Manoel Borges da Silva
Carla Karina Freitas da Silva

Resumo
A nossa preocupação é estudar um pouco sobre o ensino da língua portuguesa que muitas vezes é puramente gramatical, deixando de lado a fala e seus usos. Esquece-se das diferentes culturas que fazem com que seus falantes criem diversos dialetos. Entendemos que é importante conhecer a base de nossa língua que é a linguagem padrão, mas é indispensável analisar, estudar a fala que é a língua em uso, a realidade da mesma. E a Sociolinguística é a disciplina que nos dá essa possibilidade e nos faz entender melhor a forte relação entre a língua e o social.
Palavras-chave: Ensino da língua portuguesa. Gramática. Sociolinguística.
Abstract
Our concern is to study a little about the teaching of the Portuguese language that is often purely grammatical, leaving aside speech and its uses. He forgets the different cultures that make his speakers create different dialects. We understand that it is important to know the basis of our language that is the standard language, but it is indispensable to analyze, study the speech that is
the language in use, the reality of it. And Sociolinguistics is the discipline that gives us this possibility and makes us better understand the strong relationship between language and social.
Key words: Teaching of the Portuguese language. Grammar. Sociolinguística.
Introdução
Para iniciarmos nossos estudos procuramos primeiro explanar sobre a Sociolinguística para que pudéssemos entender melhor essa ciência que estuda a relação da linguagem com o social. Ela mostra como a cultura de um povo influencia em sua fala. Não podemos falar sobre ensino de língua sem estudar a sociolinguística.
No segundo momento trazemos um pouco sobre os conceitos sobre o ensino da língua portuguesa. Pois sabemos que o professor da língua materna de um povo, nada mais é que um educador linguístico. Pois o aluno ao chegar na escola já conhece muito bem essa língua, fazendo-se entender e entendo o que é dito pelo outro.
O professor da língua portuguesa deve na realidade adequar a linguagem dos seus alunos. Mostrando que sua língua não só é influenciada pelo lugar onde o falante está, mas pelo ouvinte, pelas intenções do falante, etc. Mostramos no terceiro momento como isso pode ser feito em sala de aula.
1. Um olhar sobre a sociolinguística.
Falarmos de educação sem levar em conta os fatores sociais que contribuem na construção do processo ensino aprendizagem. Dessa forma, seria o mesmo que deixar de considerar a importância da água para a vida. Todo o indivíduo que faz parte de uma sociedade, é influenciado ou envolvido de forma ativa e contínua, tornando-se, assim, um retrato do meio no qual está inserido.