. A TECNOLOGIA APLICADA NA EDUCAÇÃO

Desde os primórdios, o ser humano vem desenvolvendo a técnica ao trabalhar com instrumentos que melhorariam seu modo de sobrevivência. O que antes era desenvolvido para uma questão para sua própria sobrevivência e adaptação ao meio, hoje pode ser considerado uma “necessidade” humana no que se refere a conforto e melhoria de vida.

De acordo com Vargas apud Santos e Blásquez “a técnica é uma habilidade humana de fabricar, construir e utilizar instrumentos.” (SANTOS e BLÁSQUEZ, 2005, p. 23)

De acordo com Tajra (2004) a palavra técnica tem origem do verbo grego tictein que significa criar, conceber, dar à luz. Os gregos aplicavam a esta palavra um sentido amplo, que não se limitava apenas em equipamentos e instrumentos físicos, porém incluíam a sua relação com o meio e seus efeitos, sempre questionando o como e o porquê. A técnica está ligada com a mudança no modo de produção, assim o produtor muda a forma de operar e o resultado da mudança beneficia a comunidade. (TAJRA, 2004)

Conforme a mesma autora, a palavra técnica passou a ter seu uso mais restrito a partir da Revolução Industrial, em que o principal era o produto, onde a técnica se restringiu aos instrumentos; nos dias atuais, “o termo “tecnologia” passou a melhor incorporar o sentido do verbo tictein, mas ainda sofre os impactos instrumentais.” (TAJRA, 2004, p. 42 – 43)

Mas, afinal o que houve para mudanças de hábitos do ser humano?

Há milhares de anos atrás, as principais tecnologias desenvolvidas pelo homem eram a armas e ferramentas para agricultura; os ancestrais humanos necessitavam desenvolver habilidades para sua própria sobrevivência, como dito anteriormente. Contudo, com o passar dos tempos, o homem começou a se aperfeiçoar mais e mais, e também, o que ele tinha em torno de si. O que era questão de sobrevivência se transformou em adaptar o seu meio para seu o conforto. Podemos observar isso graças à evolução dos diversos equipamentos até os dias de hoje. Além do mais, os equipamentos desenvolvidos pelo ser humano sempre tiveram contribuição na educação, seja ela presencial ou a distância, neste trabalho destacaremos alguns.