A relação entre texto e leitor vista a partir do quadro Exposições de gravuras de Escher e o texto La verdad de las mentiras de Llosa

Leonice Silva Ferreira

Há muito se sabe que a leitura é um processo de construção de sentidos. Isso significa que o contato do leitor com o texto é de fundamental importância, pois é a partir dessa interação que ele estabelece, a partir dos conhecimentos prévios, que o significado, isto é, a compreensão textual surge. Dessa forma, o leitor vai fazendo suas deduções e, no decorrer da leitura, altera ou confirma as informações expressas pelo autor. Dependera da sua experiência de vida, da visão que esse leitor tem do mundo. A ele servirá a difícil tarefa de descobrir o quanto à literatura pode ser perigosa, pois ela revela algumas realidades que podem influenciar ou não sua vida e que através da leitura pode-se viver uma vida que não é sua. Fazendo com que o leitor se torne um personagem ou mero expectador. 

Podemos relacionar o texto e leitor a partir do quadro de Escher fazendo a seguinte observação de que o leitor pode tanto fazer parte da história como ser apenas um observador de acontecimentos. Se olharmos para a gravura pode-se notar a figura de uma pessoa dentro da imagem, mas ao mesmo tempo em que parece estar incluso ele também aparenta esta observando alguma coisa. Assim é a relação entre o leitor e o texto ele pode tanto ser um simples ledor ou se transportar para obra que se lê, isso dependera da sua experiência e maturidade na hora de interpretar o que esta lendo.

Se tratando do ponto branco na tela se trata da capacidade de enxergar coisas que muitas vezes não são vistas por todos aqueles que vêem a tela ou ate mesmo lêem um livro, mas somente o leitor com suas particularidades poderão ver ou não algo que ninguém mais vê. Pois para Mario Vargas Llosa literatura é um reino por excelência da ambigüidade. Suas verdades são sempre subjetivas, ou seja, cada leitor enxergara a literatura de maneira particular.

A literatura pode propiciar a “sair de si mesmo, ser outro...”. Porque “através da literatura somos mais e outros sem deixar de ser-nos mesmo”. Pode-se encontrar no personagem, vivenciar a historia que se esta lendo. 

Referêncas bibliográficas 

LLOSA, Mario Vargas. Ensayos sobre literatura: La verdad de lãs mentiras.