Ao falarmos de psicologia do desenvolvimento não podemos deixar de lado duas teorias essenciais para a vida do individuo como a de Piaget e Vygotsky, ambos os pensadores em seu período de vida surgiram com propostas inovadoras e de grande importância para o desenvolvimento humano.

Segundo Piaget o individuo possui determinadas fases classificadas como sensório- motor( 0-2a) que é justamente o desenvolvimento físico; pré- operatório(2-7a)  período da interação e comunicação; operações concretas(7-11a) a criança adquire uma autonomia em relação ao adulto e por último as operações formais (11-12a) o adolescente deseja ser aceito pelos amigos e adultos além de viver conflitos. Ou seja, cada um dos individuos vive esses períodos de acordo com a faixa etária.

Já a teoria de Vygostsky o homem é visto de modo diferente dos outros seres vivos, pois vive no mundo em constantes transformações sociais e modifica as ações por ele próprio constituída.Desde cedo as crianças tem um a interação com os adultos e juntos constrói uma relação social, isso significa que o desenvolvimento humano é influenciado pelo meio social.

O processo ensino e aprendizagem para o pesquisador Piaget demonstra que desde cedo as crianças escutam histórias lidas ou contadas por adultos , brincam de ler e escrever antes mesmo de adquirir um conhecimento sobre a linguagem escrita. Sabemos que durante muito tempo o ensino era de uma forma mecânica e repetitiva sem necessariamente entender o significado sonoro e a sequência de letras. Mas, com as pesquisas descobrimos que há uma relação com a escrita e a pauta sonora, mais que existe a necessidade do professor mediar esse processo ensino e aprendizagem entre as partes faladas e partes escritas.

O trabalho pedagógico tem a necessidade de estudo continuo para revisar as nossas práticas, visto que nossa profissão está diretamente ligada a uma função social.Nós professores a cada ano vivemos novas experiências, porque trabalhamos com crianças ou anos diferentes, por isso devemos estar com o conhecimento em constante transformação.

Outra importante colaboração para o desenvolvimento humano é a pesquisa de Vygostky com o conceito de desenvolvimento real, que é o conhecimento que o aluno já tem consolidado e zona de desenvolvimento proximal que é o conhecimento que o aluno consegue construir com o auxilio de outro e algum tempo estará realizando sozinho. A interação social com o educador, as colegas e as situações propostas são oportunidades de desenvolver o conhecimento. O professor com o seu papel social deve instigar e desafiar o aluno na construção do conhecimento.

Para tanto o educador precisa ter um planejamento de suas ações a serem executadas na sala de aula e flexivel para as preocupações reais da turma e conhecimentos que necessitam ser tratadas.