1 INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu logo após os povos antigos perceberem a necessidade de terem uma forma razoável, de como controlar os bens adquiridos pelos mesmos, como naquela época eles fazia eram trocas de mercadorias precisavam encontrar uma maneira de se fazer o controle de forma correta aonde eles pudessem ter seu controle e analisar onde estão tendo lucros e como investir e em que produto se investir. Logo em seguida o presente trabalho fala sobre o conceito de controladoria e suas táticas utilizadas para serem colocadas em praticas.

A controladoria nasceu no inicio do século passado nos Estados Unidos com o crescimentoorganizacional com a grande demanda nesses aspectos surgiu a controladoria neste trabalho vem buscar saber a relevância dacontroladoria como ferramenta na tomada de decisões em empresas do ramo de calçados do município de Itapaje. Com o objetivo de identificar quais praticas da controladoria podemauxiliar no desenvolvimento de pequenas e médias empresas na tomada de decisões.

 Segundo Orleans Martins (2005) a controladoria tem a finalidade de “Garantir informações adequadas ao processo decisório dos gestores, colaborando assim para a busca pela eficácia da empresa e de suas subdivisões,levando-se em conta o aspecto econômico.”.

A contabilidade e a controladoria as duas andam em busca de encontrar uma maneira de encontrar futuros erros que venha a acontecer e repassar a gestão para que eles possam tomar suas decisões devidas onde se devem ter os devidos ajustes.

Dessa forma o presente trabalho justifica-se que o estudo tem como o tema controladoria com ênfase na tomada de decisões, tendo como objetivo identificar quais as práticas da controladoria pode auxiliar no desenvolvimento. Demonstrar para elas a importância de se ter uma controladoria agindo nas tomadas de decisões, apontando aonde se deve agir, dando suporte há melhor solução a ser tomada. Como também, esclarecer que não são com demissões que se cortam gastos, mas mostrar a maneira correta para crescer no mercado. Assim, o papel que a controladoria tem é de prever os problemas que poderão surgir e coletar as informações e repassar para a gestão tomar suas decisões.

Buscando atingir os objetivos que é identificar quais práticas da controladoria pode auxiliar no desenvolvimento de pequenas e médias empresas na tomada de decisão. Em seguidas mostrar quais as práticas utilizadas e quais suas finalidades dentro das organizações.

Este trabalho está organizado em seis seções, para que possamos conseguir entender melhor o seu desenvolvimento, o primeiro capítulo fala sobre a Introdução, o problema da pesquisa, objetivo geral, objetivo específicos almejados seguidos dos aspectos metodológicos que esclarecem a abordagem da pesquisa e o instrumento de coleta de dados para a produção do trabalho.

A segunda seção trata sobre a Contabilidade (Ciências Contábeis) sua origem, qual influência se teve com a carta que Dom José escreveu sobre a contabilidade para o país, como contabilidade reagiu, sua função, o que há fez trazer para dentro das instituições e seus princípios.

 A terceira seção discorre sobre como a controladoria surgiu, sua finalidade, qual setor ela atua, quem e seu ponto forte dentro das organizações, também fala sobre as práticas da controladoria mostra conforme os autores quais práticas se utilizar nas organizações e mostra o seus ganhos de resultados.

A quarta seção fala sobre a caracterização do município de Itapaje – CE, junto com o ambiente de estudo a empresa H Dias. No quinto capítulo aborda as analises e discussão dos resultados obtidos através da coleta de dados obtidos na pesquisa de campo conforme as informações repassadas.

Por fim, a sexta seção trata da conclusão sobre as analises efetuadas no estudo, em seguida as referências bibliográficas.