Tem este artigo a finalidade de introduzir o leitor na temática referente a Computação em Nuvem, tecnologia esta que recentemente tem ganhado muito espaço nas empresas de informática e usuários em geral.

                O termo "nuvem", ou do inglês "cloud", vêm da telefonia e posteriormente foi adotado como metáfora para descrever a Internet nos diagramas de rede e indica algo amorfo, intangível, mas necessário nos diagramas. Uma nuvem descreve um ambiente computacional baseado em uma imensa e complexa rede de servidores, quer sejam eles virtuais ou físicos, fornecendo recursos como processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e os mais diversos serviços que encontramos na Internet. Não é possível conhecer em detalhes o funcionamento disto tudo, apesar de estar tudo lá, então a melhor simbologia encontrada foi a metáfora da nuvem, pois esta comparação tem por base a comparação da nuvem, da qual todos sabemos que existe no céu, mas não é algo palpável e de fácil identificação.

                Portanto nuvem em TI significa exatamente este conceito de que nunca sabemos qual computador dentro todos os da rede (nuvem) esta disponível ou estamos utilizando para executar nossos programas, ou seja, é como se fosse vários computadores diferentes, porém trabalhando colaborativamente como se fosse um único, poderoso e imenso computador virtual.

                Com relação ao termo Computação em Nuvem ou do inglês "Cloud Computing" surgiu recentemente, no ano de 2006, em uma palestra de Eric Schimidt do Google na qual o mesmo estava descrevendo como sua empresa gerenciava seus próprios data centers. Como já era de se esperar a gigante da internet Google foi a empresa pioneira nesta inovação. Com os recursos atuais da Google, em vez de armazenarmos nossos documentos e rodar um processador de textos em nosso próprio PC, podemos apenas acessar o Google Docs, que disponibiliza as principais funcionalidades do famoso Office da Microsoft. É o software como serviço e isto é a revolução atual da TI, pois enquanto antes comprávamos pacotes de softwares, investindo grandes recursos, hoje podemos adquirir serviços alguns dos quais inclusive de forma gratuita, como é o caso do Gmail ou o armazenamento de fotos Flickr que sem conhecer do assunto milhares já utilizam da Computação em Nuvem.

                Para explicar os conceitos de Computação em Nuvem irei utilizar de uma metáfora de um fato histórico ocorrido durante a Revolução Industrial, no final do século 19, em uma época em que as grandes companhias tinham que gerar sua própria energia elétrica para poderem realizar suas atividades. Neste período cada empresa tinha que ter seu próprio sistema gerador de eletricidade para que suas máquinas funcionassem, porém houve uma grande inovação  nesta época que mudou todo de uma forma radical graças as linhas de transmissão de energia elétrica juntamente com usinas elétricas.

                A partir do momento em que iniciaram as atividades da usinas elétricas, linhas de transmissão permitiram separar a geração e o uso da eletricidade e a partir de então a eletricidade se tornou um serviço de modo que houve uma centralização da produção da eletricidade, por uma empresa especializada, ou seja, usinas hidrelétricas, dispensando desta forma a necessidade de cada um produzir a sua eletricidade mas sim utiliza-la como um serviço que é disponibilizado a todos, deixando desta forma que a companhia em questão dedique-se integralmente na sua área de atuação.

                Comparativamente, com relação à Computação em Nuvem, a Internet é a grande "hidrelétrica" que neste caso passa a ser o repositório de arquivos digitais e softwares sem que o usuário necessite instalar nenhum software em sua máquina. A ideia é permitir que um mesmo arquivo possa ser acessado por um celular, um PC ou notebook, netbook, tablet, ou seja, independentemente do equipamento, pois todos os arquivos estarão guardados em servidores na Web, concretizando a ideia central de minha metáfora com relação as redes públicas de eletricidade, pois o que aconteceu com a eletricidade está acontecendo agora com a computação. Sistemas privados montados e operando individualmente por empresas estão sendo substituídos por serviços fornecidos por uma rede comum: a Internet.

                Da mesma forma como a energia elétrica transformou toda a nossa sociedade hoje a computação em nuvem também representa um novo paradigma computacional que vem transformando toda a indústria de computação, a forma com que trabalhamos com TI e também nosso dia-a-dia.

                Antigamente as empresas tinham gastos exorbitantes com espaços físicos, infraestrurua, energia e refrigeração para terem seus próprios data centers, agora esta nova inovação técnica é provável que muitos destes data centers sejam transferidos para as nuvens e teremos verdadeiros data centes virtuais. É uma grande mudança nos paradigmas computacionais atuais. Antigamente para adquirir ums ervidor a empresa tinha que encomendá-lo, esperar sua chegada, instalar e configurar os softwares etc., porém hoje basta utilizar de um cartão de crédito e em poucos minutos teremos um servidor virtual funcionando nas nuvens.

                Conforme podemos comparar em minha metáfora do que ocorreu com as redes de energia elétrica, a partir da qual toda a complexidade da geração, transmissão e distribuição é escondida do usuário qu simplesmente aperta um interruptor na computação em nuvens também o usuário não faz ideia de onde os recursos foram gerados e que caminhos eles percorreram até chegar em seu PC.

                Por que Computação em Nuvem está tão popular hoje em dia? É fácil chegar a esta resposta, pois é tão fácil de utilizar e tão conveniente ter acesso a seus e-mails, fotos e arquivos de qualquer lugar e em qualquer computador que certamente esta é uma evolução tecnológica que veio para ficar.

                Conforme podemos deduzir o que está acontecendo atualmente é uma transferência do conteúdo de dentro dos PCs para as "nuvens computacionais" de modo que a ideia é que no futuro não serão mais necessários computadores pessoais de grande capacidade de processamento, armazenamento e com tantos softwares necessários como vemos hoje. Quem sabe no futuro o PC seja apenas um chip processador com um monitor e ligado à Internet, pois a tendência é que toda a inteligência e o armazenamento estar na grande rede.

                O Windows Azure é a plataforma da Microsoft para execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem e através da URL www.windowsazure.com/pt-br podemos experimentar esta plataforma de desenvolvimento em nuvem por três meses, utilizando-se de uma avaliação gratuita, sendo necessário apenas realizar um cadastro utilizando-se de um cartão de crédito (não há cobrança no período de avaliação). Dentre os recursos do Windows Azure podemos usufruir de:

                - Sites

                Em poucos passos você cria um site, com opções de obter ferramentas tais como WebMatrix e um SDK do Windows Azure. No site utiliza-se a versão 4..5 do .Net Framework ou PHP 5.3. O nome do domínio inicial será seunome.azurewebsites.net. Nos sites você pode vincular recursos tais como bancos de dados (SQL ou MySQL). Utilizando de um "nome de host ftp" e um "usuário de implantação/FTP" você poderá utilizar qualquer software cliente de FTP para iniciar os trabalhos com seu site.

                - Máquinas virtuais

                Você pode criar as seguintes máquinas virtuais: SQL Server2012, Windows Server 2008/2012, CentOS 6.3, openSUSE 12.3 e Ubuntu.

- Serviços móveis

                Podemos por exemplo definir uma URL no padrão "seunome.azure-mobile.net" e criar uma instância de banco de dados. Existe a possibilidade de você gerenciar seu banco de dados via Web, utilizando da ferramenta disponibilizada pelo painel de controle.

Estão disponíveis outros serviços tais como:

- Serviços de nuvem

- Armazenamento

- Banco de dados SQL

- Barramento de Serviço

- Redes

- Relatórios SQL

- Serviços de Mídia

- Active Directory

                A computação em nuvens é sem dúvida a atual revolução na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) que estamos atualmente vivenciando.