Crianças nas ruas. Atualmente, este termo não é novidade para ninguém, apesar de todo o sofrimento e preocupação que ele traz. Algumas pessoas ainda pensam que a infância de toda criança é colorida, cheia de alegria e amor, mas se anganan aqueles que assim pensam. Nem toda infância é igual, pelo menos, para essas crianças. O futuro da criança depende da estrutura familiar e da educação, ou seja, do meio em que vive.
No Brasil há muita miséria, principalmente na região nordeste e nas metrópoles, na qual possui várias favelas (causadas pelo processo de conurbação). Para sobreviverem, as crianças são obrigadas a deturpar, pois são alienados pelo seu própio meio.
Geralmente, as criança, para sua própria sobrevivência começa a se prostituir, traficar drogas, comete furtos e, tudo isso faz com que suas personalidades se moldem pelo meio em que vive.
Um fator a ser destacado é a educação. Como essas crianças poderão estudar tendo uma indiferença social tão grande? Trabalhando ou ainda, morando nas ruas, aumentando a taxa de analfabetismo infantil, que já é bastante alta.
É um absurdo tantas injustiças com nossas crianças. Não se cumprem algumas leis da constituição, é um fato verídico. Nosso governo é intimorato, pois diante de tantas campanhas e leis existentes, as deixam em oculto, como se nada estivesse acontecendo. Enquanto algumas crianças possuem privilégios e regalias, outras não têm onde dormir. Enfim, devemos amparar e auxiliar crianças que vivem nessa dura realidade.