O processo de ensino e aprendizagem não se trata de um processo sistemático e mecanicista. Este processo requer atitudes auto-reflexivas e propositivas, principalmente no que tange o profissional supervisor, o estagiário e a instituição.

Realizar uma simbiose entre estes três elementos requer também cooperação. A instituição principalmente, deve servir de suporte e fornecer subsídios para que o estagiário e o supervisor possam desenvolver atividades de modo correlacionado. O que influenciará tanto na relação social, quanto na relação profissional dos mesmos.

O estágio não pode ser reduzido a um treinamento para aprender o “como fazer” sem que o entendimento acompanhe o “porquê” e “para quê” da ação (Barbosa, 2004). Com isto a relação social do estagiário, do supervisor, e da instituição deve ser moldada de acordo com as necessidades de cada particularidade, proporcionando uma troca de conhecimentos vinculados a teoria e a prática.

Para Barbosa (2004), há necessidade de os supervisores e estagiários imprimirem maior profundidade nas discussões das situações de estágio, qualificando o processo de supervisão. Contudo, construção de discussões referentes a relação social destes elementos, pouco é debatida dentro do meio acadêmico ou profissional. Muitas vezes, esta discussão ocorre apenas, e até mesmo de maneira superficial, dentro da academia, no curto período da disciplina de estágio supervisionado.

A consequência deste processo é a fragilização do ensino, a não efetivação do supervisor como suporte de contextualização da relação teoria x prática, além da não inserção efetiva do estagiário no campo institucional.

Portanto, é necessário compreender que este debate deve se fazer presente de maneira integral no meio acadêmico, institucional e profissional. Favorecendo o processo educativo e consequentemente modificando o debate e a produção científica dentro do cenário do Serviço Social.


Referências Bibliográficas:


 

BARBOSA, A. M. G. O importante papel do estágio no desenvolvimento de competências. In Revista Ágora: Políticas Públicas e Serviço Social, Ano1, nº1, outubro de 2004-ISSN-1807-698X. Disponível em http://www.assistentesocial.com.br