A UTILIZAÇÃO DO SOCIAL COMMERCE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS DO RAMO ALIMENTÍCIO DE      IMPERATRIZ

RESUMO

Este estudo traz uma abordagem sobre a nova tendência econômica, o chamado Social Commerce, mostrando como nos últimos anos o comercio alimentício foi impulsionado pelas redes sociais, que antes serviam apenas para conversar com amigos online ou conhecer novas pessoas. Desse modo, busca-se compreender como os Micro e Pequenos Empresários de Imperatriz do ramo alimentício tem utilizado essa nova tendência como ferramenta para impulsionar as vendas e o conhecimento sobre o seu produto. Este artigo tem por objetivo definir o perfil das empresas deste setor e descobrir se as mesmas utilizam desta ferramenta no seu dia a dia, para tanto a metodologia aplicada consiste na aplicação de um questionário estruturado junto aos gestores das organizações estudadas, empresas de Imperatriz que utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. Foi utilizado como amostra dezesseis Micro e Pequenas empresas que estão localizadas no centro da cidade.  Por fim, é possível considerar que o Social Commerce funciona como uma espécie de teia que conecta produtos e clientes para potencializar as vendas por meio das redes sociais, onde todos comentam e compartilham suas experiências e acabam por induzir novos clientes e geram assim um ciclo que beneficia consumidor e vendedor.

1.      INTRODUÇÃO

As mudanças ocorridas feitas pela evolução da internet no mundo está muito diferente, está globalizado, e bilhões de pessoas no mundo se conectam em segundos por meio da internet, o que é ocorre de forma tão rápida que e quase impossível de acreditar. O mundo dos negócios também mudou bastante com a inclusão da internet a partir dos anos 50, quando foi iniciada uma gigantesca transformação tecnológica, que até os dias de hoje continua se transformando gradativamente é se aperfeiçoando.

De acordo com Tristacce (2011), a partir de 1997 as empresas passaram a ver os benefícios que a internet poderia trazer aos seus negócios permitindo assim oferecer personalização, serviço de qualidade e um melhor gerenciamento de informações entre empresas, fornecedores e clientes. É de amplo conhecimento que o comercio realizado online vem em uma fase de rápida expansão.

Para Junqueira et al. (2014), com todo o desenvolvimento tecnológico e o gigantesco crescimento da internet, as empresas tem buscado se adaptar as mudanças para que não sejam ultrapassadas pelas concorrentes. Assim as redes sociais tornam-se ferramentas fundamentais para a comunicação é a publicidade organizacional, tornando-se uma vantagem ou desvantagem competitiva de acordo com a forma que a empresa a utiliza.  Nas palavras de Gabriel (2010), a utilização das redes sociais para atividades de comercio é conhecida como Social Commerce.

O Social Commerce é a integração do e-commerce (comercio eletrônico) com as mídias sociais (Facebook, Youtube, Instagram, etc.). Ele pode ser uma ferramenta, que se bem utilizada pode transformar uma pequena empresa em grande negócio. Ele também necessita que os empresários interajam com os clientes como se estivessem se conhecendo e comecem a criar uma relação. Se essa relação se der de forma positiva pode ocasionar no sucesso total desse tipo de comercio, pois existe uma grande probabilidade de o cliente curti o produto e compartilhar com os amigos.

A forma rápida e fácil da divulgação e acesso de informações nas redes sociais torna o Social Commerce uma ferramenta imprescindível no dia a dia dos Micro e Pequenos Empresários do setor alimentício (que sãos os empresários que mais crescem nas redes sociais), para se conectar com clientes e atrair novos clientes.

Em termos quantitativos, qual a parcela de Micro e Pequenos Empresários do setor alimentício de Imperatriz utilizam as redes sociais para atrair mais clientes e promover seu produto? Qual o perfil das Micro e Pequenas Empresas que utilizam o Social Commerce? Como averiguar as ferramentas utilizadas para a criação de conteúdo original para publicidade online? Como verificar se existe a possibilidade de aumentar o público alvo das publicidades nas redes sociais e consequentemente aumentar as vendas das empresas estudadas? Estes são alguns questionamentos que serão abordados nesse trabalho.

Estes são alguns dos questionamentos feitos por esse trabalho, que busca responder todas essas questões através da pesquisa quantitativa realizada com Micro e Pequenos Empresários do ramo Alimentício de Imperatriz e da pesquisa bibliográfica realizada em artigos publicados.

2.       REFERENCIAL TEÓRICO

 2.1  AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A CRIAÇÃO DA INTERNET

A comunicação sempre foi a base de todas as relações entre pessoas, e ela existe desde os primórdios da humanidade e foi evoluindo ao passar dos tempos. Hoje com a tecnologia e seus avanços, ela pode ser feita de forma global em questão de segundos. Assim o compartilhamento e troca de informações se torna constante e fundamental sobre cultura e política, com isso se pode desvendar a identidade de cada indivíduo.

Neste início do século XXI diversos acontecimentos de importância histórica têm apresentado um novo cenário social para a humanidade. As tecnologias da informação remodelam a base material da sociedade e nos encaminham para novos padrões sociais, políticos e econômicos. Economias mundiais apresentam-se cada vez mais interdependentes e esta característica pode ser percebida em todas as esferas, seja política ou culturalmente. Podemos dizer, neste contexto, que as tecnologias da comunicação e informação são grandes responsáveis por tal integração global, a partir de um sistema de comunicação digital que, ao mesmo tempo em que engloba diferentes culturas, as torna únicas, personalizadas de acordo com as identidades dos indivíduos (JUNQUEIRA, 2011, p. 13).

Há vinte anos a internet se popularizou, o que tornou o acesso a informação muito mais fácil e rápido, estabeleceu comunicação entre diferentes povos de forma rápida e sem limites de distância. Para Torres (2009, p. 44) “a internet é uma rede de milhões de pessoas, de todas as classes sociais, que buscam informações, diversão e relacionamento e que comandam, interagem e interferem em toda e qualquer atividade ligada à sociedade e aos negócios”.  Ainda conforme Torres (2009), na busca por informação, o consumidor sabe, por experiência, que a Internet é uma grande fonte de informações, e que as ferramentas de busca são a porta de entrada para encontrá-las. Assim toda vez que necessita de informação, o consumidor elabora uma pergunta, na forma de um conjunto de palavras e por meio de uma ferramenta de busca faz a pesquisa e utiliza os resultados para se informar e instruir.

Antes da existência e do livre acesso à internet, a busca por informação dependia do deslocamento até uma biblioteca para procurar livros sobre determinado assunto, o que demorava muito e hoje feito em alguns segundos e de qualquer lugar. Segundo Santana et al., (2011, p. 3) “a Internet disponibilizou para todas as esferas da sociedade possibilidades e funções que proporcionou mudanças significativas na vida humana”. 

Segundo Torres (2009), a Internet ganhou grande importância para o mundo dos negócios e para o consumidor, quando permitiu o acesso fácil e instantâneo às informações sobre os produtos e serviços. 

2.2  AS REDES SOCIAIS NA INTERNET

Antes do fácil acesso à internet, a comunicação a distância era muito limitada ao uso de telefones e cartas. Com a evolução e avanço da internet se tornou possível por meio de sites que ofereciam a possibilidade da troca de informações, envio de mensagens e conhecer pessoas diferentes. E isso mudou o jeito de pensar das organizações, que passou a fazer parte desse novo mundo virtual, podendo se comunicar com seus clientes.

De acordo com Torres (2009), as redes sociais são sites onde as pessoas se cadastram, registram seus dados pessoais, nos chamados perfis, e podem se relacionar com outras pessoas, publicando fotos, enviando mensagens e criando listas de amigos. Cada vez mais pessoas estão utilizando as redes sociais como uma forma de expandir seus contatos, expor suas ideias e se relacionar com indivíduos de diversas regiões e localidades diferentes, formando assim grupos de amigos.

Gabriel (2010) afirma que a difusão das redes sociais virtuais no mundo não é mais uma novidade e que ao agregar informações sem restrições de tempo e espaço junto com uma interação não hierárquica, as redes sociais on-line impactaram a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras e com instituições, além de modificar vários outros aspectos da vida.

Ao passar dos anos inúmeras redes sociais com várias características diferentes. Hoje em dia as mais utilizadas por empresas para atrair consumidores por meio de anúncios promovidos são o Facebook, Twitter, Instagram e o Youtube.

As pessoas com mais seguidores nas redes sociais exercem uma grande influência sobre outras, por isso quanto mais um item e visualizado nas redes sociais maior e tendência de ele chamar atenção dos internautas. Assim hoje e muito comum empresas patrocinarem publicações em redes sociais como o Facebook o Instragram e o Youtube, pois elas são visualizadas por milhares de pessoas que são seu público alvo.

O Facebook tem um perfil bem detalhado, onde se descrevem várias informações pessoais; além disso, é possível criar álbuns de fotos, indicar links de interesse, escrever notas, como uma espécie de blog pessoal, criar grupos e até participar deles. O Facebook tem uma característica bastante interessante que permite que você possa interagir com as pessoas que estão na mesma rede. É também uma ferramenta que vem sendo utilizada pelas empresas para divulgar seus produtos e serviços de forma rápida e sem custos e atingindo um grande número de pessoas, ao mesmo tempo em que torna sua marca conhecida (TORRES, 2009).

2.3  COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE)

O comércio eletrônico surgiu com a internet, quando as empresas passaram a vender praticamente tudo pela internet, e como o nome diz ela é feita por equipamentos eletrônicos como celulares, notebooks, tablets e computadores.

Segundo Fagundes (2009): 

O comércio eletrônico através da internet é o ramo de atividade econômica que mais cresce no mundo. As jovens empresas que ingressam no comércio on-line têm atraído o maior número de investidores do mercado de ações, aumentando o valor de mercado de forma alucinante.

O termo e-commerce deriva do termo comércio eletrônico, onde as negociações são realizadas exclusivamente pelo formato eletrônico, ou seja, pela internet. Porém, não se refere apenas a negociações pela internet, mas também atua auxiliando as empresas na condução de seus negócios.

[...]