Brancos ou tintos, envelhecidos em garrafa ou em tonéis de madeira, os vinhos do Porto garantem sempre uma experiência enológica única. Com uma trintena de castas reconhecidas e mais de 300 anos de história, assim que chegar ao Porto irá aperceber-se que o vinho se enraizou profundamente na cultura popular.

O segredo do vinho do Porto

A magia do vinho do Porto começa nos  escarpados terraços que acolhem as torigas e as malvasias. São cerca de 40.000 hectares que se estendem como se de um mar verde se tratasse, a uns  70 quilómetros do centro do Porto, na ribeira do Douro.

Uma vez apanhada a uva, o segredo deste vinho está em interromper o processo de fermentação, adicionando-lhe um pouco de aguardente. Desta forma, o açúcar que fica aumenta a graduação do álcool.

No entanto, o verdadeiro encanto deste vinho está na tradição. Em algumas caves muito pouco mudou desde o século XVII: há castas que se continuam a trabalhar à mão, e as suas uvas ainda se pisam no lagar para conseguir que o mosto adquira uma cor mais forte e um aroma mais intenso.  

De caves em caves

A grande maioria das caves do Porto encontra-se no outro lado do Douro, em Vila Nova de Gaia. Como tal, bastará atravessar a ponte para mergulhar nos prazeres de um bom vinho.  O  ponto de partida é nas Caves Sandeman, as mais importantes da cidade. Na verdade, as Caves Sandeman foram as primeiras a marcar um barril de vinho para dar garantia da sua qualidade, e no século XIX converteram-se nas primeiras a exportar os seus vinhos devidamente engarrafados e rotulados. Esta é a ocasião perfeita para degustar um dos seus Vintage, considerados como o “Rei dos Vinhos do Porto”.

Pode continuar o passeio pelas Caves Ramos Pinto, fundadas em 1880. Esta visita é muito especial, porque para além da adega, poderá ver os escritórios onde se geria a empresa, espaços que se mantêm inalterados desde a década de 30. É então que vai poder degustar um Lágrima, de sabor delicado e exótico ou talvez atrever-se a provar o Terroir Platinum, um dos seus Vintage.

Para encerrar com chave de ouro este roteiro, nada melhor do que visitar as Caves Ferreira, uma das mais belas do Porto. O seu enorme teto, os barris de madeira, a ténue luz ocre e o aroma a madeira e vinho serão os companheiros de viagem que farão desta visita uma experiência única. Recordamos que é aqui se encontra a maior coleção de vinhos do Porto dos séculos XIX e XX.

Se não conhece bem a cidade, deve saber que existem agências turísticas que oferecem este roteiro a preços muito módicos. Certamente que qualquer um dos hotéis no Porto poderá dar-lhe informações acerca da opção mais adequada.