Autora: Norônia Rosa Silva 

Orientador(a): Professor(a) orientador(a): Maria Carolina da Silva 

Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia- Centro Universitário UNA/BH- 2010

Resumo 

Esta monografia analisou três Livros Didáticos de História, sendo dois do Ensino Fundamental e um da Modalidade da EJA. Com base nesses livros, procurou-se analisar a representação do negro nos Livros Didáticos de História da Educação de Jovens e Adultos. Teve, ainda, como objetivos específicos analisar como os negros aparecem nesses livros e como isso atua na construção de identidades, diante desses dados, verificou se há e quais são as adaptações feitas pela professora entrevistada para trabalhar a cultura negra na disciplina de História. Tendo em vista a análise empreendida, argumento que, apesar de muitas pesquisas mostrarem que os negros são representados de maneira estereotipada, na pesquisa realizada foi possível encontrar representações “positivas” das imagens e dos textos vinculados nos Livros Didáticos.

Para realizar a análise, utilizou-se como referencial teórico os Estudos Culturais, no qual vê a cultura como um campo de lutas em torno da significação social dando significados às identidades que lutam para impor seus costumes.  O estudo traz, especialmente, os conceitos de identidade e representação a serem pensados dentro da cultura africana.

Como metodologia, utilizei a pesquisa qualitativa que possibilitou o uso de análise documental sendo necessária para a análise dos Livros Didáticos e a entrevista qualitativa com a professora de História na qual pôde relatar, de forma espontânea, suas experiências.  

Palavras-chave: Cultura, representação, Livro Didático da EJA.