÁTICOS

A localização de qualquer lugar na Terra pode ser mostrado num mapa. Mapas são normalmente desenhados em superfícies planas em proporção reduzida do local da Terra escolhido. Nenhum mapa impresso consegue mostrar todos os aspectos de uma região. Mapas em contraposição as fotos aéreas e dados de satélite podem mostrar muito mais do que apenas o que pode ser visto. Podem mostrar, por exemplo: concentração populacional, diferentes níveis de desenvolvimento social, concentração de renda, entre outros.  Os mapas, por sua representação plana, não representam fielmente um mundo geóide como a Terra, o que levou cartógrafos a conceberem globos, que imitam a forma da Terra. Os mapas mais comuns são os políticos e topográficos, o primeiro representando graficamente os continentes e as fronteiras entre os países e o segundo representando o relevo em níveis de altura (normalmente também incluindo os rios mais importantes). Para desenhar mapas cartográficos depende-se de um sistema de localização com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeção e símbolos.

Na cartografia, os mapas têm características específicas que os classificam, e representam elementos selecionados de um determinado espaço geográfico, de forma reduzida, utilizando simbologia e projeção cartográfica. Para os cartógrafos, escreve Loch (2006, p.33), os mapas são veículos de transmissão do conhecimento que pode ser o mais amplo e variado possível ou o mais restrito e objetivo possível e afirma que 'cada mapa tem seu autor, uma questão e um tema, mesmo os mapas de referência geral, os topográficos ou os cadastrais'.

A elaboração de mapas temáticos abrange as seguintes etapas: coleta de dados, análise, interpretação e representação das informações sobre um mapa base que geralmente, é extraído da carta topográfica. Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam a melhor visualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, por representarem fenômenos de qualquer natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. Os fenômenos podem ser tanto de natureza física como, por exemplo, a média anual de temperatura ou precipitação sobre uma área, de natureza abstrata, humana ou de outra característica qualquer, tal como a taxa de desenvolvimento, indicadores sociais, perfil de uma população segundo variáveis tais como sexo, cor e idade, dentre outros.

Cada mapa possui um objetivo específico, de acordo com os propósitos de sua elaboração, por isso, existem diferentes tipos de mapas. O mapa temático deve cumprir sua função, ou seja, dizer o quê, onde e, como ocorre determinado fenômeno geográfico, utilizando símbolos gráficos especialmente planejados para facilitar a compreensão de diferenças, semelhanças e possibilitar a visualização de correlações pelo usuário. O fato dos mapas temáticos não possuírem uma herança histórica de convenções fixas, a exemplo dos topográficos, se deve às variações temáticas e aos aspectos da realidade que representam, sendo necessárias adaptações diferenciadas a cada situação.

3 A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS TEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

No ensino de geografia a utilização de mapas temáticos é favorável e torna-se indispensável para conhecer o espaço geográfico. A visão reduzida do território, proporcionada pela visão de cima, redução de escala e linguagem gráfica convencional, é tão importante que os mapas acabam fascinando todos aqueles que dominam esse conhecimento.

A cartografia tornou-se importante na educação contemporânea, tanto para atender as nossas necessidades, quanto para estudar o ambiente em que vivemos. Aprendendo as características físicas, econômicas, sociais e humanas do ambiente, podendo entender as transformações causadas pela ação do homem e dos fenômenos naturais ao longo do tempo.

A geografia por sua vez tem por tarefa descrever e analisar os conhecimentos que ocorre na superfície e no subsolo da terra. Verifica-se que o ensino de mapas temáticos, como conteúdo da geografia em todos os níveis é de mera importância no sentido de criar uma mentalidade cartográfica e conseqüentemente despertar a percepção espacial nos proporcionando o entendimento onde nós habitamos.

A representação cartográfica trata de melhorar a expressividade das características gráficas dos elementos que compõe um mapa com o fim de otimizar o processo de visualização que transfere a informação do mapa ao consultor do mesmo. O paradigma comunicador do mapa definido por Kolancny ( 1969), Rataiski ( 1973), Morrison (1976) e Salichtchev (1978) afirmava que o desenho teria como finalidade mostrar a forma visual mais claramente possível, as características dos territórios representados no mapa.

Segundo Chorley e Hagget (1995), "a cartografia, mais especificamente os mapas estabelecem pontes entre os níveis de observação e o teórico".

Os mapas são a forma mais eficaz de representar espacialmente a informação e, por isso, constituem a ferramenta mais importante na geografia.

 

4 CONCLUSÃO

O presente trabalho procurou contribuir para o entendimento da importância das representações visuais da cartografia, para o ensino da geografia. Os mapas são, portanto recursos bastante importantes para localizar, informar ou orientar-se no espaço, desde que o individuo saiba interpretá-lo. Os mapas contêm informações sobre o espaço geográfico. Assim, ao lê-los e interpretá-los, tomamos conhecimentos de determinados aspectos e características do espaço. Por essa razão, os mapas são recursos de grande utilidade para geografia.

5 REFERÊNCIA

www.projetopresente.com.br/formação/geo-formação

geodesia.ufsc.br/geodesia-online/arquivo/cobrac-2006/014

Geografia: homem e espaço: a natureza, o homem e a organização do espaço, 5° série/ Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco-19.Ed. rev. Atual.-São Paulo: Saraiva, 2005.