"...os cristãos fundamentam sua crença nos ensinamentos e milagres de alguém que asseveram ser Jesus Cristo, uma pessoa histórica, que, dizem eles, é Deus."[1]. A existência histórica de Jesus é um fato e, poucos são os que ainda hoje questionam. Diante disso, o que faz dele mais do que um grande homem da história como os muitos outros que já existiram?

A resposta a esta pergunta é a Ressurreição, isso por que, ela estabelece a diferença crucial entre Jesus e os demais grandes homens da história humana. É de se ressaltar, que os discípulos, testemunhas oculares, dos fatos do Ministério de Jesus e também de Sua ressurreição, falavam à pessoas que viveram na mesma época e região em que tudo aconteceu e, que facilmente poderiam desmenti-los. E, a pergunta que se faz, é: "Será que o cristianismo teria tomado raízes tão rapidamente se os discípulos falassem coisas que as multidões soubessem ser exageradas ou falsas?”
[2] Certamente que não.

Fato é que eles que se diziam testemunhas oculares, sofreram implacáveis perseguições e até mortes horríveis, mas não se retrataram de seu testemunho de que Jesus havia ressuscitado. E, se estivessem mentindo, estariam eles prontos a serem mortos por algo que sabiam ser falso? Obviamente que não. A história demonstra que aqueles homens simples, até então covardes, saíram a proclamar até a morte com ousadia e intrepidez que Jesus tinha vencido a sepultura e que era Ele o Filho de Deus. De covardes a corajosos e intrépidos!!! O que os transformou? “A única explicação que me fez sentido foi que eles realmente tiveram uma experiência vital com o Cristo ressurreto", diz o jornalista e escritor Lee Strobell. "Senhor meu e Deus meu", disse o incrédulo Tomé, só após constatar no Cristo ressurreto os sinais recentes no Seu lado e de tocar–Lhe no lugar dos cravos - e, Jesus não rejeitou sua evidente adoração; muito pelo contrário, Ele repreendeu Tomé por só haver crido nisso após ter tido a comprovação que havia pedido.
[Indubitavelmente, essa repreensão a Tomé significou que Ele quis mostrar que Seu ministério aqui na terra, já seria o suficiente para testificar acerca de Sua Divindade].

 

E, como disse o historiador Will Durant: "Que uns poucos homens simples pudessem em uma geração, ter inventado uma personalidade tão poderosa e atraente, tão sublime e ética, e uma visão tão inspiradora de fraternidade humana, seria um milagre bem mais incrível do que qualquer outro registrado nos Evangelhos".

 

                                                          [Sugiro também a leitura de livros de Josh McDowell]

 



[1]     [STROBELL, Lee. "Inside the mind of unchurched Harry & Mary" (Como alcançar os que evitam Deus e a igreja) - Tradução de Emma Anders de Sousa Lima. Ed. Vida. 1997. São Paulo. SP].

[2]     Idem