A Relação Professor – aluno no ensino Aprendizagem (Escolas Waldorf)

 

A relação professor-aluno se desenvolve no dia-a-dia, podemos claramente observar no modelo de ensino da Pedagogia Waldorf pois ela leva em conta as diferentes características de cada aluno, trabalhando um determinado assunto com particularidades observando a faixa etária de cada turma.

 

“As escolas Waldorf são totalmente livres do ponto de vista pedagógico, pertencendo em geral a uma associação beneficente sem fins lucrativos. (...) Cada escola é independente da outra: o único que as une é o ideal de concretizar e aperfeiçoar a pedagogia de R.Steiner, visando formar futuros adultos livres, com pensamento individual e criativo, com sensibilidade artística, social e para a natureza, bem como com energia para buscar livremente seus objetivos e cumprir os seus impulsos de realização em sua vida futura.”

 

Vamos analisar o modo de ensino Waldorf, a sua principal característica  é o conhecimento da criança e o desenvolvimento em diversos aspectos, a Pedagogia Waldorf foi idealizada por Rudolf Steiner no turbulento período da Primeira Guerra Mundial idealizando uma nova Europa, a primeira escola foi criada na Alemanha se expandindo para vários lugares do mundo chegando até o Brasil.

Cada escola Waldorf é independente administrativamente uma da outra o que as une é o modelo de ensino, cada professor deve dar suas aulas de maneira individual, de acordo com sua experiência e com a classe, baseando se na pedagogia Waldorf.  O principal objetivo da escola é formar cidadãos que sejam capazes de sozinhos direcionarem suas vidas, ter um alto desempenho de comunicação com os outros.

O que mais chama atenção é o fato que durante os oito anos do ensino fundamental o aluno ter apenas um professor que passe os principais conteúdos como português, matemática, geografia, historia e todas as matérias principais, outros professores entram apenas para complementar em aulas de educação física, artesanatos, língua estrangeira, artes. Segundo a sociedade Waldorf essa convivência duradoura faz com que os alunos tenham mais confiança no professor e ambos se conheçam de forma profunda assim podem identificar as necessidades e dificuldades de cada um, diferente do modelo tradicional onde no Maximo um professor leciona por dois anos.Já no Ensino Médio um professor fica como tutor da sala durante os quatro anos.

O currículo escolar Waldorf para os alunos inicia por volta dos 6½ e 7 anos e em momento algum as crianças aprendem a ler ou escrever antes dessa idade, pois é considerado prejudicial ao desenvolvimento intelectual da criança, no primeiro ano a criança aprende a língua materna, ler, escrever, falar a partir do contar e re-contar histórias chamadas de conto de fadas.

 

"Os contos infantis, com suas luzes puras e suaves, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros impulsos do coração. São também contos do lar, porque neles pode-se apreciar a poesia simples e enriquecer-se com sua verdade. E também porque eles duram no lar como herança que se transmite." (Jakob e Wilhelm Grimm – 181)

É através dos adultos com um jeito de contar histórias diferente, movimentando os bonecos com humor, cuidado e respeito que a criança começa assimilar a historia com os acontecimentos diários, isso fica bem claro quando o aluno começa a repetir inventando falas e movimentando os fantoches.

“Assim, é importante que o alimento das histórias não lhe seja negado; que ele venha sob outra forma, através de narrativas que privilegiem as capacidades inerentes ao pensar – a inteligência, a sagacidade, o humor, a perspicácia – e mantenham a linguagem simbólica para, através dela, despertar as forças morais: a responsabilidade, a coragem, a solidariedade, a honestidade, o senso de justiça.”

(Rosane Pamplona)

É incorporado o ensino da língua estrangeiram desde o inicio do currículo escolar o grande segredo é não deixar a criança saber que tem gramática e não relacionar com a língua materna.

No segundo ano é quase que uma repetição do primeiro, continuando o processo de aprendizagem e terminando os trabalhos e projetos de desenho do ano anterior.

            Já no terceiro ano são incorporadas algumas gramáticas, produção de sons, poesias e história bíblica como parte da história em geral. É ensinado também a todas as crianças, independente de sexo artesanatos como crochê, é desenvolvido o sentido para plantas e animais com praticas diárias, como podemos observar o modelo Waldorf de escolas é incorporado a lugares onde tenham muita terra, grama, animais, plantas.

 

 

 

 

        Quando a criança tiver chegado entre o 9º e o 10º anos de vida ela pode, então, pela primeira vez, diferenciar-se de seu meio ambiente. Em verdade somente nesse momento surge realmente a diferença entre sujeito e objeto: sujeito = o si próprio, objeto = o outro. Podemos então começar a falar de coisas exteriores. Anteriormente, tínhamos de tratar as coisas exteriores como se elas fossem, em verdade, unidas com o corpo da criança. (GA 311, 3a palestra.)

 

 

 

Rudolf Steiner acredita que o nosso papel como educador é de remover as dificuldades, para que a criança desenvolva o conhecimento por si própria, para que sozinhas sejam capazes de desenvolver escolhas.

A questão da relação professor-aluno não é só importante para os envolvidos em sala de aula, mas também dos pais, pois os mesmos se preocupam para que esse relacionamento seja positivo, as visitas às aulas e a diretoria são freqüentes, uma rotina nas escolas. Os pais recebem conselhos para que a criança seja bem desenvolvida também no aspecto familiar com alguns temas mais comuns: bons e maus hábitos das crianças e jovens; como preparar os filhos para o futuro, lidar com inseguranças, limitações ou dúvidas; que valores transmitir; ser exigente ou permissivo. Logo na matricula é solicitado aos pais que diminua o tempo que a criança assiste desenhos e navega na internet.

Os alunos oriundos dessa pedagogia são diferentes, são os que mais tem índices de aprovação em vestibulares e enem, os mesmo são gratos pelo tempo que passaram e continuam com o vinculo afetivo com os alunos e professores mesmo após o termino do currículo escolar, pois alunos são considerados como se fossem irmãos.

A pedagogia Waldorf muito tem a ver com a Pedagogia de Freire. A relação que a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, de sua capacidade de ouvir, refletir, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.