Norma Ap. Silveira de Moraes – Psicóloga e Escritora. 25/01/12

Trocar o saco branco pelo preto é a solução?

            É muito bom poder colaborar pela salvação do planeta e todos devem aderir a este movimento tão importante começando pela reciclagem em casa. Todo lixo deve ser corretamente separado pois tem os catadores do lixo, que devem ser reaproveitados por indústrias que usam materiais destes tipos tais como: papel, latas em geral, vidros, plásticos, etc.

Atualmente chegou a proibição de fornecimento de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais como mercados e supermercados. Há muitas opiniões controversas sobre o assunto e indo ao supermercado podem-se perceber os clientes com opiniões para se pensar a respeito. A maioria dos consumidores, usa as sacolas para colocar lixo doméstico não dependendo dos sacos de lixo tradicionais (pretos). A pergunta que fica é a seguinte. Em que estamos ajudando o planeta, se estamos somente substituindo a sacola pelos sacos? Que alternativa foi oferecida aos consumidores a não ser comprar sua própria sacola e ainda mais cara. As caixas de papelão não podem ser alternativas e nem sacos de papel como foi visto na TV, pois o resultado serão ainda mais árvores cortadas, o que será muito pior para o meio ambiente já que precisamos das árvores para respirar e para proteger o terreno. E como fica a garrafa plástica de refrigerantes que são ainda piores para o meio ambiente? Quase não vemos os retornáveis.

Infelizmente se faz algumas leis sem pensar no povo, sem darem alternativas, e com interesse de alguns empresários em lucrar mais e de alguns políticos em aparecer. Nesta agora se for para ajudar o planeta só se jogarmos o lixo na rua sem sacos e se houvesse quem recolhesse ou sistema de recolhimento moderno como em alguns paises.

Em conversa de mulheres no supermercado, muitas donas de casa estão até mesmo revoltadas pois reciclam seus lixos, tem consciência ecológica, entretanto o que muda para elas é a compra do saco de lixo principalmente por que a troca de sacos é normalmente diária para não acumular lixo evitando assim doenças e insetos como a dengue e outros.

Por outro lado deveria ser mais limitado sim, o uso de sacolas e sacos de plásticos, vasilhames e outros. Mas porque os consumidores precisam comprar sacolas ecológicas, não seria no caso fazer as sacolas maiores e assim serem fornecidas pelo estabelecimento?  É onde o povo contesta e faz a hipótese de jogos políticos e de empresários que só pensam nos lucros. Na mídia vemos o aplauso do povo, mas pessoalmente vemos a decepção e frustração. Não seria o caso de deixar livre cada consumidor fazer sua própria escolha? Quem leva sacolas no mercado é porque compram o saco de lixo tradicional. E os demais usam as sacolas como sacos de lixo, o que é um bônus do mercado, e um aproveitamento já que não tem alternativa mais ecológica, a não ser o mercado fornecer a sacola ecológica e não cobrar do consumidor, pelo que esta já está embutida no preço final dos produtos. O correto seria a lei para que todos estabelecimentos comerciais mudassem suas embalagens para uma opção mais ecológica, e não o povo arcar com as consequências, já que temos classes sociais diferenciadas e seria mais um gasto para os menos favorecidos que já ganham tão pouco diante dos preços tão altos. É a polêmica do momento para pensar, colaborar, pensar em boas alternativas que sejam verdadeiras, úteis e ecologicamente corretas..