* MEQUIAS, Madalena Albares de Menezes.

Resumo:

A seguridade na produção de merendas escolares visa a qualidade na escolha, no manuseio, no preparo, enfim engloba vários aspectos para que essa merenda seja segura ao seu consumo, livres de contaminantes que provocam doenças à quem os consume. Garantindo assim, a saúde dos alunos favorecendo a escola na questão de promoção de cuidados..

___________________________________________        

* Funcionária Pública do Apoio Administrativo Educacional de Nutrição..

1. Introdução:

            A seguridade na produção dos alimentos nas escolas oferece um adequado comportamento em questão da saúde do aluno para que não haja introdutores de doenças em um termo geral. Por isso faz – se necessário a elaboração de normas sobre esse manuseio com alimentos, objetivando assim a segurança na ingestão dos mesmos para que não provoque nenhum dano conseqüente.

Essa seguridade, no entanto, facilita também na questão de que alimento esse aluno consome para a sua saúde, não só envolve uma questão de higiênica, como também uma questão de um alimento saudável para esses alunos garantindo a sua seguridade em relação a sua saúde como também no seu desempenho no ambiente escolar.

2. Desenvolvimento:

            A alimentação escolar desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, ao mesmo tempo em que também garante um suprimento mínimo de alimentos às populações carentes. Com isso, é necessário uma seguridade na elaboração dessa merenda escolar para que não ocorra riscos na saúde do aluno em ambiente escolar. (BELIK & CHAIM, 2009)

A definição clássica do conceito de Segurança Alimentar deriva das resoluções tomadas na Cúpula Mundial da Alimentação, realizada pela Food and Agriculture Organization (FAO), em Roma, no ano de 1996, a saber: "A segurança alimentar existe quando toda pessoa, em todo momento, tem acesso físico e econômico a alimentos suficientes, inócuos e nutritivos para satisfazer suas necessidades alimentares e preferências quanto aos alimentos a fim de levar uma vida saudável e ativa".

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio da distribuição de refeições durante o intervalo das atividades escolares, visa suplementar a alimentação dos alunos, melhorando as condições nutricionais e a capacidade de aprendizagem deles, além da formação de bons hábitos alimentares. No entanto, visa os produtores dessa merenda escolar, ter cuidados ao manusear esses alimentos para que não tenha nenhum contato com microorganismos que influenciam no bem estar do aluno na escola. (GABRIEL et al, 2008)

A merenda escolar é uma atividade essencial na escola, um importante complemento com função de ajudar a recuperar a deficiência alimentar do aluno. Para ter uma alimentação saudável não é só necessário que exista os nutrientes necessário no alimento e sim o manuseio dele, com os cuidados higiênicos e sem contaminantes.

As refeições produzidas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) escolares devem atender às necessidades nutricionais dos alunos, oferecendo-lhes produtos adequados sob os aspectos sensorial e nutricional, mas, sobretudo, produtos seguros quanto à condição higiênico-sanitária para a proteção e promoção da saúde dos beneficiários. A higiene pessoal é essencial para o manuseio desses alimentos, como, manter as unhas sempre cortadas, cabelos limpos e presos, mãos sempre lavadas, barbas aparadas, não experimentar alimentos com as mãos, e usar as roupas necessárias para a fabricação da merenda escolar.(GOMES et al, 2012)

A higiene do ambiente também é super importante em relação a essa produção de merenda, com os cuidados do chão, das portas, janelas, ralos, banheiro próximos, as pias e bancadas entre inúmeras coisas que tem que se prestar a atenção, sempre limpando para a não contaminação dos alimentos.

O alimento também deve receber os seus cuidados necessários, sempre lavando bem observando o estado em que se encontra cada alimento, selecionando,  armazenando conforme necessário em sacos plásticos para manter a seguridade do mesmo.

Para GOMES et al 2012:

A produção de alimentos seguros é prática necessária, em especial nas escolas públicas, espaço que atende uma clientela vulnerável quanto aos aspectos nutricional e socioeconômico, e para a qual, por vezes, esse alimento constitui a única refeição do dia.

De acordo com o autor, a produção desses alimentos tem que ser seguros pelo fato de existirem uma demanda de alunos vulneráveis já a uma nutrição escassa e que necessite de nutrientes necessários para o reforço nutricional, por isso é necessário que as escolas públicas atendam a essa seguridade em sua produção.

CARDOSO et al.2010 diz :

Consideram fundamental que as escolas possam proporcionar melhores condições de higiene pessoal aos manipuladores a partir de instalações adequadas aos serviços, de modo a viabilizar a obtenção de alimentos mais seguros.

Não depende somente dos manipuladores dessa merenda escolar e sim do ambiente em que eles manipulam, onde, é necessário uma condição de espaço para uma produção totalmente adequada nessas produções de merendas escolares.

4-Considerações Finais

            Concluindo assim, que a seguridade da produção de merendas escolares  ela depende de inúmeros fatores que comprometem nessa produção, e faz necessário uma observação dos meios que  possuem e os que faltam para que ocorra uma busca nos problemas e diante disso, buscar meios para resolve-los proporcionando assim, um desempenho favorável na produção das merendas escolares, objetivando resultados positivos na saúde dos alunos.

 

Bibliografia:

 

CARDOSO RCV, Almeida RCC, GUIMARÃES AG, Góes JAW, SANTANA AAC, SILVA SA, et al. Avaliação da qualidade microbiológica de alimentos prontos para consumo servidos em escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Rev Inst Adolfo Lutz. 2010; 69(2): 208-13.

 

GOMES, Nair Augusta de Araújo Almeida; CAMPOS, Maria Raquel Hidalgo; MONEGO, Estelamaris Tronco. Aspectos higiênico-sanitários no processo produtivo dos alimentos em escolas públicas do Estado de Goiás, Brasil. Rev. Nutr. vol.25 no.4 Campinas July/Aug. 2012. Acessado em 14/04/14 às 19:16hs.

Disponível em: www.scielo.com

 

 

GABRIEL, Cristine Garcia; SANTOS, Melina Valério dos; VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Avaliação de um programa para promoção de hábitos alimentares saudáveis em escolares de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. vol.8 no.3 Recife July/Sept. 2008. Acessado em 14/04/14 às 19:18hs.

Disponível em: www.scielo.com

 

BELIK, Walter; CHAIM, Nuria Abrahão. O programa nacional de alimentação escolar e a gestão municipal: eficiência administrativa, controle social e desenvolvimento local. Rev. Nutr. vol.22 no.5 Campinas Sept./Oct. 2009. Acessado em 14/04/14 às 19:21hs.

Disponível em: www.scielo.com