A Personalidade, como se constrói?

1- Influencias genéticas
2- Ambiente de desenvolvimento
3- Personalidade individual (ser único e individual, distinto de todos outros indivíduos de sua espécie, traduz a essência de uma peculiar combinação bio-psico-social)

"Personalidade é a organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das existências singulares que experimentamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada indivíduo único em sua maneira de ser, de sentir e de desempenhar o seu papel social".
(Baseado na visão Junguiana)


Permissividade excessiva é sinal de medo de dar limites!
A falta de limites e regras na educação familiar pode explicar o comportamento ruidoso, incivilizado, transgressor e, por vezes, violento das crianças na relação com outros e na relação escolar.

Socialização das crianças:

Cabe aos pais iniciar esse processo: ensinar o filho a falar, a vestir-se, a alimentar-se, a cuidar de seu corpo, a se gostar... Entretanto, nada disso ganha sentido se não ocorre no grupo familiar e com ele.
É preciso que a socialização seja coletiva, mesmo que no âmbito privado. Por exemplo: o ato de falar. Não basta que os pais ensinem a criança a nomear e a pronunciar as palavras corretamente para se expressar. É preciso que ela aprenda a se comunicar, ou seja, a usar a fala na relação com os outros, com respeito e educação.
Os castigos e advertências precisam ser imediatos, dosados, flexíveis e compatíveis com cada idade.
Os pais precisam ensinar a criança a se comunicar com a família. "Espere sua vez para falar", "Não interrompa sua mãe" e "Fale mais baixo" são exemplos de frases que ajudam a criança, desde pequena, a usar a fala de modo social e dialógico, ou seja, considerando os outros com quem interage e o grupo em que vive. O mesmo vale para o andar, o alimentar-se...
Muitos se calam quando eles falam, acham natural que corram em ambientes fechados, que se alimentem a qualquer hora, não chamam a atenção quando eles tomam atitudes inadequadas na frente dos outros. Mais do que deixar de colocar limites, muitos pais aprovam o comportamento dos filhos.

Liberdade é diferente de permissividade e ausência de troca!!
Criança precisa, portanto, ser protegida do mundo adulto. Precisa que seus pais a protejam do excesso de atividades, de estímulos que apelam para o erotismo e o consumismo, de informações detalhadas sobre crimes, guerras, corrupção e até de si mesma. Por ainda não ter desenvolvido seu mecanismo de autocontrole, precisa contar com o bom senso dos pais para ser contida em alguns de seus impulsos.


Desenvolvimento motor:
Em cada momento do desenvolvimento motor, verificamos graus de entendimento e funcionalidade.
Nascemos com reações reflexas que serão amadurecidas e a cada fase as funções se reiniciam; desde o pegar um objeto, a dar lhe função e interagir com o mundo externo ? esquema corporal.
A fala e carinho dos responsáveis como retorno as conquistas da criança, proporcionam prazer e desejo por novas conquistas.

Até aproximadamente 4/5 meses a criança evolui dos padrões reflexos às funções de prazer: rolar, balbuciar, olhar, perceber sons familiares.
Após 6 meses, já é possível movimentos e habilidades motoras mais sofisticadas, fisicamente pode iniciar o sentar sem apoio, mudanças freqüentes de postura, progredindo para o engatinhar, destreza manual, pinça, observa-se a capacidade manual; faz birras e mostra contrariedade com o jeitinho que percebe a atenção.
Bate palmas, dá tchauzinho, imita sons e movimentos, segura o copo... pode ficar em pé e com aproximadamente 12 meses, já apresenta condições motoras para a marcha com apoio ou independente.


O desenvolvimento global, manual, cognitivo, afetivo e social acontecem sucessivamente e a qualidade destes ganhos estão relacionados com os aspectos individuais, campo de ação, estímulos recebidos e aprendidos.

Com aproximadamente 6/7 anos, a criança alcança grande maturidade cerebral (córtex frontal), assim podemos explicar a qualidade do aprendizado e seguintes conceitos aprimorados: atenção, compreensão, raciocínio, organização, motricidade, fala, independência...
A plasticidade cerebral nos dá o alcance de novos aprendizados no decorrer da vida.

"Não podemos nos esquecer que esta qualidade também está relacionada com os estímulos e educação oferecidos pelos adultos responsáveis"

Atenção especial as chupetas, mamadeiras, falas infantilizadas e erradas, controle de esfíncteres (2/4 anos), independências nas AVDs, birras e responsabilidades em cada idade...

Algumas patologias sociais e psíquicas que devem ser cuidadas, com o objetivo de amenizar o grau da doença:

01- Bulling - vítimas e agressores
02- Distúrbios de conduta
03- Ansiedade/frustração
04- Depressão
05- Dependência química
06- Fobias
07- Dificuldades Escolares
08- Baixa estima/super - estima
09- TOC
10- Sociopatias??!! (intervenção na diminuição de riscos e danos)

Ações da Terapia Ocupacional nas diversas reações de conflito do tema proposto:

A T.O. é uma profissão que atua nas áreas da educação e saúde (neurologia infantil e adulto, psiquiatria, geriatria, ortopedia e outros); utiliza como recurso de trabalho diversas atividades, com objetivo de estimular (e/ou despertar) e recuperar habilidades físicas, sensoriais e mentais, favorecendo as relações de contato.

A T.O. atua diretamente na prevenção de possíveis e/ou futuros limites intelectuais e de relacionamentos, o princípio preventivo e curativo da T.O. inicia-se desde o nascimento, o acompanhamento do bebê no desenvolvimento neuro, psicomotor, afetivo e social.

A atividade proporciona o desenvolvimento das percepções, da organização e das condições cognitivas, oferecendo a oportunidade do indivíduo ampliar a qualidade de suas ações.

Março de 2011

Ana Cristina da Motta

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 3/3212

Neurologia/Educação/Saúde Mental

Método Neuroevolutivo - Bobath
Saúde Pública
Psicopedagogia

Clínica Terapêutica HABILITÉ
(19) 35577973