Há certo tempo atrás, por volta de quinze anos, a internet ainda era realidade para poucas pessoas no Brasil. Em menos de dez anos um Brasil deu um salto na informação online. Entretanto de uns cinco anos pra cá mesmo com a popularização da internet havia poucos serviços on-line disponíveis para a população. A maioria desses serviços estavam em língua inglesa. Mas podemos dizer que neste aspecto houve uma grande mudança no pais. A própria televisão ajudou bastante na questão da popularização da internet no Brasil.

No Brasil o que ocorre é que a cada dia empresas e instituições governamentais também vão aderindo a essa tecnologia a qual constitui o imperativo do momento, e assim também se torna indispensável.

A começar pelos bancos, hoje os serviços online já estão presentes em muitas instituições. A título de exemplo temos os correios, detrans, tribunais, Procons, escolas, universidades, etc. Muitos setores sociais ingressarão obrigatoriamente no mundo digital. Em termos de educação talvez os pioneiros no uso dessa tecnologia são as escolas de inglês, aquelas que se dedicam a ensinar a aprender inglês online.

De um modo geral percebe-se que todas as áreas da sociedade foram afetadas. Algumas profissões desapareceram completamente e ao mesmo tempo surgiram outras. No mundo da fotografia a revolução foi sensacional. Com a popularização das redes sociais no que diz respeito ao compartilhamento de arquivos, principalmente o de fotos houve um considerável avanço. Quem tinha pavor de estudar o Photoshop, hoje em dia nem se preocupa mais com ele, a não ser se for por uma questão profissional mesmo.

Para fazer uma boa modificação em fotos basta usar os serviços on line. Na internet há inúmeros sites de montagens de fotos. Cada um com uma novidade e diferencial sobre o outro. A tendência desses serviços é cada vez aumentar, pois para cada foto modificada a mesma quando é compartilhada nas redes sociais é seguida de um link no rodapé da foto. Se alguém gostar do efeito e queira fazer algo semelhante com suas fotos basta clicar no link no da montagem de foto e já é redirecionado direto para o site de montagem online.

A digitalização de documentos também foi uma grande novidade. Muitos livros se transformaram em e-book e podem agora serem lidos na telinha do computador. Há uns anos atrás um arquivo em PDF era a garantia de que um texto jamais poderia ser alterado, mas hoje em dia isso também já é coisa do passado. Já existem dezenas de programas que transformam documentos digitalizados em textos prontos para serem alterados ou adaptados. Muitas coisas ainda nos aguaram no mundo digital. Esta reflexão não pretende explicar todas as mudanças tecnológicas, mas apenas para refletirmos um pouco sobre as mudanças rápidas que estamos vivendo no mundo digital. O que dizer então das ligações de graça pela internet? O  que podemos concluir é que a cada temos uma nova surpresa na área da tecnologia, em uma velocidade bem mais rápida que esperamos.