Por Huáras Duarte

Coaching é o processo de ajudar, apoiar e estimular alguém a realizar seus sonhos e objetivos. Antes de definir o seu objetivo ou o sonho que deseja realizar é necessário ter uma visão clara sobre como está hoje o seu grau de satisfação com as várias áreas de sua vida. A técnica que você usará é a Roda da Vida. Apesar de simples, esta ferramenta permite uma boa reflexão sobre os diversos aspectos que compõem a sua vida.

Pegue uma folha de papel e desenhe um grande círculo. Divida este círculo em 8 fatias (sugestão). Cada uma destas fatias representará um área específica de sua vida. Nas retas, faça uma graduação de 0 a 10.

De uma maneira subjetiva você irá refletir e pontuar a sua satisfação nas áreas sugeridas. Use as perguntas a seguir para pensar melhor e mensurar o seu grau de satisfação nas diversas áreas de sua vida.

1. FINANCEIRA ? Esta área se refere a seu ganho monetário, dinheiro advindo de seu trabalho, ganhos financeiros, aluguéis, etc. Como está o seu equilíbrio financeiro? O seu padrão de vida é compatível com os seus ganhos? Você ganha mais dinheiro do que precisa para ter uma boa qualidade de vida?

2. PAIS/FAMÍLIA ? Esta área se refere a sua família de origem e/ou a família que está construindo agora. Independentemente deles estarem vivos ou não, como é(era) o seu relacionamento com os seus pais? Você conhece a história de vida deles? Você sente gratidão? A sua relação com eles é de harmonia e de respeito? E em relação a seus irmãos e parentes? Como é a sua relação com os seus filhos?

3. RELACIONAMENTO ÍNTIMO ? Existe harmonia no seu relacionamento? Você considera as idéias e opiniões de seu companheiro(a), mesmo sendo contrárias as suas? Qual a participação dele(a) em sua vida? Vocês conversam e compartilham situações, sentimentos e emoções regularmente? Vocês compartilham as suas vidas ou vivem vidas isoladas? A sua vida sexual com ele(a) é satisfatória?

4. SAÚDE E CORPO FÍSICO ? Você costuma dormir profundamente? Sente que o seu sono foi restaurador? Pratica alguma atividade física? Como é seu grau de energia, vitalidade e motivação? Você sabe quais alimentos são e não são saudáveis para o seu corpo? Você respeita? Quando doente você procure um medico e segue a sua orientação?

5. SOCIAL, LAZER E ATIVIDADE COMUNITÁRIA - Esta seção é dividida em dois aspectos: vida social e atividade comunitária. O seu círculo de amigos te energiza e nutre? Você os encontra ou fala com eles regularmente? Você costuma ir ao cinema, teatro ou parques? Ou faz atividades externas que lhe dão prazer? Costuma viajar? E se for o seu caso, você procura ajudar outras pessoas ou participa de grupos comunitários, tipo ONG?s, associações, etc? Faz algum trabalho voluntário?

6. CARREIRA E TRABALHO ? Você está satisfeito com a sua atividade profissional? Se sente realizado? Tem perspectiva de progresso e desenvolvimento?

7. INTELECTUAL ? Costuma usar parte de seu tempo de folga com atividades de auto-aperfeiçoamento que podem lhe proporcionar uma vida pessoal e profissional melhor? Costuma freqüentar seminários, cursos e atividades culturais? Mantêm-se atualizado em sua área profissional e de interesse? Sente-se estimulado por novos desafios?

8. ESPIRITUAL ? Você tem uma crença religiosa que serve de suporte ou acredita em uma sabedoria maior que rege a vida? Você se sente conectado a tudo e a todos? Você se considera um buscador ou uma pessoa espiritual ou religiosa? O quanto esta área tem nutrido a sua vida?

Esta é apenas uma "foto" do momento atual de sua vida. A área "mais fraca", de menor pontuação, é aquela que precisa mais de sua atenção. Em situações de estresse, comuns na vida, é esta área que irá "estourar" primeiro.

Agora responda as seguintes perguntas:

1. Qual a área que está com a menor pontuação?
2. Como esta área esta afetando as outras áreas de sua vida?
3. Qual a área que gostaria de investir o seu tempo e esforço para tornar esta roda mais "arredondada"?
4. Para aumentar esta pontuação em 1 ou 2 pontos, qual objetivo pretende estabelecer?