A tradição dos jogos virtuais já iniciou tem bastante tempo, lá pelos anos de 1990 nos quais os antigos games online exigiam muito saber em informática e tinham pouco ou quase nenhum recurso. Logo após dessa primeira etapa onde as dificuldades eram enormes os games ganharam recentes opções onde era provável brincar através da internet discada que era bem cara naquele tempo ou através de redes internas computador-a-pc.

Os jogos de tiro foram os maiores impulsionadores e fizeram os jogos online decolarem rapidamente. Enormes êxitos daquele tempo iguais ao Doom e Quake apresentavam efeitos visuais horríveis comparados aos atuais, contudo eram bastante aceitos porque eram as raras alternativas de diversão virtual na época.

Com o aumento da world wide web e a chegada da ADSL no Brasil apareceram juntamente novas configurações de jogos onde você podia falar e interagir com adversários e colegas durante o game, contudo para que os jogos utilizando a internet tornassem acessíveis igualmente em video-games o problema era muito maior uma vez que neste caso era preciso de mais ciência tecnológica pra inventar consoles com entrada à rede virtual. Os primeiros video games a atribuir de maneira muito prematura o acesso à web foram o Megadrive e Dreamcast, depois a Sony entrou com o Ps 2 o qual inicialmente não possuía o suporte à world wide web, porém foi obrigada à criá-lo já que o mercado ficava requerindo tal função.

Depois do Ps DOIS vieram ainda o XBOX o qual já possui uma rede completamente composta com muitas alternativas e mais entretenimento, Ps 3 e Wii. Os três concorrentes apresentaram ao ramo quase que ao mesmo período o idêntico item, apenas com um look e mínimos detalhes pra diferenciá-los.

Hoje com a world wide web banda larga podemos jogar simplesmente todos os jogos através da internet, sem necessitar fazer downloads dos jogos para o computador, como jogos de carros, corrida, tiro, luta, football, sinuca e variados outros têm a opção de jogar offline e online. Há ainda alguns websites que começaram a disponibilizar jogos porque o reconhecimento online foi muito grande, versões de games famosos foram disponibilizadas na internet de forma gratuita para aqueles que não têm um video-game ou que ainda querem relembrar os antigos tempos de Super Mario como exemplo.