A Sociologia de Émile Durkheim e a realidade Norte Mineira

 

Os fatos sociais estudados por Durkheim distinguem-se em três características a observar: Coerção social, a qual se refere às regras sociais cujos indivíduos são submetidos,  independente de suas vontades. Exterior aos indivíduos, ou seja as leis ,as regras sociais e os costumes já existem antes do nascimento das pessoas ,são elas impostos por mecanismos de coerção social. A última é a generalidade, é social todo fato que é geral.

Tendo em vista o conceito de fato social, pode-se inferir sua ocorrência na Região Norte de Minas Gerais quando se trata, por exemplo, de reações concretas classificadas como “penalidades” as quais constituem os fatos sociais identificáveis como crime.

A criminalidade na região em questão, é generalizada, e é recrudescente em todas as cidades que a compõe. Pode se verificar, no Norte de minas, todos as formas de crime, como estupro, roubo, aborto, assassinato, suicídios dentre outros. A maioria dos crimes que ocorrem nessa região tem como base, principal, o narcotráfico que estende suas redes nas cidades e, até mesmo no meio rural, submetendo muitos jovens a delinqüência.   

Outro fato social comum no Norte de Minas , pode-se destacar,é a existência de favelas ou condições de moradias similares , e por conseguinte muita “miséria” , na maioria das cidades. Isso é consequêcia de fatores históricos, assim bem como do descaso político que resulta também no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),englobando a região entre as mais carentes do país. Os projetos que são voltados para o Norte de Minas, na sua maioria, são assistencialistas, dessa forma, não contribui, muito, para a independência do seu povo que permanece a mercê da “boa vontade” de alguns políticos.

            O caos na saúde pública, que não é um problema exclusivo na região Norte do Estado, atinge de modo geral todas as cidades, as pessoas, de forma especial, as mais carentes. Nos hospitais e postos de saúde as filas para consultas ,exames e cirurgias  médicas são enormes. Desta maneira, a saúde pública se integra ao que se chama Fato Social por ser geral acomete todos os indivíduos ou a maioria deles.

            Por fim, de acordo com Durkheim, o crime, a miséria (baixo IDH) , suicídio e caos na saúde pública é considerado Fato Social por ser generalizado por toda a sociedade ,em especial no Norte de Mina Gerais. Assim, os fatos sociais citados acima não é normal apenas por ser encontrado em toda a Região e em todo o tempo, mas também por representar um fato que integra as pessoas em torno de uma conduta valorativa, que pune o comportamento ou situação a que se encontra considerado prejudicial aos indivíduos.

Douglas Ribeiro dos Santos

Acadêmico de Direito

Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES