RESUMO

O presente trabalho pretende mostrar aos educadores como a matemática pode ser trabalhada de maneira a atrair a atenção dos alunos e poder a partir deste ponto possibilitar que os alunos não tenham a visão de que a matemática é medonha e é a matéria mais difícil de estudar. Este trabalho ainda mostra que o jogo pode ser considerado como um instrumento essencial no comportamento da humanidade. Com isso na educação ele passa a atuar como método educacional. Além disso, o mesmo é uma ferramenta que deve ser bem trabalhada, para que possa tornar as aulas de matemática dinâmica e criativa, buscando obter uma transformação significativa para que no decorrer dos anos possa alcançar uma melhor qualidade no ensino da disciplina de matemática. Foram feitos estudos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, artigos da internet que abordam sobre o tema em questão e nas ideias de autores como Silva (2009) e Albuquerque (1953).

Palavras-chave: Jogo. Método educacional. Matemática.

 

1 INTRODUÇÃO

A matemática é uma disciplina muito complexa, onde o professor precisa mostrar métodos que possibilitem seu trabalho pedagógico.

“é consensual a ideia de que não existe um caminho que possa ser identificado como único e melhor para o ensino de qualquer disciplina, em particular da matemática. No entanto, conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula é fundamental para que o professor construa sua prática”. ( PCN, 1998, pg.42)

Uma das maneiras encontradas pelos educadores para o ensino da matemática é a utilização dos jogos os em sala de aula, pois o mesmo já faz parte da vida do educando, como atividades naturais para os mesmos, eles se divertem, e desenvolvem habilidades e constroem uma aprendizagem significativa.

De acordo com Silva (2009), o aspecto lúdico do ato de jogar mobiliza conhecimentos divertindo-se as crianças, elas aprendem a relacionarem e a descobrir o mundo a sua volta. Desenvolvendo habilidades do pensamento, na qual os alunos possam a reconhecer problemas, brincar e selecionar informações, tomar decisões, vencendo obstáculos criados por sua própria curiosidade, vivenciando, assim, o que significa fazer matemática.

Os alunos enfrentam dificuldades na aquisição do conteúdo de matemática, mesmo aprovados não conseguem utilizar o conhecimento adquirido, e em contrapartida os professores buscam formas renovadas para transmitir seus conteúdos. Desta forma a utilização dos jogos como recurso didático, é de extrema importância para o aprendizado, uma de suas características é tornar o ensino interessante e significativo para o aluno, tendo como resposta uma participação ativa e criativa por parte dos mesmos.

Este trabalho tem por objetivo, mostrar aos professores de matemática que através da aplicação dos jogos na sala de aula, é possível diminuir bloqueios apresentados por vários alunos que temem a matemática sentindo-se incapazes de aprendê-la. Sendo assim, o uso dos jogos pode despertar no aluno a vontade de aprender a disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse da turma. 

 

2  O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO

O jogo com o recurso pedagógico facilita o desempenho educacional, pois, desenvolve a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Esse recurso  pedagógico contribui de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, auxiliando na formação de um ser critico capaz de realizar suas próprias ações.

Este recurso didático pode ser usado como ferramenta fundamental para maximizar o aprendizado da matemática, o planejamento constitui em primeiro lugar um instrumento para o aluno, uma forma de melhor compreensão, uma vez que a aula deixa de ser “chata” e passa a ser dinâmica. Podemos observar que os jogos didáticos servem para que o aluno possa fixar o conteúdo, ou seja, ter um melhor aproveitamento da disciplina. Através do mesmo o aluno aprende a seguir normas e trabalhar em grupo.

Para Albuquerque (1953) o jogo didático:

Serve para fixação ou treino da aprendizagem. É uma variedade de exercícios que apresenta motivação em si mesmo, pelo seu objetivo lúdico... Ao fim do jogo, a criança deve ter treinado algumas noções, tendo melhorado sua aprendizagem. Através do jogo ele deve treinar honestamente, companheirismo, atitude de simpatia ao vencedor ou ao vencido, respeito às regras estabelecidas, disciplina consciente, acato às decisões do juiz...

O aluno precisa ser estimulado á aprender, devido a isso, nada mais satisfatório do que despertar a motivação através dos jogos como atividade lúdica, pois os jogos como as demais brincadeiras já fazem parte do cotidiano do aluno, e consequentemente será feita uma ligação entre o mesmo e a aprendizagem.

3 CARACTERISTICA DOS JOGOS COMO ATIVIDADE LÚDICA

Para que haja um efetivo trabalho com os jogos o mesmo deve ser bem elaborado, com objetivos que visem suprir as necessidades dos alunos. Neste sentido, é importante considerar que o trabalho lúdico só será bem desenvolvido se apresentar objetivos, do contrário será aplicado sem fundamento e acaba ocorrendo a desvalorização do trabalho realizado. Para Antunes (1998), “a utilização dos jogos devem ser somente quando a programação possibilitar, e somente quando se constituírem em um auxílio eficiente, ao alcance de um objetivo dentro dessa programação”.

Ao trabalhar com estas questões didáticas, é importante manter o aluno ativo e participativo, com isso ele acaba por produzir sua aprendizagem, de forma dinâmica e interativa.

Dentro do contexto educacional o jogo pode ser introduzido de diversas formas, visando situações diversificadas de aprendizagem, ou seja, sendo utilizadas de acordo com as necessidades dos alunos. Sendo assim, ao utilizar o jogo didático em sala de aula é necessário que o professor conheça as dificuldades apresentadas pelos alunos, para assim poder trabalhar com a metodologia mais adequada as necessidades requeridas pelos educandos. Por tanto, os jogos podem ser classificados segundo MOTOKATE (s/d Apud GALLEGO, 2007) de três formas, sendo elas nomeadas como jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos.

Os jogos de estratégias trabalham com habilidades que determinam o raciocínio lógico. Pode-se citar como exemplo, o jogo descubra o intruso e o formando triângulos.

Os jogos de treinamento são utilizados no momento em que o professor percebe a necessidade de reforço em um conteúdo específico, e não quer trabalhar com cansativas listas de exercícios. Um exemplo de jogo de treinamento é a Trilha matemática.

Os jogos geométricos têm o objetivo de desenvolver no aluno habilidades de observação e o pensamento lógico, trabalhando com diversos conteúdos da geometria. Um exemplo deste jogo é o Tangram e o dominó geométrico.

Com isso, pode-se observar que o jogo promove o desenvolvimento devido o fato de estar impregnado de aprendizagens.

 

 

4 CONCLUÃO

Pode concluir que o jogo é considerado, junto a outras estratégias de ensino, uma “ponte” que levará ao bom desempenho dos alunos, é a forma correta de coloca-los de frente aos seus problemas matemáticos, além de ser um apoio didático utilizado de forma recreativa e estratégica para desenvolver o ensino de maneira gradativa. Esta atividade lúdica é uma maneira de proporcionar a interação entre alunos e a disciplina de matemática, mostrando como a matemática pode ser gostosa de trabalhar, e que haja um encantamento pela matemática por parte dos alunos.

5 REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da matemática. Rio de Janeiro: Conquista, 1953.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Ensino de quinta a oitava séries, 1998.

GALLEGO, Julia Perucchetti.  A utilização dos jogos como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática. Bauru, 2007. Disponível em: http://www.fc.unesp.br/upload/pedagogia/TCC%20Julia%20Perucchetti%20-%20Final.pdf . Acesso em: 12/09/2014.

SILVA, Paulo Barros da. A importância da interdisciplinaridade e da contextualização no ensino da matemática para o curso de ciências contábeis. São Paulo, 2006.