Os vidros são muito utilizados na atualidade, casas e lojas colocam este material como uma barreira entre o interior e exterior de seus espaços privados e comerciais, mas afinal o que torna o vidro temperado num vidro tão especial, quais são as suas características e o que o diferencia dos restantes vidros.

Quando se fala de vidro se fala de um produto que tem várias características mas onde algumas das principais são o fato de permitir visibilidade para o espaço anexo ao mesmo tempo que cria uma barreira que impede a passagem para esse mesmo local.

Mas este vidro consegue destaque em alguns pontos, para começar podemos falar do fator resistência, o vidro temperado é um vidro bastante rígido e isso faz com que a sua resistência a impactos seja bastante grande, principalmente quando comparado com o vidro tradicional.

Outra das suas características está ligada à forma como reage a impactos que obriguem o vidro temperado a quebrar, sempre que isso sucede o vidro temperado se estilhaça em pequenos fragmentos, este fato permite que em casos de acidentes com vidros temperados a possibilidade de alguém sofrer ferimentos sérios seja bastante menor.

Para a sua produção o vidro temperado é concebido através de máquinas que têm a capacidade controlar a temperatura do fabrico deste vidro, o vidro temperado na realidade é feito a partir do vidro comum e para que esta transformação possa acontecer o vidro é exposto até uma temperatura superior a 500º, depois durante o seu esfriamento o vidro temperado é imergido em nitrato de potássio, o resultado final é um vidro com uma rigidez superior ao vidro qu temos em nossas casas.

Mas este super vidro tem os seus problemas, situações que obrigam a ter alguns cuidados, para começar o vidro temperado não permite intervenções para qualquer corte depois de estar produzido, ou seja tudo tem que ser feito antes do seu fabrico, locais para os parafusos, fixadores, etc.

O vidro temperado é bastante resistente mas frágil quando exposto a pressão, esta é o seu lado mais fraco, a menor flexibilidade quando é comparado com outros tipos de vidros.

Ainda assim não deixa de ser um vidro que é muito usado por exemplo em locais publico como as paragens de transportes publico ou mesmo nas cabines de telefone, espaços que beneficiam da resistência do vidro temperado ao mesmo tempo que vêm diminuído o perigo com os fragmentos no caso dos vidros quebrarem.