A SAÚDE DO PERDÃO

Quando Tiago fala de contendas entre pessoas (Tg 4:1-10), que se alastra pelos povos e envolvem o mundo não está colocando nada novo, pois a Palavra relata um primeiro conflito não entre desconhecidos, mas entre irmãos (Gn 4:1-14).

Poderíamos dizer que, na maioria das vezes, opiniões contrárias, ou a terrível sensação de que alguém passou á nossa frente, caso de Caim, não têm como resultado final um assassinato, ou mesmo uma agressão, mas existe outro efeito, silencioso, a raiva, o ódio e a raiz de amargura, que são, igualmente, danosos.

Tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hb 12:15).

João nos coloca em uma posição, que certamente colheu de seu relacionamento com Jesus (Raca: Mt 5:21-27), onde vincula o declaradoamor a Deus, ao sentimento que nutrimos para com os irmãos:

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.

E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. (I Jo 4:7-21).

As palavras de João nos trazem um ensinamento de Jesus, que é absolutamente fundamental, tanto assim que integrou a oração dominical, aquela que deve ser repetida todos os dias:

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas,também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas(Mt 6:9-15)

Além disso, João apresenta uma resposta para a superação do ódio e do rancor, que como vimos, na carta aos Hebreus, produzem a raiz de amargura, capaz de gerara danos imensos e irreparáveis (Hb 12:15), quando diz que o amor lança fora o medo.Isto é chave, pois perdoar não parece nada fácil.

A verdade é que o ódio, que não permite ao homem perdoar, pois ele pensa que a atitude de se vingar, ou curtir sentimentos contra aqueles que "acha que o prejudicaram e o ofenderam" é algo próprio dos vitoriosos, dos viris, dos poderosos, mas, em verdade, está sendo movido pela fraqueza, pelo medo de que alguém o supere, e que não possa recuperar sua posição.

O verdadeiro vitorioso, aquele que é mais que vencedor em Cristo (Rm 8:37), que sabe que Deus tem mais para lhe dar (II Cr 25:9), e cuja mente está firmada na eternidade, pode fazer o que Jesus determinou, sobre dar a outra face, sem guardar ódio.

Se você está pensando que esta regra e orientação somente se aplicam aos "irmãos", parentes, amigos, conhecidos, lembre-se qual foi à orientação do Mestre a este respeito:

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? (Mt 5:38-47).

Ocorre que se a falta de perdão impede que os nossos erros sejam "quitados" na eternidade, estaremos diante de uma situação sem saída, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), total ou parcial, e o veneno do ódio dentro de nós irá, corroendo nossas forças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais.

UM CÍRCULO VICIOSO DE DERROTAS


PECADO   -FALTA DE PERDÃO PARA COM OS OUTROS...

Então... IMPOSSIBILIDADE DE PERDÃO DIVINO


DOENÇA -MORTE FÍSICA  e MORTE ESPIRITUAL

Em diversas oportunidades, pessoas me procuraram tentando obter um aval bíblico para que seu perdão fosse "condicional", ou com limites de quantidade, mas esta não é a regraaceita da Palavra:

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mt 18:21-22).

Em termos práticos, podemos dizer que a ausência do perdão é algo que causa danos não para aquele a quem odiamos, mas a nós mesmo, pois cruzamos a vida "morro acima", algo que, segundo a "Arte da guerra" produz derrotas, e "arrastamos um peso morto", recordando, todos os dias dissabores passados.

Vejamos trecho de trabalho realizado sobre o tema:
 

No campo científico, Charlotte Van Oyen Witvliet, professora de psicologia do Hope College, em Michigan, EUA, e seus colega, fizeram uma experiência com 71 voluntários. Nela, foi pedido a eles que se lembrassem de alguma ferida antiga, algo que os tivesse feito sofrer. Nesse instante, foi registrado o aumento da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e da tensão muscular, reações idênticas às que ocorrem quando as pessoas sentem raiva. E quando foi pedido que eles se imaginasse entendendo e perdoando as pessoas que lhes haviam feito mal, eles se mostraram mais calmos, e com pressão e batimentos estabilizados.


Em 1999, o Dr Fred Luskin criou O PROJETO DA UNIVERSIDADE DE STANFORD PARA O PERDÃO, tendo combinado em sua pesquisa dissertativa uma técnica psicoterapêutica, focando e emotividade racional, com alguns estudos sobre o impacto das emoções negativas, como raiva, magoa e ressentimento no sistema cardíaco.

Luskin descreve o perdão como sendo uma forma de se atingir a calma e a paz, tanto com o outro quanto consigo mesmo. A terapia que ele propõe encoraja as pessoas a terem maior responsabilidade sobre suas emoções e ações, e serem mais realistassobre os desafios e quedas de suas vidas.

Em O Poder do Perdão, ele explica o processo de formação de uma mágoa e demonstra como tal fato possui um efeito paralisante na vida das pessoas, definindo novepassosaesterespeito:

1. Saiba exatamente como você se sente sobre o que ocorreu e seja capaz de expressar o que há de errado na situação. Então, relate a sua experiência a umas duaspessoasdeconfiança.

2. Compromete-se consigo mesmo a fazer o que for preciso para se sentir melhor. O ato de perdoar é para você e ninguém mais. Ninguém mais precisa saber sua decisão.

3. Entenda seu objetivo. Perdoar não significa necessariamente reconciliar-se com a pessoa que o perturbou, nem se tornar cúmplice dela. O que você procura é paz.

4. Tenha uma perspectiva correta dos acontecimentos. Reconheça que o seu aborrecimento vem dos sentimentos negativos e desconforto físico de que você sofra agora, e não daquilo que o ofendeu ou agrediu dois minutos - ou dez anos - atrás.

5. No momento em que você se sentir aflito, pratique técnicas de controle de estresse para atenuar os mecanismos de seu corpo.

6. Desista de espera, de outras pessoas ou de sua vida, coisa que elas não escolheram dar a você. Reconheça as "regras não cobráveis" que você tem para sua saúde ou para o comportamento seu e dos outros. Lembre a si mesmo que você pode esperar saúde, amizade e prosperidade e se esforçar para consegui-los. Porém você sofrerá se exigir que essas coisas aconteçam quando você não tem o pode de fazê-lasacontecer.

7. Coloque sua energia em tenta alcançar seus objetivos positivos por um meio que não seja através de experiência que o feriu. Em vez de reprisar mentalmente sua mágoa, procure outros caminhos para seus fins.

8. Lembre-se de que uma vida bem vivida é a sua melhor vingança. Em vez de se concentrar nas suas mágoas – o que daria poder sobre você à pessoa que o magoou – aprenda a busca o amor, a beleza e a bondade ao seu redor.

9. Modifique a sua história de ressentimento de forma que ela o lembre da escolha heróica que é perdoar. Passe de vítima a herói na história que você contar.

O perdão reduz a agitação que leva a problemas físicos. Perdoar reduz o estresse que vem de pensar em algo doloroso, mas não pode ser mudado. Ele também limita a ruminação que leva a sentimento de impotência que reduzem a capacidade de alguém cuidar de si mesmo. O perdão é uma cura... às vezes. Ajuda? Sim,muitasvezes.

O bem estar emocional e espiritual ajuda o corpo a produzir hormônios, anticorpos e vacinas naturais que reforçam o sistema imunológico, combatem a doença e promovem a saúde. Guardar ressentimento prejudica a saúde, sendo a maior causa de depressão, problemas cardíacos, respiratórios, digestivos, pressão alta, artrite, cálculos renais e até câncer. A pessoa que guarda rancor esquece de cuidar de si enquanto fica com a imaginação cheia de lembranças amargas ou planos de vingança. Sentimentos de raiva ou ódio direcionam as energias para uma linha destrutiva de si (pela repressão) ou dos outros (pela agressão). Afinal, a vida é curta demais para perder um dia de felicidade ou uma noite de sono pela falta de perdão. Se o ato de perdoar faz tanto bem, pedir perdão é igualmente necessário e benéficoparaasaúde.

De acordo com várias estatísticas médicas, 60% das doenças são de origem emocional e que 90% delas vem da falta de perdoar?

Mas se a ciência tem suas opiniões e seus caminhos nós devemos ter por base que Jesus, quando disse que se perdoasse 70 vezes 7, estava preocupado, também, com sua saúde e longevidade?

Observe que a razão central do ressentimento, é a idéia de que aquilo que nos magoou ou humilhou, foi gerado por uma ação premeditada e consciente, mas isto torna o perdão muito difícil.

A visão de Jesus é que abandonemos a racionalidade, a soma de nossas razões, de modo que passemos a amar ao próximo como a nós mesmos (Mt 12:33;Lc 10:27;Rm 13:9), ou seja, eu penso primeiro nele e não em mim, assim, eu não tomo mal por mal, mas exerço o amor definido por Paulo (I Cor13:1-13).

A fórmula para entrara no Reino de Deus se encontra expressa em várias formas, para o nosso apoio espiritual, mas uma bem representativa é nos tornarmos como meninos, pois estes, entre outras coisas, sabem crer e perdoar.

Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. (Mt 18:4).

Vamos recordar algumas orientações da Palavra, que não cobre nove pontos, mas todas as situações:

"Perdoa os nossos pecados, assim como nós perdoamos... porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós". (Mateus 6:12 e 14).

"Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas. Mas se não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, não perdoará as vossas ofensas". ( Marcos 11:25 - 26).

"Antes sede uns para com os outros benignos e misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo".(Efésios 4:32).

"Ouvistes que foi dito: amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu vos digo, porém: amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem." (Mateus : 43 e 44).

Paulo fala de Jesus perdoando a nós, e a todos que se arrependem, e isto envolve a maior ofensa de todas, a rejeição do Filho de Deus, sua tortura e crucificação, mas a resposta de Cristo nós conhecemos:

"Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lucas, 23; 34).

Se alguém imagina que esta foi uma reação de momento, deve lembrar quetarefa de Jesus em nosso favor continua, apesar de estarmos, diariamente agindo de modo a sobrecarregar as razões pelas quais ele foi levado à cruz :

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. (Isa 53:3-9).

Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Rm 8:34).

Jesus já deixou de lado as ofensas que cometemos e que o fizeram sofrer algo indescritível, com vista à algo muito superior, e você já esqueceu o que lhe foi feito de mal, pois sabe que o que o espera está acima da imaginação?

olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (O Objetivo eterno).

Considerai aquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. (Hb 12:2-3).

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (O objetivo eterno) (I Cor 2:9).

Esteja certo que se as trevas parecem estar cobrindo sua vida, o perdão irá abrir uma janela para Deus:

É por isso que o andar na luz se reflete no perdão dos nossos pecados diante de Deus:

Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.(I Jo 1:7).
www.pastorelcio.com

Assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=UqjvgWKimdM