A SALVAÇÃO COMO PRIORIDADE
I - INTRODUÇÃO
A vida moderna nos direciona para busca de conhecimento e competição, esquecendo-nos que é imprescindível ao homem um contato direto com Deus para que alcancemos as demais coisas na vida secular. As pessoas confundem "religião" e o próprio Deus, achando muitos que todos os caminhos os levarão até ao Senhor.
A palavra de Deus nos fala que "há caminhos que ao homem parece correto, mas que são caminhos de morte", ou seja, muitos estão a praticar a própria justiça, com base em leis humanas, que levam a morte inúmeras pessoas inocentes e injustiçadas. Deus é definido por João como sendo "amor" e também como "fogo consumidor". Logo, a sua justiça é lastreada pelo amor e benignidade enquanto que o seu fogo consumidor estará sobre aqueles que praticam iniqüidades e usam o seu santo nome, praticando terrorismo e mortes em vez de paz.
A natureza do homem é má e a Bíblia Sagrada nos diz que este escolheu "trevas em vez de luz" (João 3-16 ao 21). Se olharmos para tudo aquilo que está acontecendo em nossa volta, entre as nações, testificamos tudo aquilo que nos foi revelado na palavra de Deus, quando o plano de Deus estivesse próximo à sua concretização, pois veríamos nação contra nação, filhos contra pais e pais contra filhos, enfermidades generalizadas, fomes, guerras, perseguições, injurias, injustiças, terremotos, destruição da terra, falsas doutrinas, falso cristo e profetas, operando sinais e maravilhas para enganar até os escolhidos. Estas coisas seriam um aviso aos homens de que a grande tribulação se aproximava. Logo, após a tribulação (presente tempo) o sol, a lua e as estrelas sofrerão devastação. Aí, então se verá sinais da vinda de Jesus virá separar o seu povo (Mateus 24-1 ao 31).
II ? QUE POVO É ESSE ?
A história nos diz que o povo escolhido por Deus era Israel. Para direcionar esse povo, Deus enviou o seu filho para que o caminho fosse, por ele mesmo, revelado aos homens, pois disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chegará ao Pai senão por mim" (João 14-5). Mas, esse povo não o aceitou, vindo a ordem de Deus para que Paulo pregasse aos gentios, povo esse que foi agraciado pelo Senhor e que somos todos nós.
O caminhar de Jesus na terra refletiu, durante seus 33 anos de vida, um modelo para que o homem trilhasse esse caminho. Ele viveu de forma humilde, mostrando assim tudo que era despiciendo ao homem, inclusive os rituais praticados pelo povo Israelita com relação à religião, pois guardavam o dia de sábado e eram incapazes de expressar misericórdia, a ponto de ignorarem um homem espancado por salteadores e jogado ao chão (Lucas 10:25 a 37).
A religião foi duramente combatida por Jesus, pois naquela época, ele ousou desbancar os mercadores que atuavam nas sinagogas, comercializando seus produtos na casa de Deus, cujo fim precípuo era aprender a palavra de vida eterna e orar.
Jesus deu o exemplo de vida e responsabilidade a que os homens deveriam seguir, pois trabalhava pesado ajudando o seu pai, desde a infância, numa oficina de carpintaria, discutia com os doutores da Lei, dirimindo e ensinando-lhes tudo aquilo que os levaria a ter uma vida reta diante de Deus e criticava a religiosidade sem obras, onde os costumes se sobrepunham a justiça e a misericórdia.
Jesus nos ensinou a vivermos unidos tal quais irmãos, amando-nos uns aos outros, o que significa dizer que teríamos direitos iguais se assim procedessem para com o próximo. A sua postura, ao iniciar a sua missão, foi a de reunir homens para segui-lo e que estivessem dispostos a trabalhar pelo Plano Eterno, que nos garantiríamos uma vida eterna, junto a Deus, como filhos e co-herdeiros.
O Senhor não garantiu a aqueles homens, os quais lhes deram o nome de apóstolos, o direito de cobrar pelos ensinamentos que lhes havia ensinado, havendo entre eles uma comunhão e uma reciprocidade de ações e obras que beneficiavam os menos favorecidos, os doentes, os possessos, os leprosos, aleijados, os cegos e injustiçados.
III ? QUAL A RESPOSTA DO POVO DE ISRAEL A JESUS
Apesar de todo esforço e sacrifício de Jesus, pois este deixou a companhia de Deus, para realizar um trabalho de salvação e evangelização na terra, visando o resgate do homem, o seu povo o rejeitou, preferindo permanecer na religião, ostentando poder e oprimindo os humildes. Durante os seus três últimos anos de sua vida terrena, Jesus foi perseguido enquanto pregava e curava multidões, foi caluniado e crucificado por aquele povo a quem Deus escolhera como seu.
A sentença foi decretada a Jesus, que após sofrer açoites e humilhações, foi pregado numa cruz e crucificado entre dois ladrões, tendo assim as autoridades decididas, após ouvir o clamor do povo de Israel, para que o crucificasse e soltasse a Barrabás, um preso assassino (Mateus 27:11 a 26).
Aquela morte de cruz foi uma esplêndida demonstração do poder de Deus, pois ali, terra e céus estremeceram, os homens se apavoraram e sábios puderam testificar que aquele realmente era o filho de Deus, uma vez que tudo que estava escrito a seu respeito se cumprira. Muitos judeus creram porque testificaram da palavra pregada por Jesus.
A separação entre Jesus e seus seguidores gerou um desânimo dos discípulos, tendo alguns se deslocados para outras localidades e não aguardaram em Jerusalém a volta de Jesus ressuscitado. A Bíblia nos fala que dois daqueles homens caminhavam para a cidade de Emaus, lamentando a morte do Messias e o Senhor Jesus os acompanhou, falando acerca de tudo aquilo que já havia previsto e que aconteceria após a sua morte. Tendo aqueles discípulos conversado com Jesus e atraídos pela sua companhia, o convidou para pernoitar em sua casa, pois a hora já se aproximava à noite. E, quando no partir do Pão, após dar graças, Jesus foi reconhecido por aqueles que não lhes tinham obedecido, uma vez que fora recomendado a todos o aguardar em Jerusalém.
Amados, a cada dia aumentam os desafios para o cristão. O povo de Deus está espalhado por toda a terra e o maior desafio que enfrentamos é o desânimo em face de aflições e tribulações no nosso dia a dia. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus e nós temos priorizado os nossos problemas, postergando o nosso tempo de convivência e aprendizado com a palavra de Deus.
Não fora os desafios da vida moderna, atribulada pela falta de recursos financeiros, doenças e tragédias que ocorrem no seio familiar, ainda nos decepcionaram com aqueles que se dizem "escolhidos de Deus" para dirigir Igrejas.
Não existe um planejamento adequado para a Obra de Deus e as lideranças são representadas, na maior parte, por pessoas inescrupulosas, gananciosas e sem nenhum senso de amor e solidariedade. Há desvios dos recursos, frutos do sacrifício de muitos, que ofertam e dizimam e a constatação disso tudo dá ao cristão duas opções: conviver e/ou se afastar da Igreja.
IV ? QUAL A POSTURA HOJE DE UM CRISTÃO X SALVAÇÃO
O foco de um cristão dever ser a salvação. A salvação constitui-se de um processo de vida, onde o Cristão deve se esforçar para seguir os ensinamentos dados por Jesus. Zaqueu roubava e após sua conversão, arrependeu-se e tomou uma atitude diante de Jesus, que foi devolver tudo aquilo que havia retido indevidamente, aquém de direito, de forma multiplicada.
O ser humano erra e peca, mas o culto racional consiste na nossa postura diária e permanente de confessarmos a Deus os nossos pecados, arrependermos e evitar uma repetição do erro.
Jesus nos disse que muitos que se dizem salvos e se justificam por pregar o evangelho, curar e obrar estariam fora do seu reino. Essa afirmação vem confirmar que não basta tão somente confessar e aceitar a Jesus. Necessário se faz nascer de novo, moldando o caráter ao de Jesus e não viver pecando, pactuando-se com o mundo, mantendo um coração impuro, maquinando maldades contra o seu irmão.
V ? CONCLUSÃO
A salvação é pessoal, indivisível e constitui-se numa confissão do homem em aceitar a Jesus Cristo como seu único Deus e Salvador (Romanos 10-1 a 15). A palavra nos diz "crer em Jesus de todo o coração" e isso implica uma postura nossa diante de Deus.
Ler e praticar a palavra são fundamentais para o processo de santificação, que não se dá pela nossa própria vontade, mas pela ação do Espírito Santo em nós. Jesus nos disse que pela palavra seríamos lavados e na Bíblia Sagrada a palavra tem conotação de água que age, lava e purifica.
Temos um exemplo nítido, no exemplo de um discípulo de Jesus (Judas Escariotes), que seguiu por algum tempo ao Senhor, ouvia toda a sua pregação, presenciou ações e maravilhas de curas e libertações (poder de Deus) e se vendeu por dinheiro, abrindo mão de sua salvação para se tornar réu do inferno. Muitos estão a fazer isso.
Semelhantemente, podemos nos reportar ao joio junto ao trigo, onde Jesus comparava a convivência dos bons com os maus, cujo resultado seria a separação futura, porque pelos frutos se conheceria a boa árvore. Portanto, a salvação é algo dado pelo próprio Deus a cada um, cujo pressuposto é a nossa fidelidade a Jesus como único Deus, o nosso empenho em seguir os seus ensinamentos e o nosso praticar de boas ações, que significa as nossas obras, se são para o bem e/ou para o mal. Um salvo não mata uma pessoa, não destrói os sonhos de seu semelhante.
Existem cristãos de fachada, que freqüentam Igrejas e Templos, proferem o nome de Deus, mas se quer conhecem os seus mandamentos. Esses são maioria, porque usam o escudo da religião para se apresentarem à sociedade e, Jesus já os qualificava desde dois mil anos atrás.
Portanto, resta-nos uma confissão diária, uma revisão de atitudes, uma mensuração daquilo que estamos fazendo para Deus e para o nosso próximo.
Creio, que a oração nos coloca diante de Deus e o seu Espírito Santo é o único que pode orientar a cada um a forma de viver rumo aos objetivos divinos. Eu não posso amar a Deus hoje e amanhã culpá-lo pelos meus fracassos. Crer que Deus é fiel para guiar a nossa vida é exercer fé, mantendo a nossa confiança de que o tempo de Deus não é mensurado pelo homem.
Que Jesus hoje mesmo seja aceito em seu coração como único Deus vivo, que lhe ama e se importa com o seu viver. A salvação do homem somente poderá ser alcançada por meio de Jesus Cristo, porque assim nos disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a Vida".
Paz seja no coração de todos !

Zenaide Alcantara de Sousa
Irmã em Cristo Jesus