A SATISFAÇÃO DAS CRIANÇAS PERANTE JOGOS EM GRUPOS.

Children's satisfaction due games in groups.

 

Ana Carolina Cardoso¹*

Hyago Alves Novato¹*

Leticia de Paula T. Jacintho¹*

Marciel Afonso Faria¹*

Rubiana Aparecida Pereira¹*

Tauany Rosa Mião¹*

 

Dra.Ana Paula Barbosa²**

 

RESUMO

Sabendo da necessidade e importância das atividades lúdicas na infância, esse estudo foi realizado com crianças institucionalizadas com objetivo de avaliar a importância dos jogos em grupo e seus reflexos na satisfação e socialização. Durante 8 semanas, crianças entre idade de 0 à 11 anos foram estimuladas à pratica de atividades que envolviam comunicação, cooperação e competitividade, para então ser realizado um questionário com funcionários e crianças para verificar as diferenças na interação entre todos da instituição. De acordo com Jacques (1960; p.25): “O jogo tem por função essencial ministrar à criança o prazer moral do êxito [...]", afirmação essa que foi comprovada ao término da pesquisa, onde o índice de aprovação das atividades e a satisfação das crianças e funcionários foram unânimes.

Palavras-chave: criança - jogos – satisfação.

ABSTRACT


Been concerned about the needing and importance of activities on childhood; this study was realized with institutionalized children which has the purpose to evaluate the importance of group games and their reflections on satisfaction and socialization. During eight weeks, children between 0 to 11 years of age were encouraged to practice activities involving communication, cooperation and competitiveness, the follow up was a questionnaire with staff members and children to investigate the differences in the interaction between them and every single one of the institution. According to Jacques (1960, p.25): "The game has a key role to teach children the moral pleasure of success [...]", this affirmation has been proved at the end of the study, where the rate of acceptance of activities and the satisfaction of the children and staff members was unanimous.

Keywords: children – games – satisfaction.

 Introdução

Sempre surgem estudos com o objetivo de avaliar a importância do brincar no desenvolvimento das crianças em diversos aspectos. Sabe-se que a prática de atividades lúdicas realizadas em grupo contribui para um desenvolvimento positivo na educação, onde os jogos em grupo têm por sua principal função auxiliar na socialização e interação das crianças.

As atividades e jogos em grupo quando bem aplicados promovem uma maior socialização e integração entre seus participantes, desenvolvendo um melhor relacionamento e melhoria na qualidade de vida e aprendizado.

Este artigo é derivado de uma pesquisa que visava entender como a satisfação das crianças perante jogos e brincadeiras em grupo promove uma maior socialização entre elas.

 Referencial Teórico

Ao trabalhar com atividades em grupo, neste caso, jogos, é de extrema importância se atentar a realidade do mesmo e o seu interesse ao desempenhar as tarefas. É necessário que a criança se sinta, primeiramente, capaz de realizar as atividades propostas, em sequencia que ela se interesse, e seja estimulada, em participar da relação em grupo.

O nível de interesse da criança é um dos fatores de maior importância a ser compreendido pelo observador para avaliar o tipo de atividade para cada grupo e se os resultados serão positivos, desenvolvendo o raciocínio e cooperação.

Tratando da satisfação, como prazer ou alegria da criança em relação a tais atividades acredita-se que essa se dá através da perspectiva da criança em realizar algo, que a faz ter maior interesse e ficar feliz com o seu próprio desempenho.

É indispensável que os jogos sejam aplicados de maneira correta para que a criança não se sinta incapaz e acabe se excluindo do grupo.

Em primeiro lugar é necessário apresentar as crianças atividades que sejam capazes de serem realizadas por ela, para que ela se sinta parte importante daquela situação e não uma figura ilustrativa sem significado. E falando ainda em significado este ponto vem a ser um dos mais pertinentes no que se diz respeito ao tema dos jogos em grupo, a criança tem de estabelecer um vinculo com o jogo proposto, pois a partir disto ela consegue dar sentido a atividade e assim trazer aquilo para dentro de si, desta forma a adaptação do jogo a realidade das crianças em questão exerce um papel fundamental para a atribuição deste significado, Allué, Josep M. (1998, p.04) (1) ainda ressalta sobre essa questão da adaptação um ponto interessante:

“O conteúdo do livro esta dividido em três grandes partes: jogos de raciocínio, jogos para ambientes fechados e jogos ao ar livre, mas é preciso ter sempre em mente que é uma classificação, pois todos os jogos podem adaptar-se á situação concreta do momento e não há regras fixas nem preceitos imutáveis.”

A questão da satisfação vem a ser compreendida neste trabalho a partir do momento que a criança se mostra ativa, pois apesar de não podermos saber com certeza se ela esta realmente satisfeita, existem aspectos que nos levam a crer nisto, e neste caso é a atividade que ela exerce, a onde a mesma esta livre das pressões e pode se expressar livremente durante uma atividade tal como jogos.

 A busca pela satisfação da criança na situação dos jogos ainda nos leva a compreender que este instrumento pode inclusive ajudar na construção da visão de mundo que esse individuo terá, pois ao se trabalhar em grupo é necessário que se desenvolva uma capacidade nas crianças de trabalhar a empatia, como na atividade proposta por GROP (2009, p. 12 e 13)(2):

“Imagine-se em um grupo de crianças brincando de esconde-esconde; em um canto, esta um menino triste, que não brinca com ninguém. No caso de trabalhar essa atividade em grupo, propõe-se representar a situação exposta e que o grupo diga possíveis soluções para ajudar o menino triste a se sentir melhor.”

 Material e Métodos

A pesquisa foi realizada na instituição Recanto Samaritano da cidade de Franca, com crianças de zero a onze anos e funcionários que trabalham como seus cuidadores. O método utilizado foi o dedutivo, que é de certa forma limitada, explicando as afirmações contidas nos materiais consultados, mas nada além das premissas e conclusões. (LAKATOS E MARCONI, 2003) (3)
O projeto foi realizado através de pesquisas bibliográficas trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo.
O estudo incluiu a pesquisa de campo, que é a pesquisa em que se observa e coleta os dados diretamente no próprio local em que se deu o fato em estudo, caracterizando-se pelo contato direto com o mesmo, sem interferência do pesquisador, pois os dados são observados e coletados tal como ocorrem espontaneamente. (APPOLINÁRIO,2005) (4).

Os materiais utilizados na pesquisa foram a observação e o questionário criado pelos próprios alunos representantes deste artigo.

Conclusão

A pesquisa realizada teve como resultado um desenvolvimento em diversas áreas além do quesito satisfação. Ao se atingir a satisfação nas crianças, pudemos notar através dos dados coletados por meio dos métodos de entrevista e observação, que questões como a socialização, raciocínio lógico tiveram um crescimento positivo comparado com quando se deu inicio as atividades.

Percebemos que quando se existe um nível de satisfação em uma tarefa proposta, a capacidade de criar também se aflora. Isso aconteceu durante todo processo da pesquisa, quando em certos momentos as próprias crianças propunham brincadeiras novas, onde elas mesmas criavam as regras e os métodos para brincarem.

Portanto este trabalho foi de suma importância, não apenas para as crianças submetidas às atividades, mas principalmente para o nosso desenvolvimento acadêmico. Por se tratar de uma experiência  onde podemos notar o quanto um fator esperado em um primeiro momento, no caso a satisfação, pode trazer junto a ele tantos outros aspectos ricos no que diz respeito a troca de conhecimento e crescimento pessoal.

 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(1)   ALLUÉ, Josep M. 250 jogos do mundo inteiro para todas as idades. Belo Horizonte: Editora, 1998.

 

(2)   GROP, Grupo de Orientação Pedagógica. Inteligência emocional nas crianças. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.

(3)   LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamento de Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 2003.

 

(4)   APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2005.

 *1.Alunos do curso de Psicologia da Universidade de Franca-SP, cursando o Quarto Semestre N na disciplina de Laboratório de Pesquisa II.

**2.Orientadora do Projeto, Docente da Universidade de Franca, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca (SP).