A relevância da pesquisa científica ligada a Ciência das Religiões
Ademar Alves da Silva
Discuto neste relatório a importância das pesquisas científicas vinculadas às religiões e religiosidades.
Todas as discussões apontadas neste relatório foram informações adquiridas pelo curso de pós-graduação de Ciência das Religiões: Metodologia e Filosofia do Ensino das Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ-RJ).
O curso referido tem apresentado disciplinas, aulas, bibliotecas e orientações de professores de grande relevância para a construção de um trabalho científico ligado as religiões e religiosidades.
Em volta dessas atividades, é importante esclarecer, que as mesmas estão contribuindo de maneira satisfatória na elaboração de escritas de pesquisas científicas referente ao fenômeno religioso.
De início, os estudantes de Ciência das Religiões têm a oportunidade de acessar o histórico de diversas religiões existentes no mundo, como por exemplo, do hinduísmo, budismo, judaísmo, islamismo, cristianismo, entre outras, que podem enriquecer a sua visão crítica acerca da pesquisa científica.
Ainda por meio desse curso, podemos ter um conhecimento amplo a respeito das várias religiões que tem influenciado a vida da humanidade desde a antiguidade. Em torno dessas religiões, fica constatado que entre elas existem pontos comuns e incomuns, que por sua vez, são afetadas pelas mudanças econômicas e políticas não somente em um determinado país, mas no mundo inteiro.
A questão religiosa no Brasil é de suma importância também para ser analisada, pois por meio da pós-graduação em Ciência das Religiões, podemos também presenciar a exposição do histórico das religiões, que estão presentes no país, como o catolicismo, protestantismo, espiritismo, religiões afro-brasileira, judaísmo, entre outras.
Ficou observado, que o Brasil tem um sincretismo religioso muito forte. Isto contribuiu numa grande disputa conflituosa entre as religiões, principalmente entre os católicos, protestantes e espíritas.
É através desta problemática, que o pesquisador tem a oportunidade de retratar em suas pesquisas, as relações conflituosas que as religiões desempenharam e desempenham umas com as outras não apenas no Brasil, mas no mundo. Ainda na atualidade brasileira, os principais inimigos do catolicismo são os protestantes e espíritas. Desta forma, seria relevante discutir, como por exemplo, os pontos comuns e incomuns que as denominações protestantes têm com o catolicismo, espiritismo e até entre elas mesmas no país e vice-versa.
A pós-graduação em pauta nos incentiva a realizar uma pesquisa de cunho religioso, não pronta, feita e acabada, mas aberta para novas interrogações, e o fenômeno religioso não deve ser analisado separadamente das questões políticas, econômicas e sociais de uma determinada sociedade.
Nos estudos centralizados nas questões religiosas, também acessei informações acerca da história da educação no Brasil, pois a história da educação brasileira não pode ser separada da religião, principalmente em torno do catolicismo e protestantismo. São dois movimentos religiosos que chegaram a se destacar no Brasil tanto pela fundação de escolas de ensino informal e formal.
A história da educação no Brasil iniciou no século XV com os jesuítas. Refere-se a uma educação tradicional em que a visão dos jesuítas era sempre encarada como verdade absoluta de acordo com os princípios do catolicismo. Essa verdade estava sobre a mente daqueles em que os mesmos se propuseram a educar, como por exemplo, os indígenas e negros. O ensino desta época esteve ligado com as propostas econômicas e políticas do período colonial, ou seja, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal.
A partir do século XVII a educação brasileira foi influenciada pelos líderes europeus que eram educadores de influência protestante. O objetivo era "a arte de ensinar tudo a todos".
Ao observar este marco em que as igrejas protestantes e católicas estiveram envolvidas com o processo da educação no Brasil, torna-se indispensável estudar o processo educacional das igrejas de nosso interesse de pesquisa. Sendo que, as implantações de escolas religiosas católicas e protestantes, como as batistas, presbiterianas, metodistas, entre outras, não eram apenas para capacitar pessoas para o mercado de trabalho, mas para convertê-las, conforme a crença de suas igrejas.
O curso de pós-graduação em destaque, não fica apenas atrelado em nos orientar para a escrita da pesquisa de nosso interesse, mas se preocupa na nossa capacitação profissional, assim nos incentivando a lidar com as novas transformações que a educação enfrentou e está enfrentado na atualidade em relação ao ensino e aprendizado.
Também, o curso referido almeja capacitar não somente um professor, mas um pesquisador ao mesmo tempo preparado para lidar com as novas transformações que ocorreram e ocorrem nas religiões que estão presentes na história da humanidade.
O professor ao assimilar todos esses conhecimentos, jamais deve guardar para si, pois o mesmo deve passar para os alunos e até mesmo para toda a comunidade escolar como uma grande experiência de sucesso, que merece ser desfrutada por todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de realizar estudos centralizados nas religiões e religiosidades.