Ruas arborizadas, um comércio que tenha de tudo um pouco, segurança e tranquilidade. Parece ser impossível encontrar um local assim para se morar em uma cidade grande e movimentada como São Paulo. Porém, para quem mora no alto da Lapa e região esses privilégios são facilmente aproveitados por quem adora levar uma vida sossegada.

Morar em casas ou apartamentos no Alto da Lapa é conviver com crianças brincando na rua e vizinhos que sentam na calçada da rua para bater papo, bem no estilo interiorano de ser. O comércio fica concentrado nas ruas que delimitam o bairro, como a Pio XI até os arredores da Carlos Weber. Além disso, é possível fazer compras, visitar praças, comer deliciosos quitutes em padarias de qualidade ou ir à academia a pé e com muita facilidade. O traçado tortuoso das ruas contribui para diminuir o trânsito e deixar o local ainda mais tranquilo. Essas mesmas características são válidas para quem deseja morar em apartamentos na Lapa.

Com uma quantidade maior de prédios, os apartamentos no Pacaembu são uma boa opção para quem prefere abrir mão de casas e ir para a praticidade, lazer e segurança dos condomínios fechados. O bairro segue a mesma linha de seus vizinhos, só que com um ar mais movimentado, por possuir além do conhecido Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - mais conhecido como Estádio do Pacaembu - diversos centros culturais como a Casa Modernista, o Museu do Futebol, a Casa Buarque de Holanda, entre outros.