Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Professor orientador Lawton Benatti

Tatiane G. de Lima

A SUSTENTABILIDADE NA IMPLANTAÇÃO DOS 3R’S COMO INOVAÇÃO EMPRESARIAL

SUSTENTABILIDADE

Atualmente muito se fala em práticas sustentáveis, desenvolvimento sustentável e em sustentabilidade de modo geral. Felizmente a palavra sustentabilidade está em alta em todo o mundo, uma vez que ela é algo inteiramente relevante para a manutenção da vida em nosso planeta. Segundo (BECHARA 2011) este termo indica “a capacidade de desenvolvimento econômico de forma a suprir as necessidades atuais sem prejudicar o meio ambiente e sem comprometer as gerações futuras, o que envolve o uso racional dos recursos naturais (...)”.

Inclusive para (FISCHER, FEDATO, BELASCO 2011) a sustentabilidade é vista como “uma significação sistêmica, relacionada com a continuação dos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da sociedade humana”. Assim, as civilizações devem, ao mesmo tempo, conservar os ecossistemas naturais e a biodiversidade, bem como agir de modo efetivo na conscientização de que é necessária a união de todas as forças possíveis para se buscar harmonia entre natureza e cultura, o homem e seu meio.

Foi no começo da década de oitenta que este termo surgiu.  Entendido, ainda conforme (FISCHER, FEDATO, BELASCO 2011) “como sendo capaz de atender as necessidades, sem afetar ou reduzir as oportunidades das gerações futuras. Sendo a organização de processos e ações permanentes, ou seja, que não deixasse de existir, com o tempo, pelo esgotamento natural de recursos”. Neste sentido, a produção de bens e serviços, ao longo das épocas, que são supridores das diversas necessidades e desejos dos homens, demandam infindáveis recursos naturais para a sua produção bem como sobrevivência.

Deste modo, (BARBIERI 2007) aponta que “os recursos naturais são classificados em renováveis; energia solar, ar, água, plantas, animais, etc. e não renováveis; areia, argila, carvão mineral, etc. Essa classificação depende de uma escala temporal humana”. Diante disto, a ideia de renovação ou esgotamento envolve a noção de tempo. Portanto por recursos renováveis se entende; aqueles que pode ser retirado infinitamente de uma mesma fonte, o não renovável, por sua vez, possui uma quantidade finita.

 A SUSTENTABILIDADE/RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por este assunto ser algo extremamente presente nas mídias como; televisão, jornais impressos e digitais, revistas, sites e no vasto espaço da internet e por ser algo que a maioria da população está a levantar a bandeira. Inúmeras corporações, indústrias, empresas, independentemente, de segmento ou porte, encontram-se em sua defesa. Porque, como se sabe, não é apenas imperativo às pessoas físicas o cuidado com o meio ambiente e atitudes sustentáveis, bem como todos os sujeitos atuantes na sociedade, mas, do mesmo modo a todos em geral.

Uma boa atitude de qualquer empresa, como modelo de negócio estratégico, segundo (BRITO 2011), “é iniciar uma política de sustentabilidade, dando direção ao seu crescimento por meio da valorização que esteja de acordo com os ideais ligados a ações ambientais, econômicas e sociais”. Isto é, associando o conceito de sustentabilidade com diminuição de despesas e, é óbvio que determinadas empresas já perceberam isso. Inclusive, como afirma (BRETÉ 2007) “a responsabilidade social está intimamente vinculada com direitos e deveres dos sujeitos e organizações em apresentarem uma atitude de voluntariado. Em colaborar para uma sociedade mais justa que seja capaz de trazer benefícios mútuos”.

Como podemos observar, a nova conjuntura mundial estimula as empresas a seguirem métodos de gestão amplamente sustentáveis. Deste modo, a responsabilidade social das corporações insurge como escolha cada vez mais comum em aplicar efetivamente as práticas sustentáveis. Afinal ser socialmente responsável considera a ideia de que o desenvolvimento econômico de uma empresa é um subsídio daquilo que elas devem oferecer a sua sociedade.

 A responsabilidade social das empresas está em sua ação, ela transcorre por todos os departamentos organizacionais. (ALESSIO 2008) cita que “a responsabilidade social procura dar a empresa um caráter mais humano e altruísta, que tenha interesses maiores. Adotando esta nova forma de pensar e agir, a organização está buscando dar a sua contribuição para a sociedade”. Por exemplo, a concretização da responsabilidade social das empresas exige que ela adote posturas estratégicas, que atenda, direta ou indiretamente, os interesses e as necessidades de todos os públicos envolvidos por sua atividade.

Segundo (ALMEIDA 2008), A empresa precisa ter “consciência de uma postura inovadora direcionada para além das questões econômicas. É preciso inovar, quebrar paradigmas, pois nesse novo cenário organizacional, o papel das empresas torna a ter importâncias fundamentais nos maiores desafios globais”. Neste sentido, a ideia cada dia mais defendida sobre o desenvolvimento sustentável propõe consigo novas perspectivas, que sugere às corporações uma total responsabilidade com as condições sociais.

O PROJETO DA P3IMAGE 3R‘S

A P3IMAGE é uma empresa especializada em gestão documental. Seu ramo de atuação é organizar, guardar, preservar, filtrar, processar e localizar imediatamente as informações de seus clientes. Seu foco é o gerenciamento dos dados e documentos trocados entre empresas, sejam físicos ou digitais. No início, em 2003, a P3 era um bureau de digitalização. Porém com sua obstinada busca pela excelência no atendimento de seus clientes e investimentos em tecnologia, desenvolveu vários produtos e serviços em gestão documental (P3IMAGE 2015).

Com investimentos estratégicos ao longo dos anos, tal empresa ampliou suas operações adquirindo novas unidades e atualmente dispõe de cinco galpões localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Itupeva (SP) que totalizam 16.000 metros quadrados. Contam com uma equipe de profissionais treinados para agilizar os processos internos e satisfazer as necessidades de todos os clientes. Segundo eles, são feitos investimos constantes em tecnologia, desenvolvendo novas ferramentas e simplificando processos. Para ela, a chave do o sucesso é a constante inovação e o estabelecimento de parcerias duradouras (P3IMAGE 2015).

O conceito de sustentabilidade para a empresa P3 é mais do que ajudar as empresas em gestão documental. Segundo informações disponíveis em seu site; ela é uma empresa comprometida com o meio ambiente, com a economia e com a sociedade e está desenvolvendo ações sustentáveis, desempenhando dessa forma um papel importante na construção de uma sociedade melhor (P3IMAGE 2015).

Sua estratégia de atuação é de dentro para fora, ou seja, difundindo o conceito de sustentabilidade para os colaboradores, parceiros e clientes. Colocando em prática no dia-a-dia para assegurar o futuro e a continuidade das atividades. Para sermos uma empresa sustentável devemos desenvolver ações que interajam com o meio ambiente e com a sociedade. Não se trata apenas de notar os problemas do nosso tempo, mas de buscar soluções. É por isso que a sustentabilidade para esta empresa é vista como um mundo de oportunidades para desenvolver mercados, conscientizar pessoas e dar sentido a nossa própria existência (P3IMAGE 2015).

A empresa em estudo adotou a prática do programa que se apoia no 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar:

Reduzir é a primeira etapa do princípio dos 3R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), e consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício. Reutilizar é a segunda etapa que pode ser implantada através de ações que possibilitem sua utilização para várias finalidades, otimizar o máximo seu uso antes de descarte final, ou, ainda seu reenvio ao processo produtivo, visando a sua recolocação para o mesmo fim ou recolocação no mercado. Reciclar é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os resíduos, e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são separados, coletados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclar é usar um material para fazer outro (ECO-UNIFESP 2015) (grifo nosso).

A P3 segue efetivamente estes três passos desenvolvendo políticas de conscientização e treinamentos para todos os seus colaboradores e parceiros. Assim a ela adotou desde sempre seguir estas efetivas políticas de compromisso com a sustentabilidade para realizar seus ideais que é, antes de tudo, desenvolver uma consciência social (P3IMAGE 2015).

No quesito reduzir; o consumo de recursos naturais e energia, o consumo excessivo de materiais, o lixo que é produzido, eliminar substâncias tóxicas e persistentes. Seguir ações como; assinar jornais e revistas com outras pessoas, diminuir o consumo de papel, planejar as compras para não haver desperdício. Em reutilizar; materiais, produtos e equipamentos, embalagens, potes de vidro e envelopes de plástico ou de papel, usar o outro lado das folhas de papel já utilizadas para rascunhos e blocos de anotação, envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e do destinatário. Reciclar; materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são separados, coletados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos (P3IMAGE 2015).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nota-se que a discurso relacionado à sustentabilidade está a cada dia mais presente na sociedade em geral. E, provavelmente, tal discussão existe para provocar profundas reflexões e, acima de tudo, sobre o como este assunto foi encarado ao decorrer dos séculos passados, principalmente, no despertar de uma sociedade, predominantemente, capitalista.  

Olhando para a história recente percebe-se que o paradigma da sustentabilidade não é um assunto para ser encarado de modo teórico, mas que exige ações imediatas. Não apenas de uma parcela da população, mas sim de todos os agentes sociais; cidadãos, corporações e governos.

No caso deste estudo, sabemos que seu viés foi definido como objeto de pesquisa a área empresarial bem como; a sustentabilidade na implantação dos 3r’s como inovação empresarial, por isso que se buscou dar total atenção em como a empresa P3IMAGE gerencia suas políticas de sustentabilidade, principalmente a do 3r’s.

Segundo nossa pesquisa e, unicamente, por informações adquiridas por meio do objeto de estudo concluímos que; os resultados em incorporar a sustentabilidade como metas têm proporcionado inúmeros benéficos, desde geração de lucros imediatos até a valorização da marca que, com o passar do tempo, tem sido apresentada como uma instituição que segue os padrões ideais do senso comum. A empresa pesquisada demonstrou a sustentabilidade pode ser uma oportunidade ímpar tanto para novos negócios como na geração de receitas.

Por fim, observamos nesta pesquisa bibliográfica que engendrar a sustentabilidade numa empresa é dar garantias de que, mesmo explorando um determinado recurso, essa área continuará, por muitas gerações, a prover subsídios, bem estar econômico e social para os sujeitos que dela necessita. Assim, destacamos que é dever de todos; encontrar possibilidades que possam ser uma fonte inesgotável de sustento também para as novas gerações.

REFERÊNCIAS

 

ALESSIO, Rosemeri. Responsabilidade social das empresas no Brasil: reprodução de postura ou novos rumos? 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade.1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

BARBIERI, José Carlos.  Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BECHARA, Evanildo. Dicionário de língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BELASCO, Pedro Falco; FISCHER, Rosa Maria; FEDATO, Maria Cristina Lopes Fedato. Sustentabilidade Socioambiental Através De Alianças Estratégicas Intersetoriais. Artigos USP disponível em: http://lasociedadcivil.org/docs/ciberteca/p_belasco.pdf (acesso em 30/04/2015).

BERTÉ, Rodrigo. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa nas organizações. 1. ed. Curitiba. IBPEX, 2007.

BRITO, Tulio Dias. Competitividade E Sustentabilidade No Agronegócio: O Caso Do Óleo De Palma. Disponível em http://www.sielo.com (acesso em 30/04/2015).

ECO-UNIFESP disponível em; http://dgi.unifesp.br/ecounifesp/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=8#reducao (acesso em 01/05/2015).

P3IMAGE disponível em; http://www.p3image.com.br/a-empresa/sobre-a-empresa/ (acesso em 01/05/2015).