A Revolução dos Bichos – George Orwell



O livro retrata a luta das classes sociais, da aspiração por mudança. É uma sátira à Revolução Russa, à implantação do comunismo e à ditadura stalinista. Napoleão seria Stálin; Bola-de-Neve seria Trotski. Na classe espoliada (os bichos da Granja do Solar) o desejo por mudança, é incitado pelo Velho Major, poucos dias antes de sua morte, e acaba gerando uma revolução que expulsa os espoliadores (humanos) da granja.

Sem os humanos, os bichos se sentem livres para viverem os princípios que motivaram a revolução. Surge a necessidade de organizar a nova sociedade, para isso, foram escolhidos os porcos, por serem os animais mais inteligentes da granja. Começa-se então uma nova vida na granja. Mas com os porcos no poder começaram a acontecer coisas que não se esperavam.

Mudanças começaram a surgir aos poucos; primeiramente todos tinham a ideia de serem iguais, porém com o tempo, os que estavam no cume da pirâmide hierárquica (os porcos) começaram a agir como os que estavam antes no poder. Começou haver assassinatos, exploração, enganações e traições...

Napoleão, um dos líderes da revolução, deu um golpe em seu parceiro, também líder da revolução, Bola-de-Neve, para que ficasse sozinho no poder. A partir de então, ele implanta um sistema ditatorial e o que antes era pra ser uma sociedade livre e feliz, viu-se transformar em coisa até pior que antes. Talvez se diga que o poder tenha mudado Napoleão, mas com certeza, bem mesmo antes dele ascender ao poder, ele já tinha tais ideias.

O que fez com que ele executasse suas ideias foi o poder que lhe foi conferido. Napoleão não possuía ética ou “código de honra”, o que lhe bem entendesse fazer, ele fazia, não se importando com os outros. Ele chegou ao cúmulo de mandar que fossem feitas canções em sua homenagem e ainda mandou que pintasse seu retrato na parede do celeiro. Seus atos foram sempre de engano com a população, usava de sua esperteza e inteligência para enganar os outros. Napoleão acabou se tornando um ditador feroz e insensível, ferindo todos os princípios éticos de antes, os princípios que foram proferidos pelo Velho Major.

A granja já se via em situação tão quanto, ou até mesmo pior que antes. Napoleão havia pego os hábitos dos humanos: já dormia em camas, bebia álcool, andava sobre duas patas, usava roupas... Os bichos já não conseguiam mais distinguir humanos de porcos. Estavam em caos e já nem mais se lembravam dos princípios porque fizeram a revolução. A sociedade perfeita, utópica que o Major lhes criara no pensamento, havia se tornado pesadelo.