A REVOLUÇÃO SOCIAL

Carla Danielle Dias de Oliveira¹

[email protected]

[email protected]

Facebook? Orkut? LinkedIn? Twitter? MySpace? Flixter? Badoo? Google+? Um fator que revolucionou os anos 2000. Uma composição estruturada por indivíduos ou organizações, visando relacionamento, comunicação, entretenimento e compartilhamento de valores e busca de objetivos comuns, as redes sociais se tornou importante para a sociedade nos tempos atuais, seja para a vida particular ou para carreira profissional de um indivíduo.

O psicólogo americano Abraham Maslow, nascido no dia 01 de Abril de 1908, realizou estudos fundamentados nas necessidades humanas, criando uma estrutura que continha desde as necessidades básicas às realizações pessoais de um indivíduo, sendo conhecida como pirâmide de Maslow, apresentado as hierarquias de necessidades.

Segundo Maslow, o homem é motivado de acordo com suas necessidades divididas em graus de importância. Com base na pirâmide de Maslow, presume-se que a terceira necessidade fundamental para o crescimento de uma pessoa, está o fator “Necessidades Sociais”, onde o homem busca a interação com outros indivíduos, socialização, amizades  e integração em grupos (organizações).

Desde a época da pirâmide, Abraham Maslow percebia a necessidade de interação do homem com outras pessoas e não é novidade que hoje gastamos boa parte do nosso tempo entrando em contato com outras pessoas através das redes sociais, em 2011 a e.life, uma organização que monitora e analisa as mídias sociais na América Latina e Portugal, diponibilizou uma pesquisa realizada com brasileiros, e concluiu que o brasileiros tem como objetivo principal obter contato com os amigos, colegas e parentes (43,1%) e o facebook lidera o ranking com 27,5% de usuários. A pesquisa apresentou grande evolução em 2012 quando a questão foi os aplicativos utilizados para acessar as redes sociais.

As redes sociais abrangem os mais diversos níveis, dependendo os interesse de cada usuário, um exemplo nítido são as redes de relacionamento, as principais são o facebook, Orkut, MySpace, Twitter e Badoo). O LikedIn é direcionada à redes profissionais  e existem redes desenvolivdas para que possibilitar relacionamentos somente dentro de um determinado grupo, como universidades, grupos sociais, bairros e cidades.

            O MastersNet selecionou para você as principais redes sociais, veja só:

FACEBOOK

 Em 04 de Fevereiro de 2004, foi lançado uma nova rede social de propriedade privada, o facebook. Criado por  Mark Elliot  Zuckerberg, nascido no dia 14 de maio de 1984 e seus colegas de quarto da universidade de Harvard, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes.

            Uma rede social que no dia 04 de outubro de 2012 atingiu cerca de 1 bilhão de usuários ativos e que no Brasil é a rede mais utilizada pelos internautas, que declare ter no mínimo 13 anos de idade.

            Os usuários declaram seus interesse pessoais, com perfis que contenham fotos, e informações pessoais, podem trocar mensagens privadas e públicas, podendo também participar de grupos de acordo com seus interesses e necessidades. A receita dessa rede social é proveniente de publicidade e segundo a Chris Hughes, porta-voz do Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook.

ORKUT

 Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google e projetista chefe do Orkut, lançou a rede social em 24 de fevereiro de 2004 e em 05 de Abril do mesmo ano a ganhou versão em português.

O Orkut é uma rede social filiada ao Google e também diponibiliza sala de bate papo desde 2008, possui 30 milhões de usuários, ultrapassada pelo líder Facebook. O site conta com mais 600 aplicativos diversificados, destacando-se entre eles a Colheita Feliz e o BuddyPoke.

Em 29 de Outubro de 2009, numa coletiva de imprensa foi lançada uma nova versão da rede social, com layout novo e reformulado.

GOOGLE +

Uma multinacional dos Estados Unidos cujo nome é Google Inc. fundada por Larry Page e Sergey Brin, que inicialmente era privada e em 1998 tornou-se pública, ambos  estudantes da Universidade de Stanford cursando doutorado, criou o Google Plus, também conhecido como Google +.    

A rede social foi lançada no dia 28 de junho de 2011. Aqueles que tinham suas contas registradas tiveram autorização para convidar amigos com idade de 18 anos acima, após esse teste, o Google +  foi aberto para todos com idade igual ou maior de 18 anos, pois a demanda de novas contas cresceram rapidamente. Mais tarde as contas poderiam ser registradas em idades diversificadas, dependendo do país em questão.      

Considerada a quarta rede social do Google, a rede social Google + conta com recursos como Circles (grupos de amigos), Huddles (chat em grupo), Hangouts (chat por vídeo), Sparks (sugestões de conteúdo) e tem cerca de 10 milhões de usuários ativos atualmente.

MYSPACE

            Criada em 2003, já foi considerada a rede social mais popular em todo o mundo, porém caiu no raking nos últimos anos para o facebook.

            A intermix Media, antiga proprietária da rede social MySpace vendeu-a para a News Corporation, atual proprietária da Fox e DirectTv, por U$580 milhões e em 29 de junho foi passada para as “mãos” da empresa americana Specific Media no valor de U$ de 35 milhões.

            É repleta de recursos como, boletins (recados), MySpaceIM (mensageiros instantâneos), MySpace Mobile (para dispositivos móveis), MySpace Polls (enquetes), entre outros.

LINKEDIN

            Lançada no dia 05 de maio de 2003, a rede social LikedIn é direcionada para a área profissional, no dia 03 de novembro de 2011, a rede social mantinha 135 milhões de usuários registrados em mais de 200 países e está em diversas línguas diferentes, como japonês, alemão, português, inglês, italiano, espanhol, etc.

            A LinkedIn está localizada na Califónia, especificamente em Moutain View  e é atualmente liderada pelo diretor Dan Nye, financiada por Greylock, Sequoia Capital, Bessemer Venture Partners e European Founders Fund.

            Uma rede social como a LinkedIn é interessante para quem busca um emprego e deseja se candidatar a vaga de empresas que estão registradas na rede, podendo verificar o que a organização busca no profissional desejado e as empresas podem expor as qualificações e capacitações que um candidato deve possuir.