Fabiana Alves Ferreira *1
Nathalia Castro Neves *1
Sandra Ap. Costa Yamaguti *1
Suzana Protázio *1
Ana Paula Barbosa *2

 RESUMO

O brincar faz parte da condição humana, por meio da brincadeira as crianças podem desenvolver o social, e é por meio do faz de conta que ela representa papéis do ambiente em que vive e com isso aprende a socializar. O objetivo deste artigo é ressaltar como as crianças de 2 a 5 anos observadas na Instituição Creche Ângelo Verzola, interagem entre si através de brincadeiras propostas pelas monitoras da mesma. O método utilizado foi o dedutivo, composto por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, e os procedimentos de coletas de dados foram questionário e observação na vida real. Dessa maneira, pode-se chegar à conclusão que a brincadeira é de extrema importância e se mostra fundamental para a socialização da criança. 

Palavras- chaves: brincar; criança; socialização.

INTRODUÇÃO 

A atividade de brincar é uma proposta criativa e recreativa de caráter físico ou mental, se desenvolvendo espontaneamente, sendo que o final nem sempre pode ser previsto, pois o objetivo da criança é a prática da atividade em si.

È relevante ressaltar que há dois elementos relevantes na brincadeira: a situação imaginaria e as regras. Este mesmo autor demonstra também o valor da brincadeira como fonte de desenvolvimento. Por meio de uma atividade livre, a criança promove uma situação imaginativa, desenvolvendo sua iniciativa, passa a expressar seus desejos e internalizar as regras sociais. 

Este artigo é derivado de uma pesquisa que visava entender como a brincadeira promove a socialização das crianças de 2 a 5 anos.

Portanto pode-se observar a importância da brincadeira como uma situação privilegiada da aprendizagem infantil e do desenvolvimento da alfabetização.