A RESPONSABILIDADE DE ENSINAR A PALAVRA DE DEUS

Eduardo Veronese da Silva

TEXTO: SALMO 78

Origem da palavra Salmo:

Em hebraico, significa o Livro dos Louvores.
Em Grego, poemas adaptados à música.
Para nós, cristãos da era atual, cântico de louvores a Deus.
Para Israel, seu hinário nacional.

Salmo 78:

Verso 1 ? Escutai a minha lei, povo meu, inclinai os ouvidos, as palavras da minha boca.

Deus clamava ao povo que estava em rebelião para estar atento as suas palavras, pois estas os livrariam da condenação eterna. Sabendo o Senhor, que chamaria o pecado do povo para si, mesmo nunca tendo pecado. Conforme descrito no Livro do Profeta Isaías:

Is 53.6: Todos nós andamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele à iniqüidade de nós todos.

Alguns cristãos daquela época achavam que poderiam continuar cometendo pecado e que, mesmo assim, estariam livres da condenação eterna, mediante a graça e misericórdia do Senhor. O apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, contesta totalmente esta falsa doutrina:

Rm 6.1,2,4: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum. Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Basta lembrarmos o momento em que Nicodemos vai a noite encontrar-se com Jesus, registrado no Livro de João 3.1-10. Ele era um judeu consagrado e membro do Sinédrio, o Conselho que dirigia o judaísmo.

Jo 3.2,3: Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. [...]: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

V.5 ? [...] e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos.

Isto não foi uma opção para que pudéssemos escolher entre ensinar ou não ensinar o Evangelho aos nossos filhos, mas sim, um mandamento (ordem) a ser cumprido e passado de geração em geração. Conforme registrado no Livro de Deuteronômio 6.5-8:

Dt 6.5-8: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração, e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos (grifamos).

Nota-se do texto em relevo, que além de ter a responsabilidade de ensinar o Evangelho de Cristo aos filhos, os pais têm que ser (ter) o bom exemplo ostentado em seu próprio corpo, ou seja, a sua conduta diária em casa e na sociedade deve reluzir a pessoa de Cristo.
Caso isso não ocorra conforme o ensinado e esperado por Deus, as pessoas a quem foi confiado esta responsabilidade (pais, pastores etc.), poderão sentir a ira de Deus pela sua desobediência. O livro de Colossenses mostra isso claramente:

Cl 3.4-6: Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (grifamos).

Sabe-se que a perfeição só é encontrada na pessoa de Jesus Cristo, mas ele requer que busquemos alcançá-la a todo custo. Conforme registrado em 2º Timóteo 3.14-17:

2 Tm 3.14-17: Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. [...], para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

V.8 ? e não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com Deus.

Deus adverte ao seu povo, principalmente ao público jovem (adolescentes), que não seguissem os caminhos errados de seus antepassados. Esta exortação é bastante atual para o momento em que vivemos. Nossas igrejas devem estar cautelosas para não seguirem o curso deste mundo (modernismo, consumismo, hedonismo etc.), tornando-se Frias na Fé e Afastadas do Cristianismo genuíno (Bíblico).
Precisamos estar totalmente fixados na Rocha inabalável e Edificados nos fundamentos dos Apóstolos e dos Profetas, de quem Jesus Cristo é a principal pedra de esquina (Efésios 2.19-22). Procurando a todo tempo, andar em novidade de vida e mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6.4,8).

V.11 ? E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver.

Inúmeras narrativas bíblicas são encontradas no Antigo Testamento (AT), confirmando as grandes maravilhas promovidas por Deus, para proteger e salvar a nação Israelita de seus inimigos. Naquela ocasião, muitos testemunhavam esses prodígios da parte de Deus, socorrendo o seu povo de tremendas aflições e perigos, mas, mesmo assim, não demorava muito para se esquecerem desses feitos divinos. Para exemplo, busca-se o registro contido no livro de Êxodo 14.15-31, acerca da travessia do Mar Vermelho:

Êx 14.21,23,30: Então, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.[...]. E os egípcios seguiram-nos, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e seus cavaleiros até o meio do mar. [...]. Assim, o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.

Nota-se neste episódio, que a Virtude do Espírito Santo (o próprio Deus) agiu em favor do povo Israelita. A expressão original para virtude é dunamis, contendo o significado de "Poder Real ou Poder Divino em Ação". No Novo Testamento (NT), existe outra passagem com grande atuação desse Poder Divino que se tornou um marco na história do povo de Deus (a Igreja de Cristo), que se encontra no livro de Atos dos Apóstolos 1.8:

At 1.8: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.

V.38 ? Mas ele, que é misericordioso, perdoou a iniqüidade [...], antes, muitas vezes desviou deles a sua cólera e não deixou despertar toda a sua ira.

Deus é paciente e misericordioso, mas também pode haver momento em que terá que corrigir o seu povo, para que não continue no caminho da rebeldia e perdição. Sabe-se que Ele é longânimo e piedoso, mas nem por isso, seus seguidores devem abusar de sua bondade e misericórdia. Se o cristão persistir em pecar deliberadamente, entristecerá a Deus e, por fim, poderá provocar a sua ira (cólera) e fazê-lo agir como fez com as cidades de Sodoma e Gomorra, destruindo-as com fogo e enxofre (Gênesis 19.24-28).

Enquanto servos do Deus altíssimo, temos a responsabilidade e o dever de estar ensinando o Evangelho genuíno de Cristo e dos Apóstolos aos nossos filhos (ovelhas, membros da igreja). Caso contrário, Ele poderá agir com maior rigor para com os de sua casa (seus seguidores).
Basta lembrarmos-nos da advertência feita na peregrinação pelo deserto: "Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto. [...]. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, com na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi, porventura, com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?" (Hebreus 3. 7,8, 15 e 16).
Daquela nação de Israelitas que iniciaram a peregrinação pelo deserto do Egito, segundo registro bíblico contido no livro de Números 26.65, somente entraram na Terra Prometida por Deus (Canaã) Josué e Calebe. Os demais, foram a nova geração nascida durante a peregrinação, tempo aproximado de 40 anos.
Portanto, que possamos aprender com o Senhor e a sua Fiel Palavra: "muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos".


Eduardo Veronese da Silva
Presbítero da Assembléia de Deus ? Cariacica/ES
Bacharel em Direito ? FABAVI/ES
Especialista em Direito Militar ? UCB/RJ
Instrutor do PROERD/PMES