Não há nenhuma forma de transporte mais prática e segura do que um avião. Num país de dimensões continentais como o Brasil, então, comparar um vôo com uma viagem rodoviária ou de trem, por exemplo, é uma brincadeira. Mas, apesar da comodidade, as viagens a bordo de aviões também têm suas desvantagens. Uma das principais delas é que celulares precisam ficar desligados durante todo o tempo de vôo. Também não há conexão de internet. Na prática, viagens de avião são momentos em que os passageiros ficam isolados do mundo. Até agora. A TAM linhas aéreas, uma das maiores companhias aéreas do país, promete mudar para sempre esse cenário.

A companhia anunciou recentemente que, a partir de 1012, 31 aeronaves que realizam rotas domésticas serão equipadas com o sistema OnAir, que fornece conexões de internet durante o vôo (Em países europeus e nos Estados Unidos, esse serviço, oferecido por uma joint venture entre as companhias Sita e Airbus, existe desde 2005). A idéia é lançar o serviço no Brasil já no segundo semestre de 2012. Logo em seguida, espera-se que outros 12 aviões que operam destinos internacionais também deverão contar com o serviço.

 A novidade tem tudo para mudar o panorama dos vôos no Brasil. Imagina checar o e-mail a milhares de metros de altura? Ao instalar sistemas de internet Wi-Fi em suas aeronaves, a TAM presta um serviço pioneiro no país. O movimento deve impulsionar medidas semelhantes em outras companhias aéreas do país, como Gol e Webjet. Algumas questões, no entanto, permanecem abertas. Um dos pontos aguardados com mais expectativa é a tarifação que será cobrada pelos serviços a bordo. Um indicativo, no caso de conexão por celular, é que eles deverão ser tarifados como roaming por meio da operadora da qual o passageiro é cliente. É esperar para ver.