Introdução

O ensino-aprendizagem é um processo que carece de muita dedicação e atenção. No que concerne a conteúdos complexos, a atenção deve ser ainda maior.

A disciplina de química é conhecida como complexa desde o ensino secundário e, por esta razão, há fraca aderência por parte de estudantes candidatos ao curso de química. Por outro lado, os estudantes que se candidatam, entram com certo medo da disciplina e, a medida que fazem o curso vão encarando certas dificuldades pois, se o estudante tiver lacunas, criadas pelo medo e outros factores, essa lacuna irá dificultar a percepção das cadeiras subsequentes no curso. Tal, é o caso da disciplina de Química-Física II do 4º ano do curso de Química. Esta disciplina contém conteúdos complexos tais como “Métodos óptico de análise química”que necessitam de boa percepção de cadeiras anteriores.

O presente ensaio irá se debruçar nas causa e razões de baixo rendimento nesta disciplina. Este ensaio incere-se no trabalho final do modulo de Sistema de Gestão, Monitoramento e Avaliação de Educação.