A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui  uma mensagem a respeito de uma determinada situação, servindo a um determinado propósito e sendo de utilidade ao ser humano. Trata-se de tudo aquilo que permite a aquisição de conhecimento. A informação digital é um dos mais importantes produtos da atualidade, podendo ser manipulada e visualizada de diversas maneiras. Assim, à medida que a informação digital circula pelos mais variados ambientes, percorrendo diversos fluxos de trabalho, ela pode ser armazenada para os mais variados fins, possibilitando ela ser lida, modificada ou até mesmo apagada.

A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de integridade, disponibilidade, não repúdio, autenticidade e confidencialidade. Esses elementos constituem os cinco pilares da segurança da informação:

• A confidencialidade limita o acesso à informação apenas às pessoas ou instituições autorizadas.
• A integridade garante que toda informação manipulada mantenha suas características originais, pois permite o controle das mudanças e a monitoração de todo o processo de criação da informação, desde o nascimento, a manutenção e a destruição.
• A disponibilidade garante que toda informação esteja disponível para utilização dos usuários autorizados. Isto implica em dados e sistemas prontamente disponíveis e confiáveis.
• Não repúdio e autenticidade compreendem na responsabilidade final, fazendo a verificação da identidade e autenticidade de uma pessoa ou agente externo de um sistema.

Atualmente, o conhecimento e a informação são fatores extremamente importantes para qualquer organização e/ou instituição, por isso a segurança da informação deve ser prioridade em qualquer sistema de informação.