INTRODUÇÃO
As ações de responsabilidade socioambientais desenvolvidas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) são instrumentos importantes para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e podem gerar um retorno positivo para a imagem da Instituição.
A PMESP aproxima-se de seus grupos de interesse de várias formas. Detaca-se o momento de interação entre os policiais militares e a comunidade, não apenas nos atos de atendimento social ou policial, mas também no simples contato do policial com o cidadão durante no desenvolvimento de ações sociais. No escopo destas "horas da verdade", se inclui as atividades ambientais que, integrantes do processo de policiamento comunitário, agregam aspectos positivos para a imagem valorativa da Instituição.
De modo simplificado, a "imagem é a soma de crenças, idéias e impressões que uma pessoa tem de um objeto." Sua percepção varia de pessoa para pessoa e difere quanto ao entendimento, haja vista que cada um pode ter uma impressão reduzida ou confusa sobre a "imagem" de uma pessoa ou de uma organização.
Em face destas variantes, a construção de uma imagem corporativa positiva deve ser objeto do planejamento estratégico da Instituição e, portanto, precisa estar incluída na política institucional como fator de competitividade, explorando de forma inteligente seus pontos fortes, haja vista que o desenvolvimento de ações socioambientais, além de contribuir com a sociedade, agrega valor a sua imagem, desde que tais ações estejam escudadas em conceitos duradouros e éticos.
A prática da responsabilidade social é uma arma poderosa para fortalecer a imagem corporativa e tornar a Instituição reconhecida pela sociedade. Esta relação é fundamental para criar um vínculo com a comunidade, podendo melhorar a opinião pública, valorizando a PMESP.
No entanto, a responsabilidade social não pode ser resumida simplesmente em ações sociais, razão pela qual é necessário entender o verdadeiro significado desta expressão.