A TAREFA PRINCIPAL

DO FILHO DE DEUS


A evangelização é tarefa primordial da igreja de Jesus Cristo. Foi a ordem especial que o Senhor deu aos seus discípulos e que deve ser obedecida até os dias de hoje. Todo crente tem que ser um evangelista, porque só assim está demonstrando ter tido uma real experiência de salvação, pois o salvo tem como alvo sério em sua vida ganhar almas para Cristo.

A palavra-chave da evangelização é "testemunho". É difícil falar de algo que não se vive. Para ter autoridade na palavra que está proclamando é necessário ter uma conduta irrepreensível diante de Deus e diante dos homens. Resumindo: é necessário que todo evangelista tenha uma experiência vivencial com Jesus Cristo. Daí partirá o gáudio, o entusiasmo, o poder, a graça e o resultado positivo na gloriosa obra do Senhor.

Outra coisa extremamente necessária é o conhecimento da palavra de Deus, porque nenhuma palavra humana poderá, jamais, sobrepujar a força, a pujança e a unção da bendita palavra de Deus. Para que a trilogia esteja completa, além do testemunho e do conheci­mento escriturístico, é mister que o evangelista tenha uma vida de oração, uma vida de profunda comunhão com Deus. Esta comunhão deve ser autêntica e constante - um fluxo contínuo de amor e dedicação ao pai das luzes.

Para evangelizar é necessário, também ser dotado de um coração amoroso. O pecador está neste mundo, lançado em um torvelinho de forças cósmicas poderosíssimas, pelo domínio do inimigo das almas. Sua natureza decaída tende ao desespero e a destruição.Encontra-se em uma condição existencialde espanto e conflito, sem espe­rança e condenado à morte. Vê, em cada ser, um inimigo, e na proclamação do Evangelho, umdesafio ameaçador. É por causa disto que, ao se aproximar de umpecador o evangelista tem que sentir uma profunda por sua alma em condenação e estar dis­posto a ouvir suas dúvidas e revoltas, sem se irritar.

O evangelista tem que evitar, a qualquer custo, o tom polêmico. Deve dar oportunidade ao interlocutor, aproveitando inclusive, os argumentos positi­vos de seu arrazoado. A priori, todos os lugares são apropriados para a exposição do Evangelho. No entanto, usando de sabedoria o evangelista deverá aproveitar as oportunidades que surgirem diante dele, buscando os momentos mais adaptá­veis a uma melhor explanação do abençoado plano de salvação.

Todo pastor deveria pregar a respeito da evangelização. É necessário estar sempre alertando os irmãos para esta missão imperiosa. Todo crente deve preocupar-se com as pessoas de sua vizinhança que ainda não foram alcançados pela graça de Cristo. Esta preocupação deve ser expressa na prática, ou seja, evangeli­zando.