Alguém, ao comprar algo, já parou e pensou: eu realmente preciso disto?

  Na sociedade em que vivemos as pessoas compram pelo simples prazer de consumir, ou porque viram em propagandas, porque seu ídolo usa, etc. Agora se formos realmente analisar o que nós compramos, grande parte das coisas não são de utilidade alguma para nós, mas mesmo assim nós vamos lá e compramos. E esse produto, que acabamos comprando desnecessariamente, em seguida torna-se obsoleto, e é deixado de lado. Então surge uma nova versão do mesmo produto, ainda sem utilidade alguma para nós, e o que é que nós fazemos? Vamos lá e compramos, mas por quê? Porque acabamos novamente por sermos influenciados a adquirir um produto que não servirá em nada para nós, e isso acontece repetidas vezes e acaba tornando-se um ciclo vicioso que vira um ato comum na nossa concepção.

  Dessa forma acabamos por nos incluir nessa gigantesca sociedade de consumo, controlada por grandes empresas transnacionais, onde estamos cercados de propagandas, slogans, banners, marketing em todo o lugar, que acaba nos influenciando a adquirir os produtos oferecidos.

  Isso é realmente necessário? Qual a utilidade disso? Vai me beneficiar em algum aspecto? Tem alguma utilidade para mim? Essas perguntinhas são o que faltam na hora de comprarmos algum produto além do necessário.