A TV Justiça e a Justiça na TV com Leda e Noêmia, duas Excelentíssimas Doutoras

( A TVJustiça e a Justiça dos homens (meta e resultados) e de Deus (evolução, progresso) )

 *

            Será que precisará um terremoto para que os humanos possam conviver melhor?...

            A Catastro-Fé no Haiti pode ter infelicitado famílias, causado mortes, e principalmente a lamentável morte de Zilda Arns, organizadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, com os sentimentos do Ministro José Pimentel, porém, ali e por esse meio pode estar a mão dos céus para uma real e grande transformação das gentes daquele país e das suas estruturas físicas e sócio-político-econômicas a serem com o brilhantismo das ações internacionais de solidariedade erguidas, construída a melhor futuro.

            A força da Natureza os abalou, trouxe tristeza... Aprenderam?... Será que lá ainda nascerão e terão força um Magloire que tentou se perpetuar no poder com o apoio do exército; ou um François Duvalier, o Papa Doc (papai médico...) que a partir de 1957 utilizou a repressão militar perseguindo opositores e torturando-os e assassinando. Morreu em 1971 e deixou o filho Claude Duvalier, o Baby Doc, continuando o regime de terror, medo e mortes. Golpe militar o tirou em 1986 e em 1990 é eleito pelo povo Jean-Bertrand Aristide, os Estados Unidos o ajuda a se manter presidente, persiste a corrupção, violência, miséria..., sob pressão da ala rebelde foge para a África em 2004 e a intervenção da ONU se faz com o Brasil atuando... E lá estava Zilda Arns..., seu trabalho lá... continuará?... Sua alma invisível talvez trará a Fé no esforço conjunto possível...

 *

            Liguei a TV, ainda era madrugada, final da madrugada, sintonizei a parabólica na TV Justiça e duas entendíssimas e mui bem falantes doutoras debatiam um assunto de interesse à servidoria pública: o assédio moral e o abuso de poder, o peso do poder sobre frágeis e encurralados subordinados na administração pública e setor privado, e na hierarquia militar. Eram a Meritíssima Juíza do Trabalho Noêmia Porto e a Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia a fazer pesquisa no assunto e professora do programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília senhora Leda Gonçalves de Freitas. No progrma 'Forum' (http://www.congpsicossocialjuridico.com.br/pub_view.asp?cod=29) "explicam o que caracteriza o assédio moral, falam das consequências para as vítimas e dos instrumentos jurídicos disponíveis para buscar uma reparação". "Leda Gonçalves de Freitas conta que na maioria das vezes, o trabalhador  não percebe que está sendo vítima de assédio moral e muitos deles acreditam que aquele que assedia tem razão. “Quando percebem, já estão em processo de depressão, fobias, medo”, explica. Noêmia Porto destaca que “a própria Constituição tem todos os princípios normativos para tratar juridicamente do assédio moral”. E diz que “tem dúvidas sobre se seriam necessárias mais leis para melhorar essa situação”. A juíza defende  políticas de prevenção por parte do Estado". " Durante o programa da TV Justiça, a juíza afirma ainda que, por mais paradoxal que possa parecer, as estatísticas indicam que o assédio moral no trabalho é mais constante na administração pública. E cita a estabilidade do servidor público como um dos fatores determinantes para isso. “O trabalhador se sente amparado para que possa exercer seus excessos de poder”, diz. A professora da UCB discorda e afirma que o assédio moral é tão frequente na administração pública, como na iniciativa privada. Mas os estudiosos do assunto têm mais dificuldade de acesso às informações no setor privado. O programa "Fórum" tem um canal direto com você. Participe! Encaminhe um e-mail para [email protected]"

            Dona Florinda e seu Madruga no infantil Chaves... Há casos que viram comédia..., ou distração...