A REVITALIZAÇÃO DO ALTO CURSO DO RIO MAMANGUAPE-PB: UMA ANALISE SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DA RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR.

Marcelo Cavalcante Nunes Morgado
Graduando Licenciatura Plena em Geografia ? UEPB.

RESUMO

Em tempos de escassez de água na microrregião do litoral norte da Paraíba. Em uma área denominada Barra de Mamanguape, no litoral paraibano setentrional. Este trabalho procura analisar de forma socioambiental a revitalização do Rio Mamanguape, através da recuperação da mata ciliar que foi destruída no manancial, que tem mais de 170 km de extensão. Visando recuperar as áreas degradadas da nascente do rio em favorecer o acesso a comunidade de equipamentos de captação e armazenamento de água de chuva. Pelo fato, de mesmo na nascente é difícil encontrar vestígios dele, muito destruído pelo homem. No qual o rio se encontra com uma área bastante degradada com a inexistência de matas ciliares, provocando o assoreamento crescente e conseqüentemente, naquelas áreas onde tinha maior absorção da água em quantidade ascendente, ficou extremamente limitada para o consumo pela comunidade ribeirinha. Neste aspecto, analisando a necessidade de prover os recursos naturais da região de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente em questão. Procurando metas geográficas e educacionais para a revitalização do Rio Mamanguape, buscando acondicionar a região de estudo em revigorar as suas áreas de nascente com o reflorestamento. Fazendo com que a educação ambiental ensine a população como utilizar os benefícios que o Rio Mamanguape, precisando e podendo proporcionar o ambiente captado, sem estar degradando o seu meio físico. Exercitando com a população e passando a ter um uso consciente do rio pela auto-sustentabilidade na região cogitada. Em que a sua participação efetiva juntamente com o poder público e dos órgãos responsáveis pela gestão ambiental e urbana, se intensifique numa implementação política, de educação ambiental e na elaboração de um plano diretor que sempre priorize o controle de inundação no meio rural e urbano, para que deve ser imprescindível em suas vidas.

Palavras chave: Revitalização Socioambiental, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental.

INTRODUÇÃO

Sabemos que o homem participa da natureza desde o seu surgimento na Terra e sempre precisou do alimento, da água e do abrigo que é de fundamental importância para sua sobrevivência. Segundo, Milton Santos.
Esse meio natural generalizado era utilizado pelo homem sem grandes transformações. As técnicas e o trabalho se casavam com as dádivas da natureza, com a qual se relacionavam sem outra mediação. (SANTOS, 2009.p. 235)

Assim, em todas as etapas históricas da humanidade fez uso da natureza, primeiramente para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedentes, especialmente após a Revolução Industrial.

De fato, os recursos naturais que se encontram no planeta são de vital valor para o seu meio de consumo sócio econômico e ambiental como: o solo, a água, o oxigênio, a energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. E compreendendo também, que os recursos naturais podem ser recomposto depois de extraído pelas atividades antrópicas, através da reposição que ocorre de tempos em tempos com as grandes diversidades de recursos naturais renováveis como: a energia eólica (ventos), a energia solar (radiação solar), ondas do mar, hidroeletricidade, biomassa e energia geotérmica. Permitindo deste modo, a reposição dos recursos aproveitados no lugar, capacitando ser feita pelo homem ou naturalmente, pelo próprio ambiente.

Por outro lado, sabemos que os recursos naturais não-renováveis são aqueles que acabam após intensa exploração realizada pelas atividades do homem, demandando muito tempo para se regenerar. E entendendo que todo recurso natural deve e pode ser governado de uma maneira sustentável no objetivo de garantir a sua reposição e regeneração no meio ambiente, mesmo em circunstâncias de intensa exploração desses recursos, sempre haverá riscos de ocorrer um empobrecimento decorrente de um desequilíbrio ecológico.

Diante deste contexto, faz-se sempre necessário, buscar diversas alternativas e formas sócias econômicas e ambientais para revitalização do Rio Mamanguape, impedindo a extermínio de seu manancial e restaurando a sua mata ciliar. Procurando principalmente recuperar a degradação da sua nascente, que passa por riscos eminentes de ser ainda mais destruídos pelo homem, que não reflete a sua utilidade ambiental em favorecer o acesso a comunidade, no armazenamento e captação da água pela chuva de forma sustentável.