De nada adiantará fazermos um trabalho conjunto e conquistarmos o que queremos para o lugar aonde vivemos se, de repente, recebermos Ilha à dentro todos os produtos (positivos e negativos) da tão anunciada "ponte" Salvador-Ilha. Sabe-se que a "ponte" mudará substancial e essencialmente a vida na Ilha de Itaparica, mas que "ela" venha com tudo o que há de necessário para a sua implementação, senão vejamos alguns pontos:

1) Licitação Federal para apresentação de projetos de estudos de impactos ambientais e sociais em todas as suas dimensões;

2) Licitação para apresentação de projetos arquitetônicos da "ponte" e dos entornos das cabeceiras;

3) Licitação para apresentação de projetos executivos respectivos;

4) Consulta popular (enquete);

5) Programas de educação específicos para preparar a população para receber tudo o que advirá com a "ponte", seja para compreender a avalanche (progresso) inevitável, seja para ser qualificada para sobreviver na avalanche do real mundo capitalista. Pelo contrário, as pessoas que daqui tiram seu sustento, serão atropeladas pelos técnicos e pelos oportunistas. É claro que precisamos de técnicos, mas se nos derem tempo para qualificar nossos jovens e eles próprios trabalharem conosco imbuídos do espírito do Desenvolvimento Sustentável e Sustentado, ao invés de um meteórico (passageiro) crescimento, certamente a Ilha de Itaparica dará um magnífico salto em direção a um Destino Turístico respeitadíssimo, em nível mundial.

Precisamos nos lembrar, sempre, que os bens naturais (praias, águas mornas e tranquilas, ar puro, faunas e floras marinha e terrestre, clima, relevo...) que compõem o cenário da Ilha de Itaparica não são produtos das nossas mãos, mas poderão ser destruídos, num piscar de olhos, pela nossa inércia ou omissão.

Também quero a "ponte", mas que "ela" venha com a certeza da produção e distribuição justa de bens e consumo, além da manutenção da qualidade de vida; enfim, que as próximas e próximas e próximas gerações não sejam afetadas negativamente por um "projeto" que vai resolver o problema de escoamento do trânsito da Grande Salvador em detrimento (possivelmente) do nosso Habitat. Para finalizar e ilustrar: as praias, as águas, o ar e o povo já não são os mesmos em Morro de São Paulo e em Porto Seguro, haja vista a invasão que sofreram aqueles destinos, tidos, um dia, como paraísos.

Consubstanciando a presente argumentação, Dávio Júnior faz a seguinte observação:

"Ressalte-se que o grande perigo do século XXI é a aceitação passiva, pela população, de conceitos elaborados sem a reflexão necessária, cujos temas são explorados por organizações que procuram dominar a política... A manipulação das massas por parte da mídia (...) também é outro perigo que deve ser combatido e investigado." (Dávio Antônio Prado Zarzana Júnior - Mestrando em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP, Bacharel em Direito pela PUC/SP em 1995. Membro da AASP). vide Jus Navigandi in web.

Os oportunistas já começaram a mostrar suas garras. Recentemente, uma empresa de transporte marítimo apresentou à associação que faz a travessia Mar Grande-salvador, proposta de compra das linhas de transporte marítimo de passageiros. É assim que a coisa funciona legalmente?

Será que a proponente está se importando com as mais de cem famílias sustentadas diretamente pelas ocupações geradas pela Associação? E os Trabalhos indiretos e informais?

Será que os profissionais do mar vão cair, novamente, naquele velho conto (promessa de serem aproveitados profissionalmente), como ocorreu com os empregados do sistema ferry-boat, os quais foram obrigados a optarem pela "demissão voluntária"?

Será que o Governador da Bahia e o Secretário de Estado do Turismo já se esqueceram do que disseram sobre o assunto (vide atas do Fórum Estadual de Turismo): que defendem o processo concessório legal (através de licitação) para a referida linha marítima, mas com prioridade para os proprietários de lanchas que exploram a linha Mar Grande-Salvador há dezenas de anos?

Que venha a “ponte” Salvador  Ilha de Itaparica! Mas com responsabilidade social.

Forte Abraço

ZÉU BARBOSA