Envelhecer não significa viver sem saúde ou vontade de realizar coisas novas, mas sim sentir a necessidade de se cuidar cada vez mais. Com o passar do tempo, o corpo sofre muitas mudanças... Para diminuir o impacto delas e evitar doenças e indisposições, são necessários hábitos saudáveis e muita força de vontade!

 

O primeiro ponto é a atividade física, que deve fazer parte da nossa rotina durante toda a vida, mas principalmente na terceira idade, quando naturalmente os músculos se tornam mais fracos. Estudos comprovam que a prática de exercícios físicos proporcionam inúmeros benefícios, como maior disposição, autoestima e bem-estar. Além disso, é essencial para manter o cérebro mais jovem e saudável, e ajuda a evitar problemas como a diabetes, obesidade e osteoporose, inclusive colaborando para a melhor digestão alimentar e o equilíbrio do organismo.

 

A “malhação mental” também é de extrema importância! São hábitos simples, como reservar um tempo para praticar palavras cruzadas e jogos semelhantes, que exijam o esforço da mente. Podemos pensar no cérebro como um músculo: sem se exercitar, ele pode atrofiar, perdendo a capacidade de memória e raciocínio rápido.

 

A cafeína, ao contrário de alguns mitos, também colabora com a saúde mental. Mas não é só isso! Ela também ajuda a manter a força muscular e reduz os riscos de doenças nos idosos. Porém, esse efeito é inibido com o consumo exagerado da substância, podendo causar danos como a diminuição de cálcio, que é essencial aos ossos. Portanto, os alimentos saudáveis e ricos em vitaminas devem estar balanceados e formando uma dieta adequada.

 

E, por fim, é preciso um cuidado especial com a saúde bucal. O enfraquecimento dos ossos e o uso de muitos medicamentos e de próteses são fatores que pedem esse cuidado a mais. A saúde bucal também está ligada a algumas doenças, como diabetes e problemas cardíacos. Desse modo, quanto antes forem tratadas, melhor!

 

Essas dicas são indispensáveis para manter a qualidade de vida na terceira idade. Então, é hora de juntar a disposição com a força de vontade para começar a praticar uma vida saudável!