Passamos boa parte de nossas vidas adultas, nos preocupando em alcançar objetivos e sonhos materiais , construindo um status social e sucesso professional , nos dedicando tempo demais ao trabalho e tempo de menos a vida familiar, aos amigos, ao convivio com pessoas de quem realmente gostamos, a viver a vida com simplicidade. Não e precisso plantar demais, as vezes voce não tem tempo para colher, as vezes a colheita fica para os parentes que nem ajudaram no plantío, mais que por serem parentes, tem direito a uma parte dela.

As vezes passamos anos fazendo coisas ou trabalhando em aquilo que não gostamos, que não nos dá prazer em fazer, mais o fazemos porque e a garantía de um salário no final do més . Pode ver isso em funcionários públicos , caixa de banco estadual ou federal por exemplo, tenho observado isso a diário. As pessoas já nem olham para o que fazem, digitam números de recibos sem olhar para o computador e sem medo algum de cometer erros, alguns tem 20 anos sentados na mesma cadeira, no mesmo caixa, fazendo a mesma coisa todos os dias. O cargo máximo que podem almejar e chegar a ser gerente de banco, mais se perguntar a eles se gostam realmente do que fazem, a resposta é * tenho estabilidade no emprego, um salãrio razoavel e plano de saude, daqui a pouco me aposento e vou curtir a vida*. A pergunta foi se gosta do que faz e não sobre estabilidade e plano de saúde, mais uma boa parte das pessoas e assim, passa uma vida inteira trabalhando em coisas que não lhe dam prazer, mais lhe proporcionam um salário seguro e um plano de saúde tal vez vitalicio, para que depois de dedicar uma vida inteira e sadía a sua empresa e seu trabalho, possa na velhiçe pelo menos contar com médicos razoaveis pagos pelo plano de saúde e não ter que enfrentar as filas e a baderna, desordem e desrespeito que é a saúde pública em este país.
O caixa de banco e um exemplo de como a vida passa atrais de um balcão , anos a fio , mais em troca tem um salário fixo, um plano de saúde , a estabilidade de não perder o emprego e a garantía de uma aposentadoría. Cada um faz sua escolha , escolhe quando plantar , o que plantar , mais as vezes não tem tempo de colher, ou a colheita não e como ele esperava que fosse. Tem pessoas que são felizes e realizadas por serem caixas de banco, o importante e se sentir bem consigo mesmo e ser feliz.
Tenho escutado algumas vezes, pessoas com edade entre 50,60,65 anos, dizerem que se fossem mais jovens não teriam deixado tantos sonhos de lado, teriam feito as loucuras que tiveram vontade e não fizeram porque existiam prioridades exigidas pelo mundo capitalista em que vivem, e mesmo assim, tem sonhos onde o dinheiro não e fundamental nem necessário para que se realizem, basta que a coragem e a loucura que existe em cada um de nois , se transforme em combustivel suficiente para viver nossos sonhos na hora em que eles aparecem e saber que a vida aconteçe a cada dia, que cada segundo que pasa não volta mais, que cada dia e único, que o trem aonde voce embarcou sendo criança, não tem caminho de volta nem estação certa para parar, voce e passageiro neste trem que e só seu, voce escolhe o roteiro, mais o maquinista e deus, só ele sabe em que estação a viagem termina, qual e a última estação.
Por isso, viva cada dia intensamente, tente fazer o bem sem olhar a quem, seja justo e verdadeiro consigo mesmo e com quem está a sua volta, nao se ache a última bolacha do pacote , faça parte dele, ajude a quem precissar de ajuda, mesmo que seja com palavras, e não espere nada em troca. Viva um dia de cada vez e não deixe seus sonhos de lado, nunca e tarde para viver a vida, mesmo que ela seja vivida em um só dia.