O presente artigo assenta-se na reflexão inerente à Relação Pedagógica no Ensino Superior, sob ênfase da Ética e Deontologia Profissional.

No entanto, no Processo Pedagógico é evidente a observância da Ética como um conjunto de comportamentos dos indivíduos dentro do Processo de Ensino e Aprendizagem – entre docentes/professores e estudantes/alunos – através da moral nele decorrente.

Entretanto, isto significa que na decorrência do Processo de Ensino e Aprendizagem, deve pautar-se pelo respeito de um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar, agindo-se com exactidão tendo em vista os valores educativos e da sociedade. Ainda, importa referir que a Ética não molda o indivíduo, mas sim, o indivíduo molda-se por si próprio através de regras, normas, princípios, regulamentos que farão dele um ser ético.

Nesta ordem de ideias, pressupõe-se que os indivíduos passam a conhecer-se a si mesmos em detrimento de conhecer ao outro, procurando os seus próprios interesses em detrimento dos interesses do outro. Assim, quanto mais se amplia a visibilidade do eu, mais as relações são concebidas de maneira satisfatória, tornando difícil a expressão de sentimentos. (SILVA, 2002)

A Deontologia Profissional constitui parte integrante da Ética que corresponde à um conjunto de comportamentos que regulam a acção do indivíduo dentro do trabalho. Isto é, a Deontologia Profissional assenta-se na observância da moral no contexto do trabalho ou da profissão.

A observância de normas morais constitui um elemento que se pode exigir à todos de qualquer forma e, deve-se também esperar que isso possa ser tomado compreensível para todos. (TUGENDHAT, 2000)

Não obstante, o trabalho da educação deve promover o intercâmbio pluralista dos pontos de vista e dos argumentos, uma formação para a democracia participativa sendo que a formação da Ética consiste em desenvolver com os estudantes/alunos, através de actividades momo e multidisciplinares, a sensibilização para os problemas e exigências, a apropriação de conhecimentos e ideias. (SÈVE, 1999)

Portanto, na Educação, a Ética centra-se na formação de indivíduos cônscios dos seus direitos e deveres no seio da sociedade em que se encontram inseridos. Daí que, a profissão docente no Ensino Superior acaba por ser pensada como uma profissão que deve obedecer a lógica da razão, descrevendo a Educação como um sistema que produz produtos que são constantemente avaliados para determinar sua qualidade – os estudantes. Assim sendo, o Docente do Ensino Superior no exercício da sua profissão deve assumir o compromisso de colaborador da observância da moral ao nível do Processo de Ensino e Aprendizagem, procurando ser menos autoritário e individualista e, mais humanista e empático para os estudantes, promovendo assim, uma relação Pedagógica pautada pela Ética.

Em suma, sabendo que a Deontologia Profissional é parte da Ética no contexto do trabalho, é importante referir que no Ensino Superior o Docente deve estar assente na ideia de liberdade, enquanto actividade educativa, objectivando a formação de indivíduos esclarecidos, maduros, autónomos, e que possam responder pelos seus actos de moralidade no trabalho e na sociedade.  

Referências Bibliográficas

SÈVE, L. Entendimento em Ética: atos de linguagem e linguagem dos atos. São Paulo: EDUSC, 1999.

SILVA, N. P. Entre o Público e o Privado: um estudo sobre a fidelidade à palavra empenhada. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2002.

TUGENDHAT, E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes, 2000.