A Gestão de pessoas é o setor que tem a responsabilidade de garantir a valorização do profissional dentro da empresa, potencializando o capital humano. Desta forma, em minha opinião, o sistema de remuneração influencia a Gestão de Pessoas bem como a Gestão de Pessoas influencia o sistema de remuneração.

Sabemos que a remuneração não é o único fator determinante para a satisfação dos colaboradores. Fatores motivacionais tais como: realização pessoal, reconhecimento, responsabilidade, trabalho em si, crescimento e avanço na carreira, e os demais fatores higiênicos, além do salário, tais como: politicas da organização, benefícios, condições de trabalho, estilo de chefia, relações interpessoais, status e segurança no trabalho, colaboraram para o bem-estar, a satisfação, o desenvolvimento e a permanência deste colaborador por mais tempo nas organizações. Porém, em minha visão, concordo que a remuneração não é o único fator determinante de satisfação, mas é a base.

É bem certo que uma empresa que remunera bem seu funcionário, porém, não dá atenção aos demais fatores, não consegue tê-lo satisfeito por considerável tempo. Porém, uma empresa que cuida de todos os demais fatores motivacionais e higiênicos, mas sem a devida atenção a remuneração, ou melhor, não reconhecendo os talentos financeiramente, dando-lhes por seu trabalho uma retribuição justa, não conseguirá manter uma mão de obra qualificada.

Observando a pirâmide de Maslow, para muitas pessoas a remuneração é fator determinante (em nossa sociedade principalmente) para obtenção da maioria dos níveis. Sem uma devida remuneração o colaborador não supri de forma adequada algumas de suas necessidades fisiológicas, como por exemplo alimentar-se e alimentar sua família. Nem de segurança, com relação a estabilidade que seu salário lhe proporciona. O mesmo não terá autoestima, devido não ter suprido suas necessidades fisiológicas, ou caso somente tenha suprido as suas necessidades, caso o indivíduo não tenha uma identidade muito bem firmada e consciente, sua autoestima pode ficar prejudicada devido ao não alcance de alguns de seus anseios e sonhos materiais. Muito menos a auto realização, a menos que esta seja simples de ser alcançada, ou totalmente independente de fatores financeiros.  Com exceção das necessidades sociais, pois considero que independem de qualquer fator financeiro.

Obviamente, para a plena satisfação dos colaboradores e da organização com os resultados que estes lhes fornecem, as empresas devem buscar uma harmonia entre os fatores higiênicos e motivacionais. E em se tratando de remuneração, a Gestão de Pessoas da empresa deve buscar a forma mais justa e imparcial de reconhecimento e recompensa dos seus colaboradores. Desta forma a insatisfação e pressão por parte dos colaboradores não afetarás as decisões da gestão para melhorias em fatores de remuneração, evitando decisões não planejadas e precipitadas, bem como as decisões da gestão, sendo bem planejadas e justas não afetarão os colaboradores negativamente, causando-lhes insatisfação e reiniciando este ciclo que pode ser vicioso.